“Uma coisa ótima de estar em Guadalajara é não ler jornais portugueses”, diz a ministra que os tutela

A ministra da Cultura, Graça Fonseca

Este sábado, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse que “uma coisa ótima de estar em Guadalajara” é que não vê “jornais portugueses” há quatro dias.

Graça Fonseca viajou até ao México para visitar a Ferira do Livro de Guadalajara. Questionada pelos jornalistas sobre a ideia de se usar velcro em vez das bandarilhas nas touradas, a ministra da Cultura respondeu: “não sei, não vou comentar o que não conheço”.

“Uma coisa ótima de estar em Guadalajara há quatro dias é que não vejo jornais portugueses”, ironizou a ministra, rejeitando comentar as touradas sem sangue a com velcro.

Segundo a Renascença, a ministra, que também tutela a comunicação social, preferiu dirigir a entrevista para a feira do livro em que está a participar. “Estamos num sítio extraordinário a falar de cultura portuguesa, não quero voltar a falar de touros. Hoje quero mesmo só falar de literatura e a minha tourada hoje vai ser aqui na feira de Guadalajara.”

A proposta do uso do velcro vai ser apresentada por Pedro Delgado Alves, deputado socialista que votou a favor do fim das touradas. A ideia segue aquilo que já se faz nos Estados Unidos, Canadá e Grécia, e consiste em colocar uma capa de velcro sobre o dorso do touro onde são coladas as bandarilhas. Desta forma, o animal não é espetado e não há sangue.

À rádio Renascença, o deputado explicou que “há apenas dois deputados que estão a estudar o direito comparado e a situação na Califórnia – portanto, não há ainda um projeto – e não é um projeto do PS, é uma iniciativa de estudo e de avaliação de uma possibilidade de realização de espetáculos tauromáquicos sem haver a utilização de bandarilhas”.

Apesar de ainda não se configurar como um projeto, ainda poderá vir a sê-lo. “É importante, neste processo, ouvir as associações de um lado e do outro do debate, para garantir que tem lugar a atividade tauromáquica e para garantir que salvaguarda o bem-estar animal”, explica.

Em outubro, a ministra da Cultura viu-se envolvida numa polémica ao manter-se irredutível sobre a não descida do IVA nas touradas, de 13% para 6%.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. …lol…lol… onde raio o Antonio Costa foi buscar este cromo !!! completamente sem noção… há coisas que nem dá para acreditar !!! se a Senhora não queria ser Ministra, porque raio é que a Obrigaram a ser… lol…lol…

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …