“China esconde a severidade deste vírus há meses”, acusam serviços secretos dos EUA

Wu Hong / EPA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores.

Os serviços de inteligência norte-americanos estimam que o número de mortes e casos de infeção divulgados por Pequim sejam falsos, intencionalmente abaixo face à realidade da pandemia naquele país, refere esta quinta-feira a agência Bloomberg aludindo a um relatório confidencial que foi entregue na semana passada à Casa Branca.

“O Partido Comunista Chinês mentiu e continuará a mentir sobre o coronavírus para proteger o regime”, disse o senador republicano Ben Sasse.

“Os serviços de inteligência norte-americanos confirmaram agora o que já sabíamos: a China esconde a severidade deste vírus há meses“, acrescentou o seu colega no Senado William Timmons. “O mundo agora está a pagar por esses erros (da China).”

Michael McCaul, senador republicano do Comité de Relações Externas da Câmara, observou, com base no relatório, que as autoridades chinesas “esconderam o verdadeiro número de pessoas infetadas com a doença”.

A administração de Donald Trump, nomeadamente pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, criticou duramente a China nas últimas semanas, dizendo que houve falta transparência de Pequim sobre os contornos da pandemia, que agora se propaga pelo mundo.

Até agora, a administração Trump não tinha acusado Pequim de forma tão clara de ter falseado o balanço e os efeitos da pandemia.

Terça-feira, o coordenador da unidade de crise criada pela Casa Branca para combater a pandemia corroborou a tese de que os números fornecidos pela China sobre a pandemia pecavam por defeito.

“A comunidade médica interpretou os números chineses como sendo graves, mas não tão graves como deveriam ter sido porque não tinha uma quantidade significativa de dados (de Pequim)”, comentou Deborah Birx, da unidade de crise.

A China, onde o primeiro paciente foi oficialmente detetado em dezembro, registou 3.312 mortos e 81.554 casos de infeção, segundo dados divulgados.

Porém, nos Estados Unidos a covid-19 já matou mais de 4.600 pessoas e infetou mais de 209.000, de acordo com a contagem da Universidade John’s Hopkins, deixando a suspeita que a China encobriu os dados reais da pandemia no seu país.

Um dos factos que lançou a desconfiança face aos números de mortos na China prende-se com o elevado número de chineses que nos últimos dias tem tentado recuperar as urnas e as cinzas dos seus familiares depois do confinamento obrigatório imposto em Wuhan, berço da pandemia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 905 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 46 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 176.500 são considerados curados.

// Lusa

PARTILHAR

38 COMENTÁRIOS

  1. Para quem dizia que era somente uma gripe… quase 46mil mortos em 3 meses e isto mal começou. Vamos ver o quão fundo esta “gripe” nos vai levar, gente ignóbil.

    • Eu pessoalmente não desvalorizo a COVID 19. Mas o João parece queres desvalorizar a gripe “tradicional”. Não o faça. Só na Europa a gripe sazonal mata mais de 60 mil pessoas todos os anos. Em Portugal morrem entre 3 a 4 mil todos os anos de gripe.
      E a humanidade já enfrentou no passado outras coisas bem complicadas:
      – gripe espanhola terá vitimado entre 50 a 100 milhões de pessoas de todo o mundo, cerca de 5% da população.
      – HIV, antes de haver tratamento, tinha quase 100% de mortalidade.
      – varíola com uma mortalidade de 30% entre as pessoas não vacinadas.
      – a peste bubónica, uma letalidade de 60%”
      – SARS matou 9,5% das pessoas infetadas
      – MERS matou 34,4% dos infetados

      E felizmente que o João, quer eu ainda cá andamos. É óbvio que este vírus tem uma propagação muito fácil, até porque não mata facilmente o seu hospedeiro, condição necessária para que a taxa de propagação seja alta. Se o matasse com facilidade deveríamos esperar um comportamento semelhante ao MERS ou em menor grau aos SARS, isto é, uma difusão muito menor e uma fatalidade muito maior. Este mata menos, propaga-se mais.

      • Temos que colocar uma questão importante: Se os países do mundo não tivessem adotado medidas de contenção e confinamento, quantas estariam a ser, por esta altura, as vítimas do coronavírus? Outra consideração se segue: Esta é a primeira vez na História em que medidas foram tomadas a nível planetário. Nos casos, por exemplo, da bubónica e da pneumónica (esta, ainda por cima, surgiu imediatamente a seguir à 1.ª Guerra Mundial, com uma Europa destruída e desestruturada) não houve, praticamente, quaisquer medidas de contenção. Em Espanha acontecia verem-se cadáveres na rua a serem devorados por cães.
        Se, quando a pandemia acabar, o número de mortos não for excessivamente elevado (estatística e comparativamente falando), muito se deverá às medidas adotadas pelos países e povos de todo o mundo.

        • Acrescento que o caso da varíola é o melhor exemplo do valor das vacinas. Foi uma doença que arrasou populações inteiras, da qual desconhecemos, por falta de fontes, toda a gravidade que teve em momentos históricos. Há historiadores que defendem que foi uma das causas da decadência do Império Romano, por ter provocado a morte de pessoas colocadas em lugares decisivos da administração do Império. Graças à vacina, esta terrível doença foi erradicada do planeta.

    • Dados actualizados em 3 de Abril 2020 às 12h30 GMT+1…

      População mundial: 7.775.254.025

      Mortes por doenças contagiosas (este ano): 3.324.280

      Mortes por gripe (este ano): 124.507

      Mortes de crianças com menos de 5 anos (este ano): 1.946.451

      Abortos (este ano): 10.884.616

      Mortes de mulheres durante o parto (este ano): 79.151

      Mortes por HIV/AIDS (este ano): 430.485

      Mortes por cancro (este ano): 2.103.165

      Mortes por malária (este ano): 251.187

      Suicídios (este ano): 274.610

      Mortes por acidente de viação (este ano): 345.687

      MORTES POR COVID-19 (este ano): 54.226

      Fonte: https://www.worldometers.info

      Gente ignóbil? Certo!

      Você é que é o espertalhão; os que pensam diferente, baseando-se em dados comprovados… tudo burros!

      • …apesar de curiosos esses números não passam disso, têm de ser analisados por crescimento e não por valor total.
        O valor da gripe refere-se a um valor médio relativo ao numero de mortes anual
        (do próprio site:) ” This figure corresponds to 795 to 1,781 deaths per day due to the seasonal flu. ” neste caso calcularam 900 mortes no dia de ontem.
        Já o numero de mortes por COVID-19 só do dia de ontem foi de aproximadamente 6.000 e não é um cálculo mas um valor real, e uma vez que está a subir exponencialmente irá ser cada vez maior, sendo que apesar de o numero total ser de 54mil mortes só 40mil foram nas ultimas 3 semanas. Ou seja infelizmente , a menos que algo mude para muito melhor, em breve estes números vão estar muito diferentes, deixo para os matemáticos fazerem as contas, porque não gosto de o fazer com vidas humanas, de qualquer forma é fácil entender: estamos a comparar uma linha aproximadamente constante (gripe) com uma curva exponencial que pouco mais que acabou de começar (COVID-19). Portanto antes de apelidar os outros de burros baseando-se em numeros da internet convém analisar um pouco mais, para que não seja você mesmo um insulto… para o bicho.

      • Não vejo onde essa estatística prova o ponto que quer provar!

        Isso é apenas uma estatística que tenta usar a seu proveito.. mas de uma forma muito atabalhoada!

        Repare.. não pode comprar este vírus a situações anteriores porque simplesmente não estão na mesma classe (sim.. isto não é um vírus normal – termo matemático -.. nem em termos de disseminação nem em termos de terapia.. e mesmo outros como o ebola com taxas de letalidade muito superiores são menos perigosos que este. Se não compreende o que lhe digo.. então deve informar-se melhor!).

        Se não travar-mos este vírus.. essa mesma estatística será usada contra si.. mais rapidamente do que julga! Em poucos meses (sem vacina e sem terapia) só EUA mais de 9 milhões podem morrer.. se expandir esta razão para a restante população mundial.. o que é que isso lhe diz aí na sua .. “estatística”?

  2. Fonte: https://www.worldometers.info

    Podemos então dizer que temos uma pandemia de gripe? Pandemia de mortes de crianças? Pandemia de parturientes mortas? Pandemia de HIV? Pandemia de cancro? Malária? Suicídios? Acidentes de viação?

    Não. O que nós temos é uma pandemia de Coronavírus: a causa de morte mais irrelevante na lista acima.

    Ah, mas é altamente transmissível e tal, e coiso… Pois, nós sabemos.

    • Se não surgir uma terapia ou vacina eficaz.. não imaginas a tempestade de me$#@ que aí vem!

      Se quem andou a dormir nestes últimos meses é que não vê isso. Achas mesmo que os números da china estão correctos.. que os da DGS (para esse efeito) estão correctos?? Na realidade.. achas mesmo que qualquer país tem dado os números correctos?? (não é conspiração.. é a realidade.. acorda! se não ha testes.. como achas que eles sabem???)

      O menosprezar do inimigo é a mão de todas as asneiras.. e é exactamente isso que muitos fazem!

      Digo mais só uma coisa.. e que agora se comprova na italia e na espanha (sendo os próximos a provar isso o estado de NY nos EUA).. a china mentiu nos números!!! Wuhan tinha 49 fornos crematórios a trabalhar 24/7 (leak de informação).. e colocou mais 40 crematórios moveis com capacidade de 5T/dia cada um.. o que é que isto te diz??

      Acorda!!

    • Se ainda não conseguiste perceber qual é o problema e continuas com essas comparações sem sentido, o Covid é o teu menor problema..

      • Errado!!! O COVID não é o MEU menor problema. O COVID é o NOSSO menor problema. Já está mais que na hora para acordar para o que está a ser feito. Quem quiser que investigue. Quem não quiser, pode permanecer ligado à TV, pois a mim dá-me igual!!!

        • “Quem quiser que investigue.”
          Bem me parecia… lá tinham que aparecer as frases feitas – típicas dos alienados do Facebook e dos teóricos das conspirações!….

  3. Aníbal Coiso, Excelente comentário.

    Apraz-me ver, de vez em quando, um comentário equilibrado, objectivo e apaziguador; a contrastar com as baboseiras despejadas pela maioria dos anormais que, nada sabendo, sabem de tudo.

    Obrigado

  4. Claro que os números dizem tudo mas os políticos, os média e alguma parte da ciência, cultivam e nutrem a ignorância pública com a sua própria ignorância e espalham a “doença” literal e figurativa a estas “gerações facebook” habituada a acreditar em tudo sem questionar…
    Vamos ver se no fim, e já com tudo em cacos, quem sai a ganhar deste medo completamente irracional são os trumpanzés, ganhando imenso poder politico, distorcendo o processo democrático e ficarem intocáveis…
    É esse o meu receio…
    Ahhh!.. e já agora lave as mãos e imagine-se intocável! 🙂

  5. …………………..”a China esconde a severidade deste vírus há meses“, acrescentou o seu colega no Senado William Timmons. “O mundo agora está a pagar por esses erros (da China).”…………………….QUANDO É QUE CRIMINOSOS COMO ESTE REVELAM AO MUNDO QUE O VIRUS FOI CREADO Y PATENTEADO POR UM LABORATÓRIO DOS EUA???????…………………..E COM QUE FINALIDADE FOI ESPALHADO NA CHINA???????

  6. Uma teoria da conspiração diz que o vírus foi criado nos EUA, outra na RPC. Resultado 1-1
    Cada qual acredita no que se encaixa na sua ideologia ou convicção. Mas a verdade continua a ser só uma.

  7. Até pode ser verdade, mas os argumentos que os americanos apresentam e que sustentam essa tese, são no mínimo ridículos, como ridículo e perigoso tem sido o comportamento dos americanos, republicanos, com o alaranjado como ridículo-mor. A China tem muito o que explicar, é verdade, começando pelas experiências laboratoriais de onde o vírus, criado, se lhes fugiu ao controlo. Sempre foi o grande problemas dos chineses, controlo de qualidade e de segurança.

  8. caros leitores só pelo simples facto que nasci, cresci num pais democratico e livre digam o que disserem (Portugal) um pais governado por regimes e que sabemos que aquele presidente até morrer vou vê-lo sempre não é possivel acreditar em nada, prefiro america que china.

  9. Bandidos! Destruiram o mundo com a imposição do neoliberalismo, foram responsáveis pela chamada gripe espanhola, os militares americanos levaram o Covid 19 para a China e agora responsabilizam os chineses. O mundo só terá viabilidade se destruírem os EUA.

  10. Independentemente dos valores divulgados pelo governo chinês, relativos ao contágio, bastaria olhar para as noticias divulgadas sobre as medidas que desta vez estavam a tomar, para se perceber a gravidade do problema.
    Quando o vizinho coloca trancas no porta, …
    Penso que este problema, recorrente, se poderá dever aos comportamentos, eles comem tudo o que mexe.
    Provavelmente nunca mais nos iremos livrar deste vírus. Talvez tenhamos que usar mascara para sempre.
    Devíamos de dedicar 1 minuto todas as noites para manifestarmos, nas janelas e nas varandas, o nosso agradecimento e apoio ao estado chinês por termos sido contemplados, todo planeta, com esta ferramenta para controlo das emissões de gases poluentes.
    Pronto, os gases já estão tratados, agora só faltam os plásticos.

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …