Ministra da Cultura divide PS sobre touradas

No segundo dia de debate sobre o Orçamento, o CDS contestou o fim da isenção fiscal para artistas tauromáquicos e acusar o Governo de promover a “ditadura do gosto”. No contra-ataque, a ministra da Cultura foi dura: “Não é uma questão de gosto. É uma questão de civilização e manteremos como está”.

A resposta não só deixou os aficionados e o CDS em estado de choque, como também dividiu o próprio PS. “É este tipo de intolerância que cria os Bolsonaros”, resumiu Manuel Alegre ao Público. Já Sérgio Sousa Pinto foi mordaz: “Não vou comentar por uma questão de civilização”, disse ao Observador.

Ao Expresso, Luís Testa explicou: “Há uma dimensão cultural e social que não pode ser ignorada. Um ministro da Cultura tem de ter respeito por este movimento”, sublinha, criticando ainda uma “globalização da cultura, em que se quer fazer crer que as pessoas são todas iguais, comem todos o mesmo e vivem todas em apartamentos”.

António Gameiro, líder da distrital do PS/Santarém, assinou por baixo: “Discordo completamente da ministra. Não é uma questão de gosto, é uma questão de cultura. A ministra, talvez por viver isolada em Lisboa, não tem noção disso”.

Nem todos concordam com esta interpretação. “Quem se refere com coragem sobre questões com relevo político deve ser elogiado. Tenho a certeza de que não quis insultar ninguém. Tal como ela, nada me move contra as pessoas que são aficionadas, não consigo é arranjar argumentos para considerar civilizado infligir sofrimento a um ser vivo, por mais enraizada e antiga que seja a prática”, disse o deputado socialista Pedro Delgado Alves.

Tiago Barbosa Ribeiro concorda. “Estou de acordo com a posição de Graça Fonseca. O combate a todas as formas de maus-tratos contra os animais é uma posição humanista e que honra os socialistas”, argumenta o deputado do PS.

Ainda que diga que não é favor da proibição das touradas, pelo respeito que as populações e aficionados lhe merecem, Ivan Gonçalves, deputado e líder da JS, considera que a eliminação dos apoios públicos à tourada é um imperativo do Estado. “No local em que deu a resposta, da forma que a deu, só posso depreender que aquela é a visão do Governo. E sendo assim, esteve bem ela e o Governo”, remata.

Num momento em que as associações taurinas e milhares de aficionados pedem a demissão da Ministra da Cultura, este momento de fragilidade de Graça Fonseca poderá fazer com que António Costa venha a tomar uma posição perante esta situação, que até agora tem passado ao lado dos seus comentários.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente. Os meus parabéns à Ministra da Cultura pela coragem de enfrentar o lobby das touradas. Vai ser duro e espero que consiga aguentar. Não há qualquer argumento aceitável para defender o sofrimento animal para gáudio humano.

  2. Acho bem que acabem com os lobbies e defendam os animais irracionais.
    Agora falta acabar com os lobbies que atentam contra os animais racionais…

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …