Há uma nova pista no misterioso caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi

luciogalluzzi / Flickr

Emanuela Orlandi desapareceu em 1983

Foram encontradas ossadas de dezenas de pessoas numa cripta junto aos túmulos abertos no Vaticano em busca de Emanuela, mas estes ossários deviam estar vazios.

Foram encontrados milhares de ossos numa cripta que se pensava estar vazia no cemitério do Vaticano, onde dois túmulos foram abertos em busca de Emanuela Orlandi, uma italiana que desapareceu aos 15 anos em 1983.

Os dois túmulos onde deviam estar os restos mortais de duas princesas alemãs estavam, afinal, vazios. No entanto, a investigação descobriu dois ossários com restos mortais de dezenas de pessoas debaixo do chão dentro do cemitério, avança o Observador.

O Vaticano autorizou, a 11 de julho, a exumação dos túmulos de Sophie von Hohenlohe e Carlotta Federica de Mecklenburg depois de o irmão de Emanuela, Pietro Orlandi, ter recebido uma carta anónima que sugeria que havia pistas sobre o paradeiro da jovem dentro dos caixões.

Quando os túmulos foram abetos, revelaram mais perguntas do que respostas, uma vez que as ossadas das duas princesas alemães também tinham desaparecido.

Pouco mais tarde, foram descobertos dois ossários no subsolo do Cemitério Teutónico, adicionando uma nova linha de investigação. Os ossários estavam numa área adjacente aos túmulos das princesas e foram abertos no sábado. À CNN, Giorgio Portera, um geneticista contratado pela família Orlandi, explicou que “deve-se considerar que muitos dos ossos que estão a ser datados estão partidos”, portanto ainda não se sabe ao certo a quantas pessoas pertenciam. Ainda assim, o cientista aposta nas dezenas.

Já Pietro Orlandi considera que estes ossários “podem ser um problema para o Vaticano” porque “não deviam ter quaisquer ossos recentes”.

A possibilidade de o corpo da sua irmã Emanuela poder ser identificado entre esses restos mortais continua a ser investigada. Pietro Orlandi explica que as autoridades estão a analisá-los e a separá-los por idade para investigarem os mais recentes e que no sábado vai haver mais novidades sobre este misterioso caso.

Se o cadáver da jovem for mesmo encontrado nesta cripta, isso significa que Emanuela esteve sempre a menos de 200 metros da casa da mãe. Para o irmão isso seria “perturbador”. “Pensar que ela pode ter ficado enterrada naquele ossário todos estes anos, a apenas 200 metros da nossa casa, seria devastador”, disse à CNN.

No entanto, Pietro pede uma investigação independente que descubra a origem destes ossos. “O Vaticano não quer isso e não quer ser visto desta maneira, mas finalmente sinto que deram um passo para trás e nós demos um passo em frente”, rematou.

Emanuela Orlandi, de 15 anos, filha de uma funcionária do Vaticano, nunca regressou a casa depois de uma aula de música em Roma, no ano de 1983, e o caso é um dos mistérios mais longos de Itália.

O caso Orlandi está revestido de várias facetas misteriosas, nas quais se cruzam todo o tipo de teorias que juntam a máfia italiana, a Igreja Católica, uma rede de abusos sexuais e até mesmo o turco Ali Agca, que em 1981 tentou assassinar o Papa João Paulo II.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. São os mistérios da fé e os desígnios de Deus, não questioneis a Igreja!
    (o mesmo que dizem os padres pedófilos às crianças de que abusam, basicamente dizer isto serve para desculpar tudo)

RESPONDER

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …