China assume erro. Em Wuhan, houve mais 50% de óbitos do que o reportado

Angelo Carconi / EPA

O número de mortes em Wuhan, cidade chinesa onde começou a pandemia do novo coronavírus, é 50% maior do que inicialmente reportado pelas autoridades do país.

O Governo da China admitiu numa publicação nas redes sociais, citada pela AFP, que a contagem das vítimas mortais estava errada. A China acrescentou 1.290 mortes à contagem inicial, aumentado o valor total para 3.869.

Com a retificação dos números, a China tem agora registadas 4.632 vítimas mortais de covid-19, mais 39% do que na primeira contagem oficial.

De acordo com o Diário de Notícias, o governo chinês explicou que os números iniciais foram “relatados por engano” e que outros ficaram esquecidos e não chegaram a ser registados devido à turbulência dos primeiros tempos em que o país tentava gerir um vírus novo.

As autoridades de saúde de Wuhan explicaram que entre os motivos para que estas mortes não tivessem sido contabilizadas pode ter estado o facto de a equipa médica estar sobrecarregada nos primeiros dias do surto o que terá levado a “relatórios tardios, omissões ou informações incorretas”.

Wuhan tem 11 milhões de residentes e esteve 11 semanas em quarentena.

A correção da contagem acontece dois dias depois de uma investigação da Associated Press revelar que o país demorou seis dias para alertar a população sobre o surto.

Recentemente, vários líderes mundiais – com Donald Trump a liderar – sugeriram que a China não foi completamente honesta quando reportou o real impacto do vírus no país.

Também o Reino Unido e a França duvidam da transparência do governo chinês. O secretário de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, vice do primeiro-ministro Boris Johnson, que ainda está a recuperar depois de ter contraído a doença, disse que haverá “perguntas difíceis” a fazer a Pequim.

Em declarações ao Financial Times, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que seria “ingénuo” pensar que a China geriu bem a pandemia. “Há claramente coisas que aconteceram e que não sabemos”, disse.

Na quinta-feira, o governo chinês negou que o novo coronavírus tenha tido origem num laboratório perto da cidade de Wuhan, onde amostras de doenças contagiosas estão armazenadas.

A pandemia de covid-19 já causou mais de 145 mil mortes e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Aquilo que eu já tinha dito e que me criticaram fortemente, como se vê tinha razão.E tambem se prova nos numeros de telefone desaparecidos dos quais duvidei e que tambem um expert me criticou, agora responda a isto chico experto.

    • Está falando dos números de telefone que foram cancelados (ou “desaparecidos”)? Isso não quer dizer nada, geralmente quando a pessoa morre o número de telefone continua ativo por um tempo, a não ser que alguém peça para cancelar ou depois de um tempo por falta de pagamento seja desligado pela companhia. Nesse caso aí houve diminuição de números em pouco tempo, não é possível que a companhia saiba quem morreu e desligue milhões de linhas em poucos dias. Se a morte estevisse sendo ocultada pelo governo, nem a companhia saberia.

  2. E qual foi a razão de a China prender vários médicos quando quiseram alertar o mundo, de irem a apartamentos e soldar as portas para as pessoas infectadas não saírem, proibir reportagem do que se estava a passar, que muitos desapareceram, devem estar presos, proibir os EUA de fazer investigação do que se estava a passar visto que WHO estão controlados por eles, quando Hong Kong dizia que os números andavam nos 80000 e não como me tian e diziam so 5000, o mundo está infectado porque China é aquilo que é. Só apoia a China quem está a ser pago por eles, suporta corrupção, escravatura, e não tem noção que existem vários animais que não devem ser para consumo. Sobre inteligência paresse ser um ponto forte que tentam transmitir, vamos ver, derivado a poluição do país, estão a perder 30%, todo o que fazem é copiado.

RESPONDER

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …