Oficial justifica mortes nos Comandos. Os recrutas eram fracos

-

O oficial comandante de companhia do Curso 127 dos Comandos, que foi suspenso em Fevereiro passado, após a morte de dois recrutas, alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”.

Estas declarações foram feitas pelo oficial no âmbito do processo interno que o Exército abriu ao caso, para averiguar o que sucedeu, revela o jornal Público.

O capitão terá dito ainda que, no estágio de preparação para o Curso de Comandos, que decorreu 4 semanas antes do seu arranque, “o desempenho da generalidade do grupo foi aquém do que seria de esperar de um grupo de graduados“.

O diário nota que as palavras do oficial constam do auto de inquirição do processo aberto pelo Exército, que foi já anexado ao processo-crime aberto pelo Ministério Público (MP). O capitão vai também ser ouvido como arguido pelo MP.

As averiguações internas do Exército deram origem a três processos disciplinares distintos, dos quais os visados já recorreram, conforme atesta o Público.

O Curso 127 dos Comandos ficou marcado pelas mortes de dois instruendos, o segundo-furriel Hugo Abreu e o soldado Dylan da Silva. Houve ainda 7 recrutas que desistiram do curso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. realmente quem proferiu estas declarações deve ser uma grande “besta”
    “alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”. – o que este comandante espera? super-homens?
    está provado que actualmente os jovens nao têm qualquer actividade fisica e obriga-los a grande esforço sem estarem preparados so mesmo quem nao vê um palmo à frente do nariz.
    mesmo que estivessem minimamnete preparados, eles nao iam aguentar o chamado “golpe de calor”
    gostava de saber se quando este comandante foi para os comando se era algum super-homem na questao fisica.
    com certeza foi deixado nos pulilos quando era jovem e foi crescendo dentro da tropa e aqui está justificado a sua resistencia fisica.
    caso contrario de certeza que ao fim de uma semana de recruta caminhar/correr uns bons quilometros debaixo de um grande calor.

    • Uma coisa muuuuuito simples: Testes médicos e psicológicos! É bem possível (e necessário!) escolher jovens com grandes capacidades fisicas e psicológicas. Não digo super homens, mas digo preparação fisica acima da média. Mas… sabia que todos os candidatos a comandos vêm da tropa regular? O que quero dizer é que, para entrar nos comandos tem de se ter instrução militar anterior. Por isso já têm de ter preparação física! Mas, infelizmente, os critérios (ou falta deles… ou desprezo por eles) não são adequados. E é por isso que isto acontece.
      O oficial comandante “meteu água”, não por ter dito que eles não eram “super homens”, mas por admitir que os serviços de selecção são incompetentes e negligentes. Esses sim, é que deveriam ser investigados por homício por negligência grosseira…
      ZÉ DAS ISCAS: Vê-se mesmo que desconhece a realidade do exército recrutas e afins… Mas ainda bem! O que se lá aprende não ajuda nada na vida futura (excepto a camaradagem)

RESPONDER

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …