/

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

8

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira.

A equipa de peritos – liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e por Raquel Duarte, pneumologista e ex-secretária de Estado de António Costa – entregou ao Governo um plano muito diferente daquele que foi implementado em maio do ano passado.

Ao contrário do anterior, que definia três fases distintas com datas para a abertura do país, o novo plano de desconfinamento não traz calendário. Fonte do Governo confirmou ao semanário Expresso que, em vez disso, serão os critérios de saúde pública a desbloquear a etapa seguinte.

No fundo, o plano não tem fim: o desconfinamento só acaba quando os critérios de saú­de pública forem cumpridos e estará ligado às campanhas de rastreio e de vacinação, que vão acelerar no mês de abril.

Além disso, há outra característica que faz com que o plano seja diferente do de maio de 2020, que tem a ver com a execução. Segundo o semanário, este plano prevê que o desconfinamento avance em dois planos diferentes: um com levantamento de atividades a nível nacional e outro a nível local.

Este desconfinamento será, portanto, feito a várias velocidades, já que haverá concelhos ou regiões a desconfinar mais rapidamente do que outros.

A diferenciação não agrada a todos os partidos, apesar de ter o apoio do PSD. O líder do maior partido da oposição já tinha defendido que o país deveria “ter um desconfinamento por regiões”, incluindo nas escolas.

Na semana passada, o primeiro-ministro António Costa já tinha garantido que o desconfinamento será “gradual, progressivo, diferenciado em função de tipos de atividade, porventura diferenciado em função de localizações, sempre associados a critérios objetivos”.

Em relação às escolas, parece certo que serão as primeiras a reabrir. O Expresso avança que em cima da mesa está a abertura de creches e do pré-escolar ainda em março, mas o assunto ainda não está fechado.

Se o projeto de plano obtiver consenso no Infarmed, na próxima segunda-feira, tudo será mais cauteloso do que o desconfinamento de maio. “Desde logo temos muito mais informação. Terá de ser com cautelas, para evitarmos uma quarta vaga”, disse ao matutino uma fonte próxima do primeiro-ministro.

ZAP //

8 Comments

  1. Este plano tem em consideração o possível aparecimento da variedade “Alentejana” do virus que por ser mais lenta que as suas congéneres inglesa e brasileira ainda não se manifestou.

  2. A tentativa de silenciar vozes discordantes que por descrédito, inconformismo ou simples oposição, gracejam mesmo quando a situação é séria, é de uma estupidez ainda maior. É puro “culabismo” ou carneirice, conforme melhor encaixar.

  3. Metem a quinta em Setúbal, a terceira no Alentejo, desconfinam toda a Lisboa, com a sexta velocidade, e o resto do país fica a chupar o dedo.

  4. Prisioneiros por ordem do Sr. Costa e do Sr. Marcelo. Eles que que sabem quando nos deixam saír de casa.1º é preciso salvar o próximo Natal………..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.