EUA acusam China de “semear informação falsa” sobre o novo coronavírus

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, acusou hoje a China de “semear informações falsas e rumores absurdos” sobre a origem do novo coronavírus.

No momento em que as autoridades dos EUA estão preocupadas com a propagação rápida do vírus e que as cidades norte-americanas abrandam, preparando-se para a eventualidade de uma quarentena geral, Mike Pompeo falou telefonicamente com o mais alto funcionário do Partido Comunista Chinês, acusando as autoridades da China de desinformação.

Em causa está uma afirmação do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Zhao Lijian, que sugeriu, na quinta-feira, que uma equipa de atletas do exército norte-americano teria introduzido o vírus em Wuhan, a cidade onde a pandemia se iniciou, quando ali se deslocou para uma competição, em outubro passado.

“O secretário de Estado enfatizou que o momento foi mal escolhido para semear desinformação e rumores absurdos e que está na altura de os países se unirem para combater uma ameaça comum”, disse o Departamento de Estado norte-americano, num comunicado que comentava a conversa telefónica entre os dois políticos.

Washington já tinha convocado o embaixador chinês em Washington, para lhe transmitir o desconforto com as insinuações, mas as autoridades dos EUA estão agora também preocupadas com a velocidade de propagação do vírus no seu país.

“Quando olhamos para as projeções, percebemos que há toda a possibilidade de que possamos ser a próxima Itália“, disse hoje Jerome Adams, cirurgião-geral dos EUA, numa entrevista televisiva, comentando o aumento significativo de casos de infeções.

Adams diz que os EUA atingiram o nível de infeções que Itália registou há duas semanas, sinal de que o vírus se está a propagar rapidamente e que o número de vítimas deverá aumentar significativamente nos próximos dias.

O cirurgião-geral diz que o número de testes está a ser aumentado, depois de muitas críticas ao Governo do Presidente Donald Trump, sobre o atraso na aplicação de mecanismos de rastreio da doença Covid-19.

Perante os alertas das autoridades, muitas cidades norte-americanas começaram a preparar-se para os cenários de medidas draconianas para conter o vírus.

Diversos estados norte-americanos começaram a encerrar escolas, suspender competições desportivas e fechar estabelecimentos comerciais.

Em Nova Iorque, Los Angeles e Chicago – três das mais populosas cidades dos EUA – as escolas fecharam totalmente e os governos estaduais avisam que poderá ser necessário decretar quarentena geral.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Demasiada gordura afecta a massa cinzenta, só pode!!..
    O Pompeuzinho já se esqueceu dos seus criminosos antepassados que assassinaram milhões de indígenas, com os cobertores infectados de propósito com vírus?
    E a gripe do Arkansas que se alastrou dos ianques para a Irlanda, depois para o continente europeu onde matou muitas dezenas de milhões de europeus?
    Depois para camuflar a operação criminosa, sacudiram a água do capote e lançaram a propaganda “Gripe Espanhola”.
    Quem não te conhecer que te compre.

  2. Todos sabem que o vírus veio da China, e tinham como objectivo de infectar o mundo. Temos por exemplo os 6 médicos chineses logo no princípio que foram presos por estarem a divulgar o vírus, pois a China aínda não tinha pessoas suficientes infectadas para mandar pelo mundo fora. Na altura não fizemos nada, porém agora a China está a preparar uma segunda vaga com o vírus, vinha a dias no jornal que a China tem 500 milhões de turistas que vão visitar o mundo, isto vai ser o fim de nós todos se não fizermos nada, pois vão vir infectados com o vírus, ou com outro idêntico ou mais forte.

    • Hahahahaaaa… estou a ver que imaginação e tempo livre é o que não falta por aí.
      Isso junto com uma clara falta de bom senso e de inteligência dá pérolas como este teu comentário…
      Então a China tem 500 milhões de turistas “que vão visitar o mundo”??
      Em que jornal veio isso?

    • Verdade. É uma longa história.
      Há quem diga até que a febre espanhola, que não falava castelhano, também foi oriunda da China, segundo alguns, disseminada pelos ascendentes de Mao Tsé Tung, que eram uns turistas irrequietos naquela época.

RESPONDER

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …