/

Oficial justifica mortes nos Comandos. Os recrutas eram fracos

3

-

O oficial comandante de companhia do Curso 127 dos Comandos, que foi suspenso em Fevereiro passado, após a morte de dois recrutas, alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”.

Estas declarações foram feitas pelo oficial no âmbito do processo interno que o Exército abriu ao caso, para averiguar o que sucedeu, revela o jornal Público.

O capitão terá dito ainda que, no estágio de preparação para o Curso de Comandos, que decorreu 4 semanas antes do seu arranque, “o desempenho da generalidade do grupo foi aquém do que seria de esperar de um grupo de graduados“.

O diário nota que as palavras do oficial constam do auto de inquirição do processo aberto pelo Exército, que foi já anexado ao processo-crime aberto pelo Ministério Público (MP). O capitão vai também ser ouvido como arguido pelo MP.

As averiguações internas do Exército deram origem a três processos disciplinares distintos, dos quais os visados já recorreram, conforme atesta o Público.

O Curso 127 dos Comandos ficou marcado pelas mortes de dois instruendos, o segundo-furriel Hugo Abreu e o soldado Dylan da Silva. Houve ainda 7 recrutas que desistiram do curso.

ZAP //

3 Comments

  1. realmente quem proferiu estas declarações deve ser uma grande “besta”
    “alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”. – o que este comandante espera? super-homens?
    está provado que actualmente os jovens nao têm qualquer actividade fisica e obriga-los a grande esforço sem estarem preparados so mesmo quem nao vê um palmo à frente do nariz.
    mesmo que estivessem minimamnete preparados, eles nao iam aguentar o chamado “golpe de calor”
    gostava de saber se quando este comandante foi para os comando se era algum super-homem na questao fisica.
    com certeza foi deixado nos pulilos quando era jovem e foi crescendo dentro da tropa e aqui está justificado a sua resistencia fisica.
    caso contrario de certeza que ao fim de uma semana de recruta caminhar/correr uns bons quilometros debaixo de um grande calor.

    • Uma coisa muuuuuito simples: Testes médicos e psicológicos! É bem possível (e necessário!) escolher jovens com grandes capacidades fisicas e psicológicas. Não digo super homens, mas digo preparação fisica acima da média. Mas… sabia que todos os candidatos a comandos vêm da tropa regular? O que quero dizer é que, para entrar nos comandos tem de se ter instrução militar anterior. Por isso já têm de ter preparação física! Mas, infelizmente, os critérios (ou falta deles… ou desprezo por eles) não são adequados. E é por isso que isto acontece.
      O oficial comandante “meteu água”, não por ter dito que eles não eram “super homens”, mas por admitir que os serviços de selecção são incompetentes e negligentes. Esses sim, é que deveriam ser investigados por homício por negligência grosseira…
      ZÉ DAS ISCAS: Vê-se mesmo que desconhece a realidade do exército recrutas e afins… Mas ainda bem! O que se lá aprende não ajuda nada na vida futura (excepto a camaradagem)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.