Oficial justifica mortes nos Comandos. Os recrutas eram fracos

-

O oficial comandante de companhia do Curso 127 dos Comandos, que foi suspenso em Fevereiro passado, após a morte de dois recrutas, alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”.

Estas declarações foram feitas pelo oficial no âmbito do processo interno que o Exército abriu ao caso, para averiguar o que sucedeu, revela o jornal Público.

O capitão terá dito ainda que, no estágio de preparação para o Curso de Comandos, que decorreu 4 semanas antes do seu arranque, “o desempenho da generalidade do grupo foi aquém do que seria de esperar de um grupo de graduados“.

O diário nota que as palavras do oficial constam do auto de inquirição do processo aberto pelo Exército, que foi já anexado ao processo-crime aberto pelo Ministério Público (MP). O capitão vai também ser ouvido como arguido pelo MP.

As averiguações internas do Exército deram origem a três processos disciplinares distintos, dos quais os visados já recorreram, conforme atesta o Público.

O Curso 127 dos Comandos ficou marcado pelas mortes de dois instruendos, o segundo-furriel Hugo Abreu e o soldado Dylan da Silva. Houve ainda 7 recrutas que desistiram do curso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. realmente quem proferiu estas declarações deve ser uma grande “besta”
    “alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”. – o que este comandante espera? super-homens?
    está provado que actualmente os jovens nao têm qualquer actividade fisica e obriga-los a grande esforço sem estarem preparados so mesmo quem nao vê um palmo à frente do nariz.
    mesmo que estivessem minimamnete preparados, eles nao iam aguentar o chamado “golpe de calor”
    gostava de saber se quando este comandante foi para os comando se era algum super-homem na questao fisica.
    com certeza foi deixado nos pulilos quando era jovem e foi crescendo dentro da tropa e aqui está justificado a sua resistencia fisica.
    caso contrario de certeza que ao fim de uma semana de recruta caminhar/correr uns bons quilometros debaixo de um grande calor.

    • Uma coisa muuuuuito simples: Testes médicos e psicológicos! É bem possível (e necessário!) escolher jovens com grandes capacidades fisicas e psicológicas. Não digo super homens, mas digo preparação fisica acima da média. Mas… sabia que todos os candidatos a comandos vêm da tropa regular? O que quero dizer é que, para entrar nos comandos tem de se ter instrução militar anterior. Por isso já têm de ter preparação física! Mas, infelizmente, os critérios (ou falta deles… ou desprezo por eles) não são adequados. E é por isso que isto acontece.
      O oficial comandante “meteu água”, não por ter dito que eles não eram “super homens”, mas por admitir que os serviços de selecção são incompetentes e negligentes. Esses sim, é que deveriam ser investigados por homício por negligência grosseira…
      ZÉ DAS ISCAS: Vê-se mesmo que desconhece a realidade do exército recrutas e afins… Mas ainda bem! O que se lá aprende não ajuda nada na vida futura (excepto a camaradagem)

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …