Nota artística: fogo, paixão e baile no dérbi do Minho

Temos o Benfica-Sporting, temos o Porto-Boavista, temos o Candal-Coimbrões. Mas a maioria dos minhotos não se importa muito com esses dérbis. O dérbi importante é quando se juntam no relvado Sporting Clube de Braga e Vitória Sport Clube. Esse é o dérbi. O dérbi do Minho. O dérbi que liberta fogo e paixão. Dos dois lados. 

Nem o outro jogo dessa noite deve ter conseguido desviar as atenções, naquela região nortenha. É que, à mesma hora, ainda decorria uma partida em Turim, que se prolongou. Em Braga, quase ninguém quis saber. Ali, todas as ruas iam dar ao Estádio Municipal.

 

Pode haver fogo mas nem deu para aquecer muito, porque logo aos quatro minutos Abel Ruiz assistiu e Lucas Piazón trabalhou bem e marcou.

Ainda dentro da meia hora inicial, oito centímetros impediram o segundo golo da equipa da casa. E seria o jovem atrevido Bruno Rodrigues a marcar.

Esse não entrou no marcador mas perto do intervalo o brilho ofensivo do Braga voltou a animar o povo lá em casa.

Já viram o segundo golo deste dérbi? Arrisco dizer que vai ser um dos melhores desta temporada. Um desvio de classe a tirar o adversário da jogada, que fez lembrar uns desenhos animados japoneses, um tiro sem hipóteses de defesa. Mereceu o maior aplauso dos últimos anos, proveniente do banco de suplentes daquele estádio.

Tudo obra do rapaz latino que anda a destacar-se lá na frente.

Sem acelerar muito, e longe da melhor exibição de sempre, o perfume de Abel Ruiz ia sendo suficiente para o Sporting de Braga, durante a primeira parte.

Perto do intervalo, quer antes quer depois, o Vitória começou a ameaçar. Depois de muita corrida, de muito esforço, mas pouco acerto. Edwards acertou no ferro, Bruno Duarte quase desviou para o sítio certo.

Quem marcou foi o Braga. Quem marcou foi Abel Ruiz. Ah não, invalidado também.

Os visitantes voltaram a tentar: muitas iniciativas ofensivas, muitos cruzamentos… Talvez merecessem um golo.

Mas não naquela baliza: a cinco minutos do final, Šporar finalizou um contra-ataque com sucesso e fechou o resultado. Com este bom reforço que veio precisamente de outro Sporting, e com a ascensão do tal rapaz latino, alguém pergunta por Paulinho?

Ao ritmo espanhol, o Braga continua a bailar no segundo lugar.

O Vitória, se quer jogar contra equipas estrangeiras na próxima época, tem de encontrar rapidamente a estrada. Que parece muito sinuosa.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …

Falta de plano e reservas face à viabilidade. Banco de Fomento chumba empréstimo à Groundforce

O Banco Português de Fomento (BPF) não aprovou o empréstimo de 30 milhões de euros pedido pelo Conselho de Administração da Groundforce, por não haver um plano de reestruturação da empresa e por falta de …

Operação Lex. Juiz Luís Vaz das Neves arrisca reforma compulsiva

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e arguido na Operação Lex, arrisca passar à aposentação compulsiva.  De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, …

Nove administradores e 24 diretores. Banco de Fomento já terá fechado estrutura

O jornal ECO avança, esta quinta-feira, que a estrutura do Banco Português de Fomento vai contar com nove administradores, dos quais quatro são executivos, e 24 diretores. A estrutura do Banco de Fomento já estará fechada, …