Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

António Cotrim / Lusa

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016.

Segundo o Jornal de Notícias, o Governo travou, no último trimestre do ano passado, a negociação a que dera início para o pagamento de indemnizações às famílias dos recrutas mortos durante a chamada “Prova Zero” do 127.º Curso de Comandos, em 2016.

A intenção do Estado é esperar pelo final do julgamento, que já teve início há mais de um ano e não tem data para terminar. Ao jornal, o Ministério da Justiça respondeu que, se houver um acordo, irá ponderar se “a transação deve ou não ser autorizada”, “à luz do interesse público”.

Em declarações ao diário, o advogado das famílias das vítimas, Ricardo Sá Fernandes, diz que esta é uma decisão “lamentável”.

“Noutras situações que conhecemos desta natureza — como Pedrógão Grande —, o Estado sempre avançou, independentemente da responsabilidade criminal, por entender que, mesmo que não haja responsabilidade criminal, há o funcionamento do sistema em geral que falha”, frisa o advogado.

Hugo Abreu, instruendo de 20 anos, morreu durante a “Prova Zero”, que decorreu a 4 de setembro de 2016, devido a um “golpe de calor”. Uma semana depois, outro instruendo com a mesma idade, Dylan da Silva, faleceu no Hospital Curry Cabral. Vários outros instruendos sofreram lesões graves e tiveram de ser internados.

Segundo a RTP, as famílias destes dois militares, assim como de um outro que ficou ferido, exigem, no total, mais de 740 mil euros de indemnização.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O Governo português só não suspende o pagamento das subvenções políticas aos parasitas da política como o António Guterres e tantos outros que as acumulam com os chorudos ordenados que auferem e os subsídios a todos aqueles que nunca trabalharam, nunca descontaram e nunca pagaram impostos.

    • Completamente de acordo!
      O Guterres devia ter vergonha de “roubar” mensalmente mais de 4 mil euros aos portugueses!!
      É pena que nenhum jornalista lhe pergunte directamente porque faz isso a Portugal!…
      Até criminosos condenados como o Vara e o Duarte Lima recebem subvenções…

  2. Pois claro que não! Não são banqueiros, nem as famílias dos estudantes do Meco, nem os polícias que afinal só andam fardados porque querem. Não é esta gente que o povo gosta de ver no poder? Metemo-nos com o PS, levamos, Jorge Coelho dixit. Já foi há quase 19 anos mas o povo não aprende! Pensam que é a brincar… É bem merecido!

  3. Acho bem!!
    Porque razão haveria o Governo de usar, mais uma vez, o nosso dinheiro para sermos nós todos a pagar pelos erros de duas ou três pessoas?!
    Há um processo a correr onde os responsáveis serão apurados, portanto é esperar para ver.
    Se, no fim, as famílias tiverem mesmo direito a ser indiminizadas pelo Estado, que sejam.
    .
    Comparar este caso com o de Pedrógão só mostra a “raça” dos advogados!…

RESPONDER

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …