Nadadores-salvadores podem ter de usar máscara, óculos e bata (e não haverá respiração boca-a-boca)

A duas semanas do arranque da época balnear, marcado para 6 de junho, as normas de atuação dos nadadores-salvadores ainda estão a ser preparadas.

De acordo com a TSF, os nadadores-salvadores das praias portuguesas poderão ter de usar equipamento novos: máscara, óculos e bata.

Segundo o diretor do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), comandante Velho Gouveia, ouvido pela TSF, a máscara será de utilização “conveniente”, sempre que não for um “obstáculo”, tal como o uso de “óculos e uma bata”.

Nas operações de socorro, já não haverá respiração boca-a-boca. O comandante Velho Gouveia garantiu que há “alternativas a essa modalidade de prestação de Suporte Básico de Vida, nomeadamente a utilização de um kit de oxigénio ou de bombas manuais”.

Na utilização da bomba manual, é necessária a presença de dois nadadores-salvadores – uma situação que o comandante considera ser “fácil de resolver”.

O comandante Velho Gouveia defende, à TSF, que os nadadores-salvadores não devem estar ocupados a verificar quantas pessoas se encontram na praia, uma vez que a sua função é “salvar vidas, estar atento à praia e fazer vigilância”.

O Instituto de Socorros a Náufragos tem 7610 nadadores-salvadores aptos a trabalharem nas praias portuguesas, um número que decorre da extensão de validade de várias certificações devido à pandemia. Porém, apesar de o número de nadadores-salvadores aptos a trabalhar tenha aumentado, isso não significa que todos estejam disponíveis para fazê-lo.

A pandemia de covid-19 interrompeu os cursos de formação que estavam a decorrer em março. O diretor do ISN pede que as piscinas sejam abertas rapidamente para que se possam fazer os exames práticos de final de curso.

As normas, recomendações e protocolos para os nadadores-salvadores vão ser publicados “nos próximos dias”.

Este ano, a época balnear vai abrir a 6 de junho. As regras da DGS preveem a obrigatoriedade de manter o distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e o afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.

A aplicação Infopraia vai permitir ver a ocupação de cada praia numa espécie de semáforo, sendo que verde significa uma ocupação baixa (1/3), amarelo uma ocupação elevada (2/3) e vermelho uma ocupação plena (3/3). A informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”.

Na utilização do areal das praias estão “interditas atividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares”.

Vai estar “interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado” para acesso às praias.

Se houver acumulações excessivas em algumas praias, estas podem ser interditadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tanta preocupação com as praias. Não vejo o mesmo em relação ao festival de verão do avante.

RESPONDER

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …

Trabalho ilegal. Bloco propõe alteração à lei para criminalizar "toda a cadeia"

Catarina Martins anunciou, esta segunda-feira, que o Bloco de Esquerda quer alterar a lei de 2016 para garantir uma melhor fiscalização e condenação dos responsáveis pela exploração de trabalhadores em Portugal. Em Odemira, a coordenadora do …

Laos regista primeira morte por covid-19 desde o início da pandemia

Uma mulher de 53 anos - que tinha diabetes e outros problemas de saúde - foi a primeira vítima mortal por covid-19 em Laos, em mais de um ano de pandemia. Segundo noticiou a agência …