Há uma nova pista no misterioso caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi

luciogalluzzi / Flickr

Emanuela Orlandi desapareceu em 1983

Foram encontradas ossadas de dezenas de pessoas numa cripta junto aos túmulos abertos no Vaticano em busca de Emanuela, mas estes ossários deviam estar vazios.

Foram encontrados milhares de ossos numa cripta que se pensava estar vazia no cemitério do Vaticano, onde dois túmulos foram abertos em busca de Emanuela Orlandi, uma italiana que desapareceu aos 15 anos em 1983.

Os dois túmulos onde deviam estar os restos mortais de duas princesas alemãs estavam, afinal, vazios. No entanto, a investigação descobriu dois ossários com restos mortais de dezenas de pessoas debaixo do chão dentro do cemitério, avança o Observador.

O Vaticano autorizou, a 11 de julho, a exumação dos túmulos de Sophie von Hohenlohe e Carlotta Federica de Mecklenburg depois de o irmão de Emanuela, Pietro Orlandi, ter recebido uma carta anónima que sugeria que havia pistas sobre o paradeiro da jovem dentro dos caixões.

Quando os túmulos foram abetos, revelaram mais perguntas do que respostas, uma vez que as ossadas das duas princesas alemães também tinham desaparecido.

Pouco mais tarde, foram descobertos dois ossários no subsolo do Cemitério Teutónico, adicionando uma nova linha de investigação. Os ossários estavam numa área adjacente aos túmulos das princesas e foram abertos no sábado. À CNN, Giorgio Portera, um geneticista contratado pela família Orlandi, explicou que “deve-se considerar que muitos dos ossos que estão a ser datados estão partidos”, portanto ainda não se sabe ao certo a quantas pessoas pertenciam. Ainda assim, o cientista aposta nas dezenas.

Já Pietro Orlandi considera que estes ossários “podem ser um problema para o Vaticano” porque “não deviam ter quaisquer ossos recentes”.

A possibilidade de o corpo da sua irmã Emanuela poder ser identificado entre esses restos mortais continua a ser investigada. Pietro Orlandi explica que as autoridades estão a analisá-los e a separá-los por idade para investigarem os mais recentes e que no sábado vai haver mais novidades sobre este misterioso caso.

Se o cadáver da jovem for mesmo encontrado nesta cripta, isso significa que Emanuela esteve sempre a menos de 200 metros da casa da mãe. Para o irmão isso seria “perturbador”. “Pensar que ela pode ter ficado enterrada naquele ossário todos estes anos, a apenas 200 metros da nossa casa, seria devastador”, disse à CNN.

No entanto, Pietro pede uma investigação independente que descubra a origem destes ossos. “O Vaticano não quer isso e não quer ser visto desta maneira, mas finalmente sinto que deram um passo para trás e nós demos um passo em frente”, rematou.

Emanuela Orlandi, de 15 anos, filha de uma funcionária do Vaticano, nunca regressou a casa depois de uma aula de música em Roma, no ano de 1983, e o caso é um dos mistérios mais longos de Itália.

O caso Orlandi está revestido de várias facetas misteriosas, nas quais se cruzam todo o tipo de teorias que juntam a máfia italiana, a Igreja Católica, uma rede de abusos sexuais e até mesmo o turco Ali Agca, que em 1981 tentou assassinar o Papa João Paulo II.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. São os mistérios da fé e os desígnios de Deus, não questioneis a Igreja!
    (o mesmo que dizem os padres pedófilos às crianças de que abusam, basicamente dizer isto serve para desculpar tudo)

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …