Oficial justifica mortes nos Comandos. Os recrutas eram fracos

-

O oficial comandante de companhia do Curso 127 dos Comandos, que foi suspenso em Fevereiro passado, após a morte de dois recrutas, alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”.

Estas declarações foram feitas pelo oficial no âmbito do processo interno que o Exército abriu ao caso, para averiguar o que sucedeu, revela o jornal Público.

O capitão terá dito ainda que, no estágio de preparação para o Curso de Comandos, que decorreu 4 semanas antes do seu arranque, “o desempenho da generalidade do grupo foi aquém do que seria de esperar de um grupo de graduados“.

O diário nota que as palavras do oficial constam do auto de inquirição do processo aberto pelo Exército, que foi já anexado ao processo-crime aberto pelo Ministério Público (MP). O capitão vai também ser ouvido como arguido pelo MP.

As averiguações internas do Exército deram origem a três processos disciplinares distintos, dos quais os visados já recorreram, conforme atesta o Público.

O Curso 127 dos Comandos ficou marcado pelas mortes de dois instruendos, o segundo-furriel Hugo Abreu e o soldado Dylan da Silva. Houve ainda 7 recrutas que desistiram do curso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. realmente quem proferiu estas declarações deve ser uma grande “besta”
    “alega que os instruendos eram de “médio/baixo nível” no que respeita à “parte física”. – o que este comandante espera? super-homens?
    está provado que actualmente os jovens nao têm qualquer actividade fisica e obriga-los a grande esforço sem estarem preparados so mesmo quem nao vê um palmo à frente do nariz.
    mesmo que estivessem minimamnete preparados, eles nao iam aguentar o chamado “golpe de calor”
    gostava de saber se quando este comandante foi para os comando se era algum super-homem na questao fisica.
    com certeza foi deixado nos pulilos quando era jovem e foi crescendo dentro da tropa e aqui está justificado a sua resistencia fisica.
    caso contrario de certeza que ao fim de uma semana de recruta caminhar/correr uns bons quilometros debaixo de um grande calor.

    • Uma coisa muuuuuito simples: Testes médicos e psicológicos! É bem possível (e necessário!) escolher jovens com grandes capacidades fisicas e psicológicas. Não digo super homens, mas digo preparação fisica acima da média. Mas… sabia que todos os candidatos a comandos vêm da tropa regular? O que quero dizer é que, para entrar nos comandos tem de se ter instrução militar anterior. Por isso já têm de ter preparação física! Mas, infelizmente, os critérios (ou falta deles… ou desprezo por eles) não são adequados. E é por isso que isto acontece.
      O oficial comandante “meteu água”, não por ter dito que eles não eram “super homens”, mas por admitir que os serviços de selecção são incompetentes e negligentes. Esses sim, é que deveriam ser investigados por homício por negligência grosseira…
      ZÉ DAS ISCAS: Vê-se mesmo que desconhece a realidade do exército recrutas e afins… Mas ainda bem! O que se lá aprende não ajuda nada na vida futura (excepto a camaradagem)

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …