O Homem do Tanque de Tiananmen desapareceu do Bing. “Banho de sangue” foi há 32 anos

(dr) Charlie Cole

Tank Man, o Homem do Tanque de Tiananmen

A famosa foto de um homem sozinho a enfrentar os tanques na Praça Tiananmen, conhecida como “Tank Man”, não estava disponível esta sexta-feira Bing, motor de busca da Microsof.

O desaparecimento da imagem no resultado das pesquisas do motor de busca, o segundo mais popular a seguir ao Google, levanta preocupações sobre a censura na China, na altura do 32ª aniversário do “banho de sangue” em Tiananmen, principal praça de Pequim, ocorrido durante protestos na noite de 3 para 4 de junho de 1989.

A premiada foto não aparecia esta sexta-feira nas pesquisas de imagens ou vídeos do Bing, mesmo se realizadas a partir do exterior da China, país conhecido pelo controle do governo sobre a internet.



Isso deveu-se a um erro humano acidental e estamos a trabalhar ativamente para resolvê-lo”, garantiu um porta-voz da Microsoft à AFP, após notícias entretanto publicadas na imprensa dos Estados Unidos.

Enquanto isso, as pesquisas por “Tank Man” no Google, que de acordo com a Statcounter controla cerca de 92% do mercado global de pesquisas online, apresentavam uma grande variedade de imagens e vídeos, incluindo a famosa obra do foto-jornalista norte-americano Charlie Cole, que morreu em 2019.

A pesquisa do Google não está disponível na China, onde os censores removeram as ocorrências de “Tank Man” na internet. O Baidu é o motor de busca dominante na China.

A famosa foto mostra um manifestante solitário, com uma camisa branca a bloquear a passagem de uma coluna de tanques na Praça Tiananmen.

“Do nada, apareceu o jovem, com um casaco numa mão e uma bolsa na outra, e ficou em frente de um dos tanques. Não podia acreditar. Mas continuei a tirar fotos, convencido de que iam matá-lo. Para minha surpresa, o tanque parou“, explicou Charlie Cole. A sua fotografia ganhou o prémio World Press Photo de 1989.

Esta sexta-feira assinalou-se o 32ª aniversário da repressão de protestos pacíficos pró-democracia na Praça Tiananmen. Oficialmente, centenas de pessoas morreram em consequência da ação das tropas chinesas, embora, de acordo com algumas estimativas, as mortes tenham sido mais de 1.000.

A aniversário dos protestos de Tiananmen é normalmente marcado por um aumento na censura online na China. Nesta data, a praça principal da capital do país é habitualmente cercada por forças de segurança.

E três décadas mais tarde, os chineses não sabem o que foi o Massacre de Tiananmen.

ZAP // AFP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E não houve por aí manifestações dos partidos de esquerda a relembrar a data e contra a falta de liberdade e forma de chacinar pessoas?

  2. Se a censura da China fosse só na China estávamos nós bem. Desde Holywood aos media e social media, o partido comunista da China alarga a sua esfera de influência. Por isso é que não nos chegam cá notícias sobre o acumular de evidências nos EUA de que este mal afamado vírus saíu de facto do laboratório de Wuhan na China, decorrente de investigações para tornar vírus de morcegos mais mortíferos e com maior transmissibilidade, financiado em parte pelos EUA (Trump tinha razão, mais uma vez). Há uns meses atrás, esta era outra ‘teoria da conspiração’. Agora, o próprio Fauci, incriminado na história, e que desmentiu Trump, diz que ‘devemos ter uma mente aberta a todas as possibilidades’.
    Apenas uns poucos canais nos EUA estão a noticiar isto. De resto, o partido comunista tem conseguido abafar e encobrir a história. Por cá, andamos a discutir as plateias nos estádios de futebol.

    • “Trump tinha razão, mais uma vez”
      Hahahahaaa… mais um crente “governado” por “pedófilos adoradores do Satanás”!…

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …