Nem de Emanuela Orlandi, nem das princesas. Ossos encontrados no Vaticano são mais antigos

luciogalluzzi / Flickr

Emanuela Orlandi desapareceu em 1983

Especialistas analisaram as ossadas encontradas e concluíram que são “demasiado antigas” para serem de Emanuela Orlandi, desaparecida desde junho de 1983, quando tinha 15 anos.

Peritos que terminaram este domingo as análises aos restos encontrados em dois ossários do Vaticano concluíram que os ossos encontrados são muitos antigos para serem os da adolescente desaparecida há 36 anos, anunciou a Santa Sé.

Emanuela Orlandi era cidadã vaticana e o pai era funcionário pontifício. Desapareceu numa noite de começo de verão, em Roma, a 22 de Junho de 1983, depois de sair da sua aula de Flauta na Escola de Música Tommaso Ludovico da Victoria, na Praça de Sant’Apollinare, no coração de Roma, e de ter falado com a irmã pelo telefone para lhe dizer que tinha acabado de receber uma proposta de trabalho como promotora de produtos cosméticos. Foi a última vez que alguém da sua família ouviu a voz da adolescente.

Após 36 anos de mistério, depois de a justiça italiana ter arquivado o caso, a Santa Sé decidiu abrir um inquérito interno sobre o desaparecimento de Emanuela. Mas o mistério do seu desaparecimento reacendeu-se com a descoberta de túmulos vazios e dois conjuntos de ossadas, por baixo dessas sepulturas.

Giovanni Arcudi, antropólogo forense, estava pronto para investigar os fragmentos dos ossos e fazer todas as perícias e exames de laboratório. Porém, ambos os túmulos foram encontrados vazios. Mas perto dos túmulos das princesas alemãs foi encontrado um alçapão secreto, no chão, escondendo dois ossuários.

As operações foram retomadas este sábado com “uma análise morfológica dos restos contidos nos ossuários”, segundo adiantava uma nota divulgada a 20 de julho pela Sala de Imprensa do Vaticano.

Agora, Arcudi, que é também o médico-legista responsável pelas análises, garante que “não encontrou qualquer estrutura óssea de um período posterior ao final do século XIX”, de acordo com o comunicado do Vaticano.

A família da jovem queria que fossem feitos testes laboratoriais a 70 outros fragmentos encontrados, mas Arcudi rejeitou considerando que eram “demasiado antigos”.

O caso Orlandi está revestido de várias facetas misteriosas, nas quais se cruzam todo o tipo de teorias que juntam a máfia italiana, a Igreja Católica, uma rede de abusos sexuais e até mesmo o turco Ali Agca que, em 1981, tentou assassinar o Papa João Paulo II.

Hoje, Emanuela Orlandi teria 50 anos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …