EUA acusam China de “semear informação falsa” sobre o novo coronavírus

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, acusou hoje a China de “semear informações falsas e rumores absurdos” sobre a origem do novo coronavírus.

No momento em que as autoridades dos EUA estão preocupadas com a propagação rápida do vírus e que as cidades norte-americanas abrandam, preparando-se para a eventualidade de uma quarentena geral, Mike Pompeo falou telefonicamente com o mais alto funcionário do Partido Comunista Chinês, acusando as autoridades da China de desinformação.

Em causa está uma afirmação do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Zhao Lijian, que sugeriu, na quinta-feira, que uma equipa de atletas do exército norte-americano teria introduzido o vírus em Wuhan, a cidade onde a pandemia se iniciou, quando ali se deslocou para uma competição, em outubro passado.

“O secretário de Estado enfatizou que o momento foi mal escolhido para semear desinformação e rumores absurdos e que está na altura de os países se unirem para combater uma ameaça comum”, disse o Departamento de Estado norte-americano, num comunicado que comentava a conversa telefónica entre os dois políticos.

Washington já tinha convocado o embaixador chinês em Washington, para lhe transmitir o desconforto com as insinuações, mas as autoridades dos EUA estão agora também preocupadas com a velocidade de propagação do vírus no seu país.

“Quando olhamos para as projeções, percebemos que há toda a possibilidade de que possamos ser a próxima Itália“, disse hoje Jerome Adams, cirurgião-geral dos EUA, numa entrevista televisiva, comentando o aumento significativo de casos de infeções.

Adams diz que os EUA atingiram o nível de infeções que Itália registou há duas semanas, sinal de que o vírus se está a propagar rapidamente e que o número de vítimas deverá aumentar significativamente nos próximos dias.

O cirurgião-geral diz que o número de testes está a ser aumentado, depois de muitas críticas ao Governo do Presidente Donald Trump, sobre o atraso na aplicação de mecanismos de rastreio da doença Covid-19.

Perante os alertas das autoridades, muitas cidades norte-americanas começaram a preparar-se para os cenários de medidas draconianas para conter o vírus.

Diversos estados norte-americanos começaram a encerrar escolas, suspender competições desportivas e fechar estabelecimentos comerciais.

Em Nova Iorque, Los Angeles e Chicago – três das mais populosas cidades dos EUA – as escolas fecharam totalmente e os governos estaduais avisam que poderá ser necessário decretar quarentena geral.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Demasiada gordura afecta a massa cinzenta, só pode!!..
    O Pompeuzinho já se esqueceu dos seus criminosos antepassados que assassinaram milhões de indígenas, com os cobertores infectados de propósito com vírus?
    E a gripe do Arkansas que se alastrou dos ianques para a Irlanda, depois para o continente europeu onde matou muitas dezenas de milhões de europeus?
    Depois para camuflar a operação criminosa, sacudiram a água do capote e lançaram a propaganda “Gripe Espanhola”.
    Quem não te conhecer que te compre.

  2. Todos sabem que o vírus veio da China, e tinham como objectivo de infectar o mundo. Temos por exemplo os 6 médicos chineses logo no princípio que foram presos por estarem a divulgar o vírus, pois a China aínda não tinha pessoas suficientes infectadas para mandar pelo mundo fora. Na altura não fizemos nada, porém agora a China está a preparar uma segunda vaga com o vírus, vinha a dias no jornal que a China tem 500 milhões de turistas que vão visitar o mundo, isto vai ser o fim de nós todos se não fizermos nada, pois vão vir infectados com o vírus, ou com outro idêntico ou mais forte.

    • Hahahahaaaa… estou a ver que imaginação e tempo livre é o que não falta por aí.
      Isso junto com uma clara falta de bom senso e de inteligência dá pérolas como este teu comentário…
      Então a China tem 500 milhões de turistas “que vão visitar o mundo”??
      Em que jornal veio isso?

    • Verdade. É uma longa história.
      Há quem diga até que a febre espanhola, que não falava castelhano, também foi oriunda da China, segundo alguns, disseminada pelos ascendentes de Mao Tsé Tung, que eram uns turistas irrequietos naquela época.

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …