Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira.

A equipa de peritos – liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e por Raquel Duarte, pneumologista e ex-secretária de Estado de António Costa – entregou ao Governo um plano muito diferente daquele que foi implementado em maio do ano passado.

Ao contrário do anterior, que definia três fases distintas com datas para a abertura do país, o novo plano de desconfinamento não traz calendário. Fonte do Governo confirmou ao semanário Expresso que, em vez disso, serão os critérios de saúde pública a desbloquear a etapa seguinte.

No fundo, o plano não tem fim: o desconfinamento só acaba quando os critérios de saú­de pública forem cumpridos e estará ligado às campanhas de rastreio e de vacinação, que vão acelerar no mês de abril.

Além disso, há outra característica que faz com que o plano seja diferente do de maio de 2020, que tem a ver com a execução. Segundo o semanário, este plano prevê que o desconfinamento avance em dois planos diferentes: um com levantamento de atividades a nível nacional e outro a nível local.

Este desconfinamento será, portanto, feito a várias velocidades, já que haverá concelhos ou regiões a desconfinar mais rapidamente do que outros.

A diferenciação não agrada a todos os partidos, apesar de ter o apoio do PSD. O líder do maior partido da oposição já tinha defendido que o país deveria “ter um desconfinamento por regiões”, incluindo nas escolas.

Na semana passada, o primeiro-ministro António Costa já tinha garantido que o desconfinamento será “gradual, progressivo, diferenciado em função de tipos de atividade, porventura diferenciado em função de localizações, sempre associados a critérios objetivos”.

Em relação às escolas, parece certo que serão as primeiras a reabrir. O Expresso avança que em cima da mesa está a abertura de creches e do pré-escolar ainda em março, mas o assunto ainda não está fechado.

Se o projeto de plano obtiver consenso no Infarmed, na próxima segunda-feira, tudo será mais cauteloso do que o desconfinamento de maio. “Desde logo temos muito mais informação. Terá de ser com cautelas, para evitarmos uma quarta vaga”, disse ao matutino uma fonte próxima do primeiro-ministro.

  ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Este plano tem em consideração o possível aparecimento da variedade “Alentejana” do virus que por ser mais lenta que as suas congéneres inglesa e brasileira ainda não se manifestou.

  2. A tentativa de silenciar vozes discordantes que por descrédito, inconformismo ou simples oposição, gracejam mesmo quando a situação é séria, é de uma estupidez ainda maior. É puro “culabismo” ou carneirice, conforme melhor encaixar.

  3. Metem a quinta em Setúbal, a terceira no Alentejo, desconfinam toda a Lisboa, com a sexta velocidade, e o resto do país fica a chupar o dedo.

  4. Prisioneiros por ordem do Sr. Costa e do Sr. Marcelo. Eles que que sabem quando nos deixam saír de casa.1º é preciso salvar o próximo Natal………..

    • Primeiro, desconfinar no Rio Tejo, depois, no Rio Douro, depois, no Guadiana e, finalmente, na Ribeira da Junqueira, em Casal Comba. O vírus não quer nada com os rios, por isso, o desconfinamento começa por aqui.

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …