/

Ofensiva militar de Kiev coloca Ucrânia no limiar da guerra civil

 

Uma ofensiva militar levada a cabo pelo exército ucraniano em Slaviansk fez “muitos mortos e feridos” do lado dos rebeldes e dois do lado governamental. O centro da acção foi a cidade de Sloviansk, um bastião de separatistas pró-russos.

O presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turtchinov, declarou esta sexta-feira numa mensagem à nação que “os criminosos sofreram pesadas baixas: muitos mortos, feridos e muitos prisioneiros”.

O chefe de Estado em exercício instou também a Rússia a “pôr fim à histeria em torno dos acontecimentos em curso na Ucrânia”.

“Parem com as ameaças e a intimidação”, insistiu.

Durante a operação, os militares ucranianos sofreram duas baixas mortais e sete feridos, acrescentou Turtchinov.

Segundo o responsável ucraniano, a cidade de Slaviansk, no sudeste do país, está totalmente rodeada pelas forças armadas ucranianas e a ofensiva para recuperar o controlo e expulsar os pró-russos vai prosseguir.

De acordo com uma porta-voz dos separatistas pró-russos, morreram três rebeldes pró-Moscovo e dois civis na ofensiva de hoje em Slaviansk.

Este balanço, somado ao feito anteriormente pelo ministro da Defesa ucraniano, que indicou que dois militares morreram quando os rebeldes abateram dois dos seus helicópteros durante a operação, ascende, no total, em sete mortos em Slaviansk.

Em Odessa, uma pessoa morreu e pelo menos dez ficaram feridas durante uma batalha campal hoje ocorrida entre manifestantes favoráveis ao Governo e os separatistas pró-russos, segundo os ‘media’ locais.

Vários milhares de manifestantes com bandeiras ucranianas e repetindo palavras de ordem como “O Leste e o Ocidente, juntos” manifestavam-se no centro daquela cidade do sul da Ucrânia, num desfile a que se juntaram claques da equipa de futebol Chernomórets.

Ao seu encontro foram várias centenas de separatistas pró-russos, opostos ao Governo de Kiev, armados com escudos e paus.

Dezenas de polícias interpuseram-se entre os dois grupos, como se pôde ver em imagens de televisão, enquanto se ouvem muitas explosões de granadas e se elevam colunas de fumo.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.