//

Praias vão ter sala de quarentena para suspeitos de covid-19

hoomygumb / Flickr

Praia do Tamariz, Estoril

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tutelada pelo Ministério do Ambiente, determinou a criação de uma sala de quarentena para isolar casos de banhistas ou trabalhadores suspeitos de estarem infetados com covid-19, avança o Correio da Manhã.

Segundo o Correio da Manhã, que avança a notícia esta terça-feira, a sala de isolamento deve ser instalada nos postos de primeiros socorros das praias, onde são assistidos os banhistas com problemas e saúde. Nestes postos, devem existir termómetros e equipamento de proteção individual.

No Manual das Boas Práticas da época balnear deste ano, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) escreve que os postos de primeiros socorros devem “compreender uma área destinada ao isolamento de casos suspeitos da doença covid-19″, segundo cita o CM.

Nas praias com vigilância, um plano de contingência que obedeça às regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deve ser desenvolvido para lidar com os banhistas ou trabalhadores suspeitos de estarem infetados com covid-19.

Segundo o CM, se houver alguém suspeito de estar infetado, “o responsável pelo posto de primeiros socorros deve encaminhar os casos suspeitos para o espaço de isolamento e prestar todo o apoio que se revele necessário, interditando a aproximação de qualquer outra pessoa até à chegada da equipa de emergência médica”.

Este ano, a época balnear vai abrir a 6 de junho. As regras da DGS preveem a obrigatoriedade de manter o distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e o afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.

A aplicação Infopraia vai permitir ver a ocupação de cada praia numa espécie de semáforo, sendo que verde significa uma ocupação baixa (1/3), amarelo uma ocupação elevada (2/3) e vermelho uma ocupação plena (3/3). A informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”.

Na utilização do areal das praias estão “interditas atividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares”.

Vai estar “interdito o estacionamento fora dos parques e zonas de estacionamento ordenado” para acesso às praias.

Se houver acumulações excessivas em algumas praias, estas podem ser interditadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.