Medidas em vigor não mexem. Costa apresenta plano de desconfinamento a 11 de março

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

“Sem qualquer alteração.” O decreto do Governo para o 12.º estado de emergência não mexe, anunciou o primeiro-ministro António Costa.

António Costa falou esta sexta-feira ao país, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Na conferência de imprensa, o primeiro-ministro apresentou o decreto de execução para o estado de emergência, que inicia já na próxima terça-feira, e anunciou que não há qualquer alteração.

“O Conselho de Ministros aprovou, sem qualquer alteração, a renovação do decreto lei do estado de emergência”, disse o chefe de Governo, adiantando que as medidas atualmente em vigor estão a ter efeitos na redução do índice de transmissão da doença e na redução do número diários novos casos de infeção.

Apesar disso, “este ainda não é o tempo do desconfinamento, porque temos melhorias, mas todas as melhorias são relativas”, justificou António Costa, para logo a seguir comparar a atual situação com os dados do desconfinamento da primeira vaga.

“Estamos quatro vezes piores do que o dia em que iniciámos o desconfinamento em maio passado”, referiu o primeiro-ministro, acrescentando que Portugal tem ainda “um número extremamente elevado de doentes internados” com covid-19 nos hospitais.

A segunda razão apontada pelo governante para manter as medidas atualmente em vigor é a presença da variante britânica em Portugal, uma vez que a percentagem de casos positivos “excede aos 49%”.

Em relação à vacinação, Costa disse que “podemos confirmar o objetivo de ter em março 80% de pessoas com mais de 80 anos vacinadas, assim como vacinação integral dos acima de 50 anos com comorbolidades”.

No entanto, como a vacina Astrazeneca não é recomendada a pessoas acima dos 65 anos, “não conseguiremos até fim de março vacinar todas as pessoas entre 65 e 79 anos com comorbilidades – pelo que os grupos de maior risco não estarão ainda com vacinação”.

Para os próximos 15 dias, “aquilo que em estamos fortemente empenhados é que tenhamos mais avanços significativos para nos colocarmos em situação de segurança que permita fazer uma outra avaliação do nível de medidas que deve constar do próximo estado de emergência”.

“Anseio que rapidamente possamos chegar ao dia em que possamos retomar alguma normalidade”, rematou o primeiro-ministro.

Além de ter confirmado que as restrições vão manter-se, pelo menos, nas próximas semanas, António Costa avançou uma data para a apresentação do plano de desconfinamento do país: 11 de março.

“Será gradual, abrangerá sucessivas atividades e será guiado por um conjunto de critérios objetivos”, detalhou o primeiro-ministro. Relembrando que “o Governo resistiu o mais que pode” ao encerramento dos estabelecimento de ensino, “é natural que se inicie o desconfinamento pelas escolas“, declarou.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …