Perito sustenta dúvidas de que “dux” tenha estado no mar

ejbSF / Flickr

-

O advogado das famílias dos jovens que morreram na praia do Meco defendeu esta sexta-feira que a audição de um perito do Instituto de Medicina Legal (IML) não eliminou as dúvidas sobre o arrastamento para o mar do arguido João Gouveia

“O que o perito diz é que as situações de afogamento se desdobram em várias etapas e que uma pessoa dificilmente consegue aguentar mais do que dois minutos no mar sem conseguir respirar“, disse o advogado Vítor Parente Ribeiro, depois de ouvir o depoimento do perito no Tribunal de Setúbal, onde a sessão decorreu à porta fechada.

Segundo o perito, “o facto de uma pessoa apresentar um arrefecimento do corpo não quer dizer que tenha estado dentro do mar“, acrescenta o advogado.

Vítor Parente Ribeiro falava aos jornalistas após a inquirição de um perito do IML e de duas peritas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na fase de instrução sobre o caso Meco, relacionado com a morte de um grupo de seis jovens da Universidade Lusófona, arrastado para o mar por uma onda gigante, a 15 de dezembro de 2013.

Os depoimentos dos três peritos tiveram interpretações diferentes por parte do advogado das famílias dos seis jovens que morreram na praia do Meco, Vitor Parente Ribeiro, e da advogada Paula Brum, que defende o único sobrevivente, João Gouveia.

Confrontada com a argumentação de Vítor Parente Ribeiro, Paula Brum sustenta que o perito do IML salientou que o cenário referido – impossibilidade de sobreviver mais dois minutos dentro de água – tinha como pressuposto que a pessoa em causa tivesse água no interior dos pulmões, o que não terá sido o caso de João Gouveia.

O depoimento de duas peritas do IPMA, que analisaram as roupas de João Gouveia, também não foi considerado muito revelador para o advogado Vitor Parente Ribeiro.

Não foram encontrados vestígios de água salgada nas roupas de João Gouveia, mas as análises também não terão sido efectuadas na altura devida, mas só alguns meses depois”, disse.

Durante este segundo dia de instrução, Vítor Parente Ribeiro reiterou ainda o pedido ao tribunal para que os médicos do INEM e do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que assistiram João Gouveia na madrugada de 15 de dezembro de 2013, fossem ouvidos de novo, mas, de acordo com o advogado, o juiz Nélson Escórcio ainda não se pronunciou sobre o requerimento.

Para já, a única certeza é a de que a fase de instrução será retomada terça-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 10:00, com a continuação da inquirição de uma das duas técnicas do IPMA, prevendo-se que o debate instrutório seja concluído nesse mesmo dia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …