Nem de Emanuela Orlandi, nem das princesas. Ossos encontrados no Vaticano são mais antigos

luciogalluzzi / Flickr

Emanuela Orlandi desapareceu em 1983

Especialistas analisaram as ossadas encontradas e concluíram que são “demasiado antigas” para serem de Emanuela Orlandi, desaparecida desde junho de 1983, quando tinha 15 anos.

Peritos que terminaram este domingo as análises aos restos encontrados em dois ossários do Vaticano concluíram que os ossos encontrados são muitos antigos para serem os da adolescente desaparecida há 36 anos, anunciou a Santa Sé.

Emanuela Orlandi era cidadã vaticana e o pai era funcionário pontifício. Desapareceu numa noite de começo de verão, em Roma, a 22 de Junho de 1983, depois de sair da sua aula de Flauta na Escola de Música Tommaso Ludovico da Victoria, na Praça de Sant’Apollinare, no coração de Roma, e de ter falado com a irmã pelo telefone para lhe dizer que tinha acabado de receber uma proposta de trabalho como promotora de produtos cosméticos. Foi a última vez que alguém da sua família ouviu a voz da adolescente.

Após 36 anos de mistério, depois de a justiça italiana ter arquivado o caso, a Santa Sé decidiu abrir um inquérito interno sobre o desaparecimento de Emanuela. Mas o mistério do seu desaparecimento reacendeu-se com a descoberta de túmulos vazios e dois conjuntos de ossadas, por baixo dessas sepulturas.

Giovanni Arcudi, antropólogo forense, estava pronto para investigar os fragmentos dos ossos e fazer todas as perícias e exames de laboratório. Porém, ambos os túmulos foram encontrados vazios. Mas perto dos túmulos das princesas alemãs foi encontrado um alçapão secreto, no chão, escondendo dois ossuários.

As operações foram retomadas este sábado com “uma análise morfológica dos restos contidos nos ossuários”, segundo adiantava uma nota divulgada a 20 de julho pela Sala de Imprensa do Vaticano.

Agora, Arcudi, que é também o médico-legista responsável pelas análises, garante que “não encontrou qualquer estrutura óssea de um período posterior ao final do século XIX”, de acordo com o comunicado do Vaticano.

A família da jovem queria que fossem feitos testes laboratoriais a 70 outros fragmentos encontrados, mas Arcudi rejeitou considerando que eram “demasiado antigos”.

O caso Orlandi está revestido de várias facetas misteriosas, nas quais se cruzam todo o tipo de teorias que juntam a máfia italiana, a Igreja Católica, uma rede de abusos sexuais e até mesmo o turco Ali Agca que, em 1981, tentou assassinar o Papa João Paulo II.

Hoje, Emanuela Orlandi teria 50 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …