Perito sustenta dúvidas de que “dux” tenha estado no mar

ejbSF / Flickr

-

O advogado das famílias dos jovens que morreram na praia do Meco defendeu esta sexta-feira que a audição de um perito do Instituto de Medicina Legal (IML) não eliminou as dúvidas sobre o arrastamento para o mar do arguido João Gouveia

“O que o perito diz é que as situações de afogamento se desdobram em várias etapas e que uma pessoa dificilmente consegue aguentar mais do que dois minutos no mar sem conseguir respirar“, disse o advogado Vítor Parente Ribeiro, depois de ouvir o depoimento do perito no Tribunal de Setúbal, onde a sessão decorreu à porta fechada.

Segundo o perito, “o facto de uma pessoa apresentar um arrefecimento do corpo não quer dizer que tenha estado dentro do mar“, acrescenta o advogado.

Vítor Parente Ribeiro falava aos jornalistas após a inquirição de um perito do IML e de duas peritas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na fase de instrução sobre o caso Meco, relacionado com a morte de um grupo de seis jovens da Universidade Lusófona, arrastado para o mar por uma onda gigante, a 15 de dezembro de 2013.

Os depoimentos dos três peritos tiveram interpretações diferentes por parte do advogado das famílias dos seis jovens que morreram na praia do Meco, Vitor Parente Ribeiro, e da advogada Paula Brum, que defende o único sobrevivente, João Gouveia.

Confrontada com a argumentação de Vítor Parente Ribeiro, Paula Brum sustenta que o perito do IML salientou que o cenário referido – impossibilidade de sobreviver mais dois minutos dentro de água – tinha como pressuposto que a pessoa em causa tivesse água no interior dos pulmões, o que não terá sido o caso de João Gouveia.

O depoimento de duas peritas do IPMA, que analisaram as roupas de João Gouveia, também não foi considerado muito revelador para o advogado Vitor Parente Ribeiro.

Não foram encontrados vestígios de água salgada nas roupas de João Gouveia, mas as análises também não terão sido efectuadas na altura devida, mas só alguns meses depois”, disse.

Durante este segundo dia de instrução, Vítor Parente Ribeiro reiterou ainda o pedido ao tribunal para que os médicos do INEM e do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que assistiram João Gouveia na madrugada de 15 de dezembro de 2013, fossem ouvidos de novo, mas, de acordo com o advogado, o juiz Nélson Escórcio ainda não se pronunciou sobre o requerimento.

Para já, a única certeza é a de que a fase de instrução será retomada terça-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 10:00, com a continuação da inquirição de uma das duas técnicas do IPMA, prevendo-se que o debate instrutório seja concluído nesse mesmo dia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …