Trump ameaça suspender contribuição à OMS, que acusa de ser “muito favorável à China”

Jim Lo Scalzo / EPA

Depois de ter acusado a Organização Mundial da Saúde de ter favorecido demasiado a China, Donald Trump ameaçou que iria suspender contribuições. Minutos depois, afirmou que é apenas uma hipótese.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na terça-feira suspender a contribuição à Organização Mundial da Saúde, na base da gestão pandemia de Covid-19 e alegando que a instituição tem favorecido demasiado a China.

“Vamos suspender as quantias destinadas à OMS”, começou por dizer Donald Trump, na ronda de imprensa diária com os jornalistas na Casa Branca.

Uns minutos mais tarde, recuou, afirmando que está apenas a estudar essa hipótese: “Não estou a dizer que o vamos fazer [deixar de contribuir para a OMS], mas vamos analisar essa possibilidade”, precisou.

Na opinião de Trump, a OMS “devia ter percebido e provavelmente percebeu” o que ia acontecer com a pandemia de Covid-19, que já infetou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil. Os Estados Unidos, com 12.021 mortos, são o que contabiliza mais infetados (382.256). Além disso, Trump considera que a OMS tem sido “muito favorável à China, o que não é aceitável”.

Antes da conferência de imprensa, Trump escreveu, na rede social Twitter, uma mensagem particularmente agressiva contra a OMS, dizendo que a organização “realmente estragou tudo”.

Recordando que a OMS é “largamente financiada pelos Estados Unidos”, tem-se mostrado, “apesar disso, muito centrada na China”. E questionou: “Felizmente, rejeitei o conselho de manter as fronteiras abertas à China logo de início. Mas por que razão nos deram um conselho tão errado?”.

Recorde-se que Donald Trump tem sido muito criticado pela inação inicial à propagação do novo coronavírus, que surgiu na China, em dezembro, e se espalhou por todo o mundo, levando a OMS a declarar uma situação de pandemia.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Bem….. temos um Trump (ameaçador), um Bolsonaro (fanático iluminado) e um Chávez (paranóico)….entre outras aves raras de outros horizontes!….com gente desta a História vai acabar mal !

    • E não é que ele tem razão? Os E Unidos contribuem com 500 milhões e a china só dá 40 milhões e eles são mais favoráveis à china?

      • Mais um “iluminado”!…
        Mais favoráveis à China??!
        Bem… deves estar a confundir coisas sérias com a bola – isto não é o Porto-Benfica!!
        A única coisa a que o OMS tem que ser “favorável” é à saúde – não aos caprichos de um palerma que tem que estar constantemente a ser chamado à realidade pelo especialista em doenças contagiosas do seu governo – e o resultado está aí; mais uma vez, o Trampa fez birra e, como é o seu costume para quem o chama à realidade: já o quer despedir!!

  2. Não pode ser sempre Donald Trump a lutar contra a China, o resto do mundo tem que se juntar e fazer a China pagar pela morte dos nossos familiares e todo o que este vírus que veio da China nos constou e vai custar. Os chinêses têm valores em todo o mundo, os países que foram infectados, e que foram todos, os governos devem tomar posse de todo que é dos chinêses para pagar a dívida.

RESPONDER

Direita ultrapassa PS com aumento da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …