China terá pressionado OMS a não declarar coronavírus emergência mundial

Naohiko Hatta / EPA

O Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, encontrou-se com o diplomata chinês, Wang Yi.

A China terá pressionado a Organização Mundial de Saúde a não declarar emergência mundial devido ao novo coronavírus, que teve origem no país asiático. A informação é avançada pelo jornal francês Le Monde.

O jornal francês Le Monde escreve esta quinta-feira que a decisão de não decretar a emergência mundial devido ao novo coronavírus foi “resultado de uma oposição categórica da China e seus aliados”. O 2019-nCov já matou pelo menos 132 pessoas no país.

“As considerações políticas parecem ter superado os argumentos científicos”, esceve o diário francês, com base em declarações que recolheu junto de várias fontes próximas à Organização Mundial de Saúde (OMS). A pressão chinesa terá a ver com o facto de que poderia expor ao mundo que Pequim não soube controlar a propagação do vírus.

Há pouco mais de uma semana, de acordo com a RFI, o comité de emergências da OMS reuniu-se para decidir se deveria ser declarada emergência mundial, mas acabou por se dividir na decisão. O representante chinês, convidado a participar, terá sugerido que estava “fora de questão” declarar uma emergência mundial.

Além disso, o Le Monde escreve que o atraso na decisão prendeu-se com o facto de a OMS querer enviar uma equipa internacional de especialistas ao país para averiguar a situação. Até ao momento, a decisão de não declarar emergência internacional mantém-se.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O “Terrorismo da Indeferença” – disse o Papa Francisco e muito bem! Tambem se pode dizer “Desprezo” pela Raça Humana.
    Esta escoria de anormais, burros, sovinas e idiotas que não se importam nem querem saber de NADA, interessa apenas os seus Direitos, Regalias e Bem-Estar Proprios.
    PT é um covil de gente igual!

RESPONDER

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …