Há uma nova pista no misterioso caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi

luciogalluzzi / Flickr

Emanuela Orlandi desapareceu em 1983

Foram encontradas ossadas de dezenas de pessoas numa cripta junto aos túmulos abertos no Vaticano em busca de Emanuela, mas estes ossários deviam estar vazios.

Foram encontrados milhares de ossos numa cripta que se pensava estar vazia no cemitério do Vaticano, onde dois túmulos foram abertos em busca de Emanuela Orlandi, uma italiana que desapareceu aos 15 anos em 1983.

Os dois túmulos onde deviam estar os restos mortais de duas princesas alemãs estavam, afinal, vazios. No entanto, a investigação descobriu dois ossários com restos mortais de dezenas de pessoas debaixo do chão dentro do cemitério, avança o Observador.

O Vaticano autorizou, a 11 de julho, a exumação dos túmulos de Sophie von Hohenlohe e Carlotta Federica de Mecklenburg depois de o irmão de Emanuela, Pietro Orlandi, ter recebido uma carta anónima que sugeria que havia pistas sobre o paradeiro da jovem dentro dos caixões.

Quando os túmulos foram abetos, revelaram mais perguntas do que respostas, uma vez que as ossadas das duas princesas alemães também tinham desaparecido.

Pouco mais tarde, foram descobertos dois ossários no subsolo do Cemitério Teutónico, adicionando uma nova linha de investigação. Os ossários estavam numa área adjacente aos túmulos das princesas e foram abertos no sábado. À CNN, Giorgio Portera, um geneticista contratado pela família Orlandi, explicou que “deve-se considerar que muitos dos ossos que estão a ser datados estão partidos”, portanto ainda não se sabe ao certo a quantas pessoas pertenciam. Ainda assim, o cientista aposta nas dezenas.

Já Pietro Orlandi considera que estes ossários “podem ser um problema para o Vaticano” porque “não deviam ter quaisquer ossos recentes”.

A possibilidade de o corpo da sua irmã Emanuela poder ser identificado entre esses restos mortais continua a ser investigada. Pietro Orlandi explica que as autoridades estão a analisá-los e a separá-los por idade para investigarem os mais recentes e que no sábado vai haver mais novidades sobre este misterioso caso.

Se o cadáver da jovem for mesmo encontrado nesta cripta, isso significa que Emanuela esteve sempre a menos de 200 metros da casa da mãe. Para o irmão isso seria “perturbador”. “Pensar que ela pode ter ficado enterrada naquele ossário todos estes anos, a apenas 200 metros da nossa casa, seria devastador”, disse à CNN.

No entanto, Pietro pede uma investigação independente que descubra a origem destes ossos. “O Vaticano não quer isso e não quer ser visto desta maneira, mas finalmente sinto que deram um passo para trás e nós demos um passo em frente”, rematou.

Emanuela Orlandi, de 15 anos, filha de uma funcionária do Vaticano, nunca regressou a casa depois de uma aula de música em Roma, no ano de 1983, e o caso é um dos mistérios mais longos de Itália.

O caso Orlandi está revestido de várias facetas misteriosas, nas quais se cruzam todo o tipo de teorias que juntam a máfia italiana, a Igreja Católica, uma rede de abusos sexuais e até mesmo o turco Ali Agca, que em 1981 tentou assassinar o Papa João Paulo II.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. São os mistérios da fé e os desígnios de Deus, não questioneis a Igreja!
    (o mesmo que dizem os padres pedófilos às crianças de que abusam, basicamente dizer isto serve para desculpar tudo)

RESPONDER

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …

Arábia Saudita vende prédio onde Jamal Khashoggi foi assassinado

A Arábia Saudita vendeu o edifício onde foi assassinado e desmembrado o jornalista Jamal Khashoggi. O prédio do Consulado, em Istambul, foi comprado há mais de um mês por menos de um terço do seu …

Portugal com mais de 60 nomeações nos óscares do turismo

Portugal está nomeado para mais de 60 categorias dos World Travel Awards, conhecidos como “Óscares do Turismo”. Segundo o jornal Público, há 66 nomeações para destinos ou empresas portuguesas na edição de 2019. Depois de em …

Polícia acaba com o maior fornecedor de televisão pirata da Europa. Clientes podem pagar 25 mil

Uma operação conjunta de polícias de vários países, coordenada pela Eurojust, levou ao desmantelamento da Xtream Codes, um serviço de fornecimento de serviços de televisão pirata, que tinha milhões de clientes na Europa. As ações policiais …

Rui Pinto acusado de crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada (e fica na prisão)

O hacker Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de acesso ilegítimo e extorsão na forma tentada no caso Doyen. A par de Rui Pinto foi também acusado Aníbal Pinto, advogado que intermediou as …

PAN explica medidas ambientais propostas que "já estavam em vigor"

A revista Visão noticiou na quarta-feira que o PAN, no capítulo do programa eleitoral dedicado ao Ambiente, faz propostas que já estão implementadas. Na sua página do Facebook, o partido de André Silva desconstruiu as medidas, …

Greta Thunberg diz ao Senado dos EUA que "não estão a esforçar-se o suficiente"

A ativista sueca Greta Thunberg reuniu-se na terça-feira com o grupo de trabalho que trata das questões ambientais no Senado norte-americano e pediu acões, não elogios. A adolescente de 16 anos é uma das ativistas …

Pelo menos três mortos e 100 feridos em reparações pós-tufão no Japão

Pelo menos três pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em obras de reparação de edifícios na província de Chiba, a leste de Tóquio, dias depois da passagem de um tufão pelo arquipélago nipónico. Um …

Prisão preventiva para bombeiro suspeito de atear fogos em Torres Vedras

O Tribunal de Torres Vedras decretou prisão preventiva para um bombeiro detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de fogo posto no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, disse fonte judicial esta quinta-feira. O …