Um fardo pesado. OE2021 com mais de 1950 milhões em despesa (sem contar com a pandemia)

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Orçamento do Estado para 2021 arranca com um fardo na despesa superior a 1950 milhões de euros em relação ao ano anterior.

De acordo com a edição desta terça-feira do jornal Público, o Orçamento do Estado para 2021 conta já com um impacto nos gastos de 2,1% face a 2020, sendo que os custos com pandemia não foram considerados. A informação consta de uma nota enviada pelo Ministério das Finanças a que o diário teve acesso.

Nas contas do ministério tutelado por João Leão, existe um “impacto total de agravamento do saldo orçamental em 2021, superior a 1950 milhões de euros, que implica em termos globais um aumento da despesa no próximo ano de cerca de 2,1% em comparação com 2020, exclusivamente por via destas medidas e tendência estruturais de aumento de despesa”.

Segundo a nota, o quadro “tem subjacente uma lógica de pressões e/ou poupanças, através de acréscimos ou diminuições, no ano de 2021, face ao ano anterior. Um acréscimo de despesa ou diminuição de receita constitui uma pressão (com sinal positivo no quadro) e uma diminuição da despesa ou acréscimo da receita constitui uma poupança (com sinal negativo)”.

Desta forma, a informação apresentada “corresponde à variação de receitas e de despesas asseguradas e comprometidas para os anos seguintes, com impacto incremental no ano de 2021 face ao ano anterior, não refletindo, designadamente, novas medidas de política a adotar”.

Ficam de fora novas medidas de política, “medidas de carácter temporário e extraordinário (one-off), medidas implementadas ou a implementar no âmbito da pandemia covid-19, bem como impactos ou efeitos resultantes dos estabilizadores automáticos da economia (por exemplo, aumento do subsídio de desemprego ou diminuição da receita contributiva)”.

O Orçamento arranca assim com uma pressão orçamental com um impacto no saldo de 1956,4 milhões de euros. Neste saldo destacam-se os investimentos estruturantes com um impacto de 590 milhões de euros na despesa no próximo ano em relação a 2020.

A segunda medida com mais impacto é a despesa com pensões, avaliada em 457,1 milhões de euros, 409, 3 milhões dos quais resultam do efeito composição que mede o aumento da pensão média e entradas versus saídas de pensionistas.

O Público refere ainda que as despesas com pessoal representam um acréscimo de 410,8 milhões de euros face a 2020, sendo que 231 milhões de euros vêm de progressões e promoções.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A prova de que este governo ja tinha o país na falência muito antes da pandemia… só os incautos é que ainda acreditam neste governo que rouba o povo e derrete dinheiro em tudo o que é negócios corruptos…. acorda Portugal… para o ano seremos todos mais pobres, excepto aqueles que vivem a conta dos outros.

    • Socialismo meu caro…
      É um sistema que se realimenta… mais socialismo –> mais pobres –> mais votantes no socialismo –> mais socialismo -> … –> destruição económica do país!
      E entretanto já se sabe algo do Salgado ou Socrates? Já mais de uma década se passou e nada!

    • Este governo já deu o peido-mestre. Agora é só cair até ao abismo. Este Costa, perante questões mais sérias, abana por todo o lado. A derrocada vem aí.

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …