“Uma coisa ótima de estar em Guadalajara é não ler jornais portugueses”, diz a ministra que os tutela

A ministra da Cultura, Graça Fonseca

Este sábado, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse que “uma coisa ótima de estar em Guadalajara” é que não vê “jornais portugueses” há quatro dias.

Graça Fonseca viajou até ao México para visitar a Ferira do Livro de Guadalajara. Questionada pelos jornalistas sobre a ideia de se usar velcro em vez das bandarilhas nas touradas, a ministra da Cultura respondeu: “não sei, não vou comentar o que não conheço”.

“Uma coisa ótima de estar em Guadalajara há quatro dias é que não vejo jornais portugueses”, ironizou a ministra, rejeitando comentar as touradas sem sangue a com velcro.

Segundo a Renascença, a ministra, que também tutela a comunicação social, preferiu dirigir a entrevista para a feira do livro em que está a participar. “Estamos num sítio extraordinário a falar de cultura portuguesa, não quero voltar a falar de touros. Hoje quero mesmo só falar de literatura e a minha tourada hoje vai ser aqui na feira de Guadalajara.”

A proposta do uso do velcro vai ser apresentada por Pedro Delgado Alves, deputado socialista que votou a favor do fim das touradas. A ideia segue aquilo que já se faz nos Estados Unidos, Canadá e Grécia, e consiste em colocar uma capa de velcro sobre o dorso do touro onde são coladas as bandarilhas. Desta forma, o animal não é espetado e não há sangue.

À rádio Renascença, o deputado explicou que “há apenas dois deputados que estão a estudar o direito comparado e a situação na Califórnia – portanto, não há ainda um projeto – e não é um projeto do PS, é uma iniciativa de estudo e de avaliação de uma possibilidade de realização de espetáculos tauromáquicos sem haver a utilização de bandarilhas”.

Apesar de ainda não se configurar como um projeto, ainda poderá vir a sê-lo. “É importante, neste processo, ouvir as associações de um lado e do outro do debate, para garantir que tem lugar a atividade tauromáquica e para garantir que salvaguarda o bem-estar animal”, explica.

Em outubro, a ministra da Cultura viu-se envolvida numa polémica ao manter-se irredutível sobre a não descida do IVA nas touradas, de 13% para 6%.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. …lol…lol… onde raio o Antonio Costa foi buscar este cromo !!! completamente sem noção… há coisas que nem dá para acreditar !!! se a Senhora não queria ser Ministra, porque raio é que a Obrigaram a ser… lol…lol…

RESPONDER

Trump obriga grupo chinês a vender operações do TikTok nos EUA

O Presidente norte-americano deu, na sexta-feira, 90 dias ao grupo chinês ByteDance para vender as suas operações do TikTok nos Estados Unidos, segundo um decreto presidencial assinado por Donald Trump. Trump tem acusado nos últimos meses, …

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …