/

Trump acusa OMS de “má gestão” da pandemia (e suspende contribuição dos EUA)

32

Doug Mills / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, esta terça-feira, que vai suspender a contribuição do país à Organização Mundial da Saúde (OMS), justificando a decisão com a “má gestão” da pandemia de covid-19.

“Ordeno a suspensão do financiamento para a Organização Mundial da Saúde enquanto estiver a ser conduzido um estudo para examinar o papel da OMS na má gestão e ocultação da disseminação do novo coronavírus”, disse Donald Trump, citado pela agência AFP.

Donald Trump considerou que “o mundo recebeu muitas informações falsas sobre a transmissão e mortalidade” da doença covid-19.

Já na semana passada, o presidente norte-americano criticou o organismo da ONU, acusando-o de receber dinheiro dos Estados Unidos, mas favorecendo a China, onde os primeiros casos de covid-19 surgiram em dezembro. Na altura, Trump ameaçou suspender a contribuição do país para a OMS.

“A OMS realmente estragou tudo. Por alguma razão, financiada em grande parte pelos Estados Unidos, mas muito virada para a China” escreveu Trump no Twitter na semana passada. “Felizmente, rejeitei o conselho deles de manter as nossas fronteiras abertas à China desde o início”, acrescentou.

De acordo com o jornal ECO, que cita Donald Trump, os Estados Unidos contribuem com “400 a 500 milhões de dólares por ano” (entre 364 e 455 milhões de euros) para a OMS, em oposição aos cerca de 40 milhões de dólares (mais de 36 milhões de euros), ou “ainda menos”, que Trump estimou que fosse o investimento da China na organização.

Trump disse ainda que se a OMS “tivesse feito o seu trabalho e enviado especialistas médicos para a China”, para averiguar a “situação no local”, a pandemia poderia “ter sido contida na fonte com pouquíssimas mortes”.

Também o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que OMS não “agiu de forma correta desde o início” e pediu uma “mudança radical” na forma como opera. “Precisamos de garantir que o dinheiro que gastamos – dólares de impostos pagos aqui nos Estados Unidos – é usado de forma sensata e para os objetivos pretendidos”, disse o chefe da diplomacia norte-americana.

Sobre o assunto do financiamento da OMS, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que este “não é o momento de reduzir o financiamento das operações” da Organização Mundial da Saúde.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

 

 

32 Comments

  1. esta avantesma triste e errante não terá um amigo, um só que seja que o aconselhe a parar a paranóia em que vive.se pensa que estas verdades alternativas lhe vão resolver o problema que ele criou vai acontecer-lhe o pior, o problema será cada vez maior e mais grave com muito sofrimento para todos os americanos que revoltados lhe vão causar uma enxaqueca gigante e a toda a trampalhada que vive à sombra desta paranóia.

      • Antes de as coisas começarem a azedar nos EUA esta trampa já tinha muitos exemplos para além da China, de como as coisas eram graves e de como deveria agir. Borrifou-se e agora quer atirar areia para os olhos. Ele é um ilusionista. Distrai os olhos do espectador, para ele não perceber como faz os seus truques.

        • mais uma noticia do ZAP :
          https://zap.aeiou.pt/china-resposta-eua-coronavirus-espalhar-panico-306534

          Isto no início de fevereiro quando ele em janeiro colocou restrições aos voos vindos da zona infectada e foi chamado de racista e xenófobo. Se calhar tem razão devia ter-se borrifado e fechado as fronteiras na totalidade como fez por exemplo a rússia. Ao contrário da china as noticias dos estados unidos são transparentes e fáceis de pesquisar e ninguém é preso/enviado para um centro de correção por ter uma opinião contrária à liderança, enquanto o trump estava a fechar fronteiras e reunir-se com os médicos a oposição estava a assinar o impeachment com uma letra por caneta para dar recordações. Não veja só a CNN e a MSNBC, compare as mesma noticias com a FOX, OAN, etc.

      • Se ser a favor de mais e melhor justiça, mais e melhor distribuição de rendimentos, mais e melhor educação, mais democracia e entendimento entre os povos, menos guerras onde só ganha um pequeno grupo, menos corrupção, etc… então eu sou um orgulhoso esquerdino. “Parasita” deve ser a senhora sua mãe, que não o devia ter parido.

    • A “avantesma” é bem capaz de ter razão neste caso. Analise os factos e evite as reações pavlovianas só porque se trata de Trump.

      • Então vamos lá.
        Quando o tempo passa, a cronologia perde-se. E tornas-se fácil distorcê-la, ou mete-la debaixo do tapete.
        Vejamos:
        A OMS alertou pela primeira vez para uma provável pandemia a 24 de fevereiro.
        https://zap.aeiou.pt/covid-19-eventual-pandemia-310305
        Este vídeo mostra a evolução do “discurso” do Trump nos últimos meses:
        https://youtu.be/cZMb8pz9z50
        É particularmente interessante (no sentido “asqueroso” da palavra interessante) o discurso arrogante de 28 de fevereiro – quatro dias depois do alerta da OMS. “Morrem milhares de gripe, e não morreu ninguém de Covid nos EUA. Ninguém!” E a 29 de fevereiro: “Estamos totalmente preparados para qualquer circunstância”.
        O homem ficou aparentemente “assombrado” por ter ouvido dizer que morrem milhares de pessoas de gripe. Só lhe falou dizer que morrem milhares de AVC ou obesidade. Porque como se sabe, quando uma pessoa morre de gripe, morrem de gripe o vizinho do lado e o homem do talho. E quando alguém morre de AVC, morre de AVC o médico que o tratou. É a mesma coisa, não é? (digo eu, pavlovianamente)

  2. A OMS esteve bem? Fez o que estava ao seu alcance? Esteve à altura do que se esperava dela? Identificou o surto e tentou conte-lo na altura devida?
    Eu tenho a minha ideia relativamente às respostas a estas perguntas, mas não vou expor a minha ideia aqui.
    Gostava que as pessoas pensassem com a sua cabeça. Que pensassem com a sua cabeça e que não que embarcassem em discursos da “moda”.

  3. Mais do que saber se a OMS esteve ou não bem é perceber por que motivo os EUA têm de suportar todas as organizações internacionais. São os principais contribuintes da ONU, OMC, OMS, NATO, OCDE,…
    Havendo neste momento 3 grandes blocos comerciais (UE, EUA e China) onde depois se poderá acrescentar outros espaços como o MERCOSUL ou economias independentes relevantes como o caso do Japão, não deveria haver um financiamento mais equitativo?

    • Os EUA são os principais contribuintes, porque querem controlar tudo, com a máxima, quero, posso e mando e quando não lhe aparam os golpes parece o puto amuado e……leva a bola.

      • “preso por ter cão e preso por não ter”
        O importante é continuar a bater no mesmo bombo, que isto já se transformou na paródia geral, em que todos embarcam sem pensar e sem pestanejar…

    • Exacto…. onde é que já se viu o maior “império” ser o principal contribuinte!…
      Nessa tua cabecinha limitada, quem deveria ser?
      Talvez o BurkinaFaso, não??

  4. Este velho eunuco e tresloucado que é o maior idiota que o mundo conheceu à frente dos destinos de um grande país, precisava de um bode-expiatório para a forma absolutamente incompetente como geriu a crise pandémica no seu país. O Trump quer fazer frente à China, mas comoo tem conseguido lá vai arranjando uns “fait divers” para entreter a malta. É um triste que o mundo terá que aguentar até que os americanos percebam o erro que cometeram com esta eleição aventureira.

  5. Mas que trabalho executa esta OMS para gastar um orçamento anual superior a 2 mil milhões? hã?… vê-se um gajo a vir de vez em quando mandar uns bitaites?? ainda por cima totalmente falhados… é como a ONU… caladinhos como uns ratos… também não admira com quem puseram à frente daquilo… rsss, estamos mesmo f… didos!!

  6. Então? está a pensar se ha-de publicar o meu comentário? vcs com essa politica de censura qualquer dia só têm aqui comunistas e brasileiros…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.