Panama Papers revelam rota do dinheiro do caso Sócrates

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

Os Panama Papers ajudam a traçar o mapa do dinheiro no domínio da investigação da Operação Marquês. É o que revela o Expresso, constatando que os documentos comprovam que as alegadas “luvas” pagas a José Sócrates passaram pelo “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES) no Panamá.

O Expresso refere que o “dinheiro do caso Sócrates veio do saco azul do GES”, notando que as supostas “luvas” que Sócrates recebeu através do amigo Carlos Santos Silva terão sido pagas pela Espírito Santo Enterprises, uma offshore com sede no Panamá.

Esta offshore é vista como o “saco azul” do GES porque permitiria fazer pagamentos sem que os destinatários dos mesmos fossem identificados. E terá sido a partir dela que terão passado as alegadas contrapartidas recebidas por Sócrates em troca de favores, como no caso do empreendimento de Vale do Lobo, no Algarve.

O luso-angolano Hélder Bataglia, ex-presidente da Escom, terá servido de intermediário no processo, passando cerca de 12,5 milhões de euros recebidos do “saco azul” do GES para Carlos Santos Silva, e é citado pelo Expresso a notar que as “transferências foram feitas a partir da Espírito Santo Entreprises”.

Os advogados de José Sócrates refutam esta tese, considerando, conforme cita o Diário de Notícias, que o ex-primeiro-ministro “não tem, nem nunca teve, directamente ou indirectamente, designadamente através de offshores, qualquer relação negocial com o senhor Hélder Bataglia”.

“A criação e a divulgação destas novas “suspeitas” são, pois, totalmente infundadas, abusivas e caluniosas“, referem os advogados de Sócrates.

Salgado e Rendeiro terão comprado imóveis através de offshore

No âmbito dos Panama Papers, cujos dados têm sido divulgados a conta-gotas pelo Expresso e pela TVI, numa mega-investigação internacional, são ainda divulgados novos dados sobre os ex-banqueiros Ricardo Salgado e João Rendeiro.

A TVI adianta que Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, teria contas offshore nas Ilhas Caimão e no Panamá no valor de 37 milhões de euros, dos quais repatriou apenas uma parte, a partir de 2005, beneficiando de amnistias fiscais.

A estação revela ainda que João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), adquiriu a sua moradia na Quinta Patiño, em Cascais, através de uma offshore criada pela Mossack Fonseca, a empresa de advogados no centro dos Panama Papers.

Essa offshore é a Penn Plaza Management Inc., criada em 1997 através da Gestar SA, uma empresa do GES com sede na Suíça, e que terá sido usada tanto por Rendeiro como por Salgado para adquirir imóveis em Portugal, nomeadamente lotes na luxuosa e cara Quinta Patiño, onde fica a residência do segundo.

A associação de Rendeiro à Penn Plaza faz parte de um processo em que o Ministério Público acusa o ex-banqueiro de branqueamento de capitais e de fraude fiscal por ter alegadamente desviado quase 30 milhões de euros do BPP em benefício próprio.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Tem toda a razão Enzo, há mta gente a defender esse crápula. Se a justiça não tivesse nada contra ele, não continuariam com a investigação. Até pq Socas diz que foi um prisioneiro político e mta gente o defende. Qual seria a intenção de juizes honestos estarem a investigar a vida de um fulano que desmente tudo o que aparece na imprensa, mas tinha dinheiro para pagar férias aos amigos, ajudar em mtos milhares de euros a ex, ajudar o companheiro da ex, ajudar várias amigas, ajudar filhos de amigos, pagar férias caras nos locais mais caros, gozar a vida à grande e à francesa. Para quem já ouviu algumas escutas não resta a menor dúvida das acusações que lhe fazem… o homem está em todos os escândalos que são publicados na imprensa. Onde há porcaria, lé está ele metido!!! Chiça penico!!! Mas que grande vigarista que tapou e continua a tapar os olhos a tanta gente!!! São mto néscios quem ainda acredita na inocência dele!!!!

  2. Esses crápulas do Sócrates, Salgado e Rendeiro já para a prisão e todos os seus bens arrestados, pelos danos que causaram aos portugueses. São muitos milhares de milhões de euros que temos de pagar agora. Ladrões nojentos.

  3. Cadê os outros BILDERBERG. Há muitos mais socrates nesta praça franca. a divida é 200.000.000.000€ e ele só desviou 20 ou 30. Cadê os outros BILDERBERG.

  4. Que anjinhos…
    Parece que agora o Sócrates é o único mal do mundo e os outros são todos “santos”…
    Não que o Sócrates seja alguém exemplar (ou sequer desculpável), mas há muitoS piores que se estão a rir…

  5. Sem duvida que este crápula deveria estar preso juntamente com outros de outras cores politicas. Todas elas. Agora defender este homem é sinal de extrema demência ou então de gente que ganhou e ganha com ele. Só consigo ver desta forma!

  6. Por favor,mostrem as provas indesmentível. Nem todos somos totós ou Coelhos. Entretanto o Costa lá vos vai sintonizando…

  7. Esta gente fala como se alguma coisa já tivesse sido provada…
    Prenderam-no porque tinham “provas irrefutáveis” e andam ainda nisto? Afinal foi preciso os jornalistas divulgarem os documentos offshor para descobrirem agora, as provas irrefutaveis porque o prenderam já há mais de um ano?
    Mas quem são aqui os crápulas no meio disto tudo?

  8. Todos os que roubaram este país deveriam ser presos com os bens arrastados. A começar com o Mário Soares, Cavaco, Dias Loureiro, Isaltino, Manuel pinho, o já mé, etc etc

  9. o pior é que verdade ou não nunca acontece nada a esta gente… roubam milhões e mais milhões e…. não lhes acontece nada!

RESPONDER

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …