Ministra da Cultura divide PS sobre touradas

No segundo dia de debate sobre o Orçamento, o CDS contestou o fim da isenção fiscal para artistas tauromáquicos e acusar o Governo de promover a “ditadura do gosto”. No contra-ataque, a ministra da Cultura foi dura: “Não é uma questão de gosto. É uma questão de civilização e manteremos como está”.

A resposta não só deixou os aficionados e o CDS em estado de choque, como também dividiu o próprio PS. “É este tipo de intolerância que cria os Bolsonaros”, resumiu Manuel Alegre ao Público. Já Sérgio Sousa Pinto foi mordaz: “Não vou comentar por uma questão de civilização”, disse ao Observador.

Ao Expresso, Luís Testa explicou: “Há uma dimensão cultural e social que não pode ser ignorada. Um ministro da Cultura tem de ter respeito por este movimento”, sublinha, criticando ainda uma “globalização da cultura, em que se quer fazer crer que as pessoas são todas iguais, comem todos o mesmo e vivem todas em apartamentos”.

António Gameiro, líder da distrital do PS/Santarém, assinou por baixo: “Discordo completamente da ministra. Não é uma questão de gosto, é uma questão de cultura. A ministra, talvez por viver isolada em Lisboa, não tem noção disso”.

Nem todos concordam com esta interpretação. “Quem se refere com coragem sobre questões com relevo político deve ser elogiado. Tenho a certeza de que não quis insultar ninguém. Tal como ela, nada me move contra as pessoas que são aficionadas, não consigo é arranjar argumentos para considerar civilizado infligir sofrimento a um ser vivo, por mais enraizada e antiga que seja a prática”, disse o deputado socialista Pedro Delgado Alves.

Tiago Barbosa Ribeiro concorda. “Estou de acordo com a posição de Graça Fonseca. O combate a todas as formas de maus-tratos contra os animais é uma posição humanista e que honra os socialistas”, argumenta o deputado do PS.

Ainda que diga que não é favor da proibição das touradas, pelo respeito que as populações e aficionados lhe merecem, Ivan Gonçalves, deputado e líder da JS, considera que a eliminação dos apoios públicos à tourada é um imperativo do Estado. “No local em que deu a resposta, da forma que a deu, só posso depreender que aquela é a visão do Governo. E sendo assim, esteve bem ela e o Governo”, remata.

Num momento em que as associações taurinas e milhares de aficionados pedem a demissão da Ministra da Cultura, este momento de fragilidade de Graça Fonseca poderá fazer com que António Costa venha a tomar uma posição perante esta situação, que até agora tem passado ao lado dos seus comentários.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente. Os meus parabéns à Ministra da Cultura pela coragem de enfrentar o lobby das touradas. Vai ser duro e espero que consiga aguentar. Não há qualquer argumento aceitável para defender o sofrimento animal para gáudio humano.

  2. Acho bem que acabem com os lobbies e defendam os animais irracionais.
    Agora falta acabar com os lobbies que atentam contra os animais racionais…

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …