Passos diz que o que aconteceu na PT não é obra do acaso

EPP / Flickr

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro considerou  natural que quer o Presidente da República quer Governo “não constituam um óbice” ao apuramento de responsabilidades que possa ocorrer em relação à PT, afirmando que o que aconteceu “não é obra do acaso”.

No Porto, no final da inauguração do Complexo Social do Centro Social de S. Martinho de Aldoar, Passos Coelho foi interrogado sobre as declarações de segunda-feira do Presidente da República, Cavaco Silva, que considerou ser “legítimo” os portugueses questionarem os accionistas e gestores da PT sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos tempos.

“O que aconteceu na Portugal Telecom não é obra do acaso com certeza. Espero que também não seja obra do Governo porque se trata de uma empresa privada”, afirmou o primeiro ministro.

“É natural que os seus accionistas possam querer pedir responsabilidades aos administradores, à gestão da empresa e isso compete aos tribunais poder aferir – quando existem acções – ou então às próprias assembleias-gerais das empresas”, acrescentou.

Para o primeiro-ministro é “muito saudável” que “exista uma necessidade de esclarecer o que se passou”, considerando que “é muito natural que quer o senhor Presidente da República quer Governo não constituam um óbice a que esse apuramento de responsabilidades possa ocorrer”.

“E quando digo que não constituam um óbice é no sentido em que possam, por via do debate político, figurarem como autores ou executores de alguma estratégia que tenha relação com essa empresa porque não é isso que está a acontecer”, justificou.

Passos Coelho enfatizou ainda que “o Governo não teve nenhuma intervenção no caso da PT e o senhor Presidente da República também não”, sendo por isso “natural” que funcionem “de um ponto de vista cívico como um elemento que possa ajudar ao esclarecimento dessas situações”.

Questionado sobre os resultados da auditoria forense ao BES que foram divulgados por alguns órgãos de comunicação social, o primeiro-ministro disse apenas não poder estar a pronunciar-se sobre auditorias forenses que não conhece.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …