Oficial justifica mortes nos Comandos. Os recrutas eram fracos

-

O oficial comandante de companhia do Curso 127 dos Comandos, que foi suspenso em Fevereiro passado, após a morte de dois recrutas, alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”.

Estas declarações foram feitas pelo oficial no âmbito do processo interno que o Exército abriu ao caso, para averiguar o que sucedeu, revela o jornal Público.

O capitão terá dito ainda que, no estágio de preparação para o Curso de Comandos, que decorreu 4 semanas antes do seu arranque, “o desempenho da generalidade do grupo foi aquém do que seria de esperar de um grupo de graduados“.

O diário nota que as palavras do oficial constam do auto de inquirição do processo aberto pelo Exército, que foi já anexado ao processo-crime aberto pelo Ministério Público (MP). O capitão vai também ser ouvido como arguido pelo MP.

As averiguações internas do Exército deram origem a três processos disciplinares distintos, dos quais os visados já recorreram, conforme atesta o Público.

O Curso 127 dos Comandos ficou marcado pelas mortes de dois instruendos, o segundo-furriel Hugo Abreu e o soldado Dylan da Silva. Houve ainda 7 recrutas que desistiram do curso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. realmente quem proferiu estas declarações deve ser uma grande “besta”
    “alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”. – o que este comandante espera? super-homens?
    está provado que actualmente os jovens nao têm qualquer actividade fisica e obriga-los a grande esforço sem estarem preparados so mesmo quem nao vê um palmo à frente do nariz.
    mesmo que estivessem minimamnete preparados, eles nao iam aguentar o chamado “golpe de calor”
    gostava de saber se quando este comandante foi para os comando se era algum super-homem na questao fisica.
    com certeza foi deixado nos pulilos quando era jovem e foi crescendo dentro da tropa e aqui está justificado a sua resistencia fisica.
    caso contrario de certeza que ao fim de uma semana de recruta caminhar/correr uns bons quilometros debaixo de um grande calor.

    • Uma coisa muuuuuito simples: Testes médicos e psicológicos! É bem possível (e necessário!) escolher jovens com grandes capacidades fisicas e psicológicas. Não digo super homens, mas digo preparação fisica acima da média. Mas… sabia que todos os candidatos a comandos vêm da tropa regular? O que quero dizer é que, para entrar nos comandos tem de se ter instrução militar anterior. Por isso já têm de ter preparação física! Mas, infelizmente, os critérios (ou falta deles… ou desprezo por eles) não são adequados. E é por isso que isto acontece.
      O oficial comandante “meteu água”, não por ter dito que eles não eram “super homens”, mas por admitir que os serviços de selecção são incompetentes e negligentes. Esses sim, é que deveriam ser investigados por homício por negligência grosseira…
      ZÉ DAS ISCAS: Vê-se mesmo que desconhece a realidade do exército recrutas e afins… Mas ainda bem! O que se lá aprende não ajuda nada na vida futura (excepto a camaradagem)

RESPONDER

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …