Panama Papers revelam rota do dinheiro do caso Sócrates

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

Os Panama Papers ajudam a traçar o mapa do dinheiro no domínio da investigação da Operação Marquês. É o que revela o Expresso, constatando que os documentos comprovam que as alegadas “luvas” pagas a José Sócrates passaram pelo “saco azul” do Grupo Espírito Santo (GES) no Panamá.

O Expresso refere que o “dinheiro do caso Sócrates veio do saco azul do GES”, notando que as supostas “luvas” que Sócrates recebeu através do amigo Carlos Santos Silva terão sido pagas pela Espírito Santo Enterprises, uma offshore com sede no Panamá.

Esta offshore é vista como o “saco azul” do GES porque permitiria fazer pagamentos sem que os destinatários dos mesmos fossem identificados. E terá sido a partir dela que terão passado as alegadas contrapartidas recebidas por Sócrates em troca de favores, como no caso do empreendimento de Vale do Lobo, no Algarve.

O luso-angolano Hélder Bataglia, ex-presidente da Escom, terá servido de intermediário no processo, passando cerca de 12,5 milhões de euros recebidos do “saco azul” do GES para Carlos Santos Silva, e é citado pelo Expresso a notar que as “transferências foram feitas a partir da Espírito Santo Entreprises”.

Os advogados de José Sócrates refutam esta tese, considerando, conforme cita o Diário de Notícias, que o ex-primeiro-ministro “não tem, nem nunca teve, directamente ou indirectamente, designadamente através de offshores, qualquer relação negocial com o senhor Hélder Bataglia”.

“A criação e a divulgação destas novas “suspeitas” são, pois, totalmente infundadas, abusivas e caluniosas“, referem os advogados de Sócrates.

Salgado e Rendeiro terão comprado imóveis através de offshore

No âmbito dos Panama Papers, cujos dados têm sido divulgados a conta-gotas pelo Expresso e pela TVI, numa mega-investigação internacional, são ainda divulgados novos dados sobre os ex-banqueiros Ricardo Salgado e João Rendeiro.

A TVI adianta que Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, teria contas offshore nas Ilhas Caimão e no Panamá no valor de 37 milhões de euros, dos quais repatriou apenas uma parte, a partir de 2005, beneficiando de amnistias fiscais.

A estação revela ainda que João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), adquiriu a sua moradia na Quinta Patiño, em Cascais, através de uma offshore criada pela Mossack Fonseca, a empresa de advogados no centro dos Panama Papers.

Essa offshore é a Penn Plaza Management Inc., criada em 1997 através da Gestar SA, uma empresa do GES com sede na Suíça, e que terá sido usada tanto por Rendeiro como por Salgado para adquirir imóveis em Portugal, nomeadamente lotes na luxuosa e cara Quinta Patiño, onde fica a residência do segundo.

A associação de Rendeiro à Penn Plaza faz parte de um processo em que o Ministério Público acusa o ex-banqueiro de branqueamento de capitais e de fraude fiscal por ter alegadamente desviado quase 30 milhões de euros do BPP em benefício próprio.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Tem toda a razão Enzo, há mta gente a defender esse crápula. Se a justiça não tivesse nada contra ele, não continuariam com a investigação. Até pq Socas diz que foi um prisioneiro político e mta gente o defende. Qual seria a intenção de juizes honestos estarem a investigar a vida de um fulano que desmente tudo o que aparece na imprensa, mas tinha dinheiro para pagar férias aos amigos, ajudar em mtos milhares de euros a ex, ajudar o companheiro da ex, ajudar várias amigas, ajudar filhos de amigos, pagar férias caras nos locais mais caros, gozar a vida à grande e à francesa. Para quem já ouviu algumas escutas não resta a menor dúvida das acusações que lhe fazem… o homem está em todos os escândalos que são publicados na imprensa. Onde há porcaria, lé está ele metido!!! Chiça penico!!! Mas que grande vigarista que tapou e continua a tapar os olhos a tanta gente!!! São mto néscios quem ainda acredita na inocência dele!!!!

  2. Esses crápulas do Sócrates, Salgado e Rendeiro já para a prisão e todos os seus bens arrestados, pelos danos que causaram aos portugueses. São muitos milhares de milhões de euros que temos de pagar agora. Ladrões nojentos.

  3. Cadê os outros BILDERBERG. Há muitos mais socrates nesta praça franca. a divida é 200.000.000.000€ e ele só desviou 20 ou 30. Cadê os outros BILDERBERG.

  4. Que anjinhos…
    Parece que agora o Sócrates é o único mal do mundo e os outros são todos “santos”…
    Não que o Sócrates seja alguém exemplar (ou sequer desculpável), mas há muitoS piores que se estão a rir…

  5. Sem duvida que este crápula deveria estar preso juntamente com outros de outras cores politicas. Todas elas. Agora defender este homem é sinal de extrema demência ou então de gente que ganhou e ganha com ele. Só consigo ver desta forma!

  6. Por favor,mostrem as provas indesmentível. Nem todos somos totós ou Coelhos. Entretanto o Costa lá vos vai sintonizando…

  7. Esta gente fala como se alguma coisa já tivesse sido provada…
    Prenderam-no porque tinham “provas irrefutáveis” e andam ainda nisto? Afinal foi preciso os jornalistas divulgarem os documentos offshor para descobrirem agora, as provas irrefutaveis porque o prenderam já há mais de um ano?
    Mas quem são aqui os crápulas no meio disto tudo?

  8. Todos os que roubaram este país deveriam ser presos com os bens arrastados. A começar com o Mário Soares, Cavaco, Dias Loureiro, Isaltino, Manuel pinho, o já mé, etc etc

  9. o pior é que verdade ou não nunca acontece nada a esta gente… roubam milhões e mais milhões e…. não lhes acontece nada!

RESPONDER

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Parlamento debate condenação de comunismo e nazismo

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …