Nadadores-salvadores podem ter de usar máscara, óculos e bata (e não haverá respiração boca-a-boca)

A duas semanas do arranque da época balnear, marcado para 6 de junho, as normas de atuação dos nadadores-salvadores ainda estão a ser preparadas.

De acordo com a TSF, os nadadores-salvadores das praias portuguesas poderão ter de usar equipamento novos: máscara, óculos e bata.

Segundo o diretor do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), comandante Velho Gouveia, ouvido pela TSF, a máscara será de utilização “conveniente”, sempre que não for um “obstáculo”, tal como o uso de “óculos e uma bata”.

Nas operações de socorro, já não haverá respiração boca-a-boca. O comandante Velho Gouveia garantiu que há “alternativas a essa modalidade de prestação de Suporte Básico de Vida, nomeadamente a utilização de um kit de oxigénio ou de bombas manuais”.

Na utilização da bomba manual, é necessária a presença de dois nadadores-salvadores – uma situação que o comandante considera ser “fácil de resolver”.

O comandante Velho Gouveia defende, à TSF, que os nadadores-salvadores não devem estar ocupados a verificar quantas pessoas se encontram na praia, uma vez que a sua função é “salvar vidas, estar atento à praia e fazer vigilância”.

O Instituto de Socorros a Náufragos tem 7610 nadadores-salvadores aptos a trabalharem nas praias portuguesas, um número que decorre da extensão de validade de várias certificações devido à pandemia. Porém, apesar de o número de nadadores-salvadores aptos a trabalhar tenha aumentado, isso não significa que todos estejam disponíveis para fazê-lo.

A pandemia de covid-19 interrompeu os cursos de formação que estavam a decorrer em março. O diretor do ISN pede que as piscinas sejam abertas rapidamente para que se possam fazer os exames práticos de final de curso.

As normas, recomendações e protocolos para os nadadores-salvadores vão ser publicados “nos próximos dias”.

Este ano, a época balnear vai abrir a 6 de junho. As regras da DGS preveem a obrigatoriedade de manter o distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e o afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.

A aplicação Infopraia vai permitir ver a ocupação de cada praia numa espécie de semáforo, sendo que verde significa uma ocupação baixa (1/3), amarelo uma ocupação elevada (2/3) e vermelho uma ocupação plena (3/3). A informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”.

Na utilização do areal das praias estão “interditas atividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares”.

Vai estar “interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado” para acesso às praias.

Se houver acumulações excessivas em algumas praias, estas podem ser interditadas.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …