Revelado o primeiro semáforo de praia. Foi criado por startup de Gaia e já tem interessados

Smart City Sensor

Torniquete Virtual com Semáforo Luminoso Acesso às Praias em Tempo Real da Smart City Sensor

A época balnear vai abrir no próximo dia 6 de Junho, mas de forma condicionada devido à pandemia de covid-19. Uma das novidades para controlar o número de pessoas no areal são os semáforos à entrada das praias. E já foi revelado o primeiro semáforo de praia que foi criado por uma startup de Vila Nova de Gaia.

A startup Smart City Sensor, de Vila Nova de Gaia, divulgou aquele que pode ser o modelo de semáforo de praia que nos vamos habituar a ver neste Verão, à entrada dos areais por esse país fora.

Trata-se de um “torniquete virtual”, como o define a empresa numa nota no seu site, que vai permitir contar, em tempo real, o número de pessoas na praia, sem invadir a sua privacidade.

Este semáforo de praia recorre ao “mesmo sistema de radar bidireccional utilizado por baleias, golfinhos ou morcegos“, como explica o gerente da empresa, Pedro Bastos, em declarações ao Jornal de Notícias (JN).

Deste modo, conta as entradas e saídas da praia sem ser necessária qualquer câmara a filmar, baseando-se nos “sinais devolvidos aos sensores por cada pessoa que frequente o areal”, como explica o mesmo responsável.

Como qualquer semáforo, “acende a luz amarela quando atinge 80% da lotação” e passa a vermelho quando atinge a lotação máxima, alertando as autoridades, como a Protecção Civil, para estes dados, para ser prepararem para eventuais medidas.

“Estamos a tratar de tornar essa informação acessível no nosso site, para que as pessoas possam consultar como está a sua praia antes de saírem de casa“, frisa Pedro Bastos.

O gerente da Smart City Sensor realça que, pelo que sabe, este é “o único aparelho existente para o efeito”.

“Temos já uma dezena de autarquias interessadas no nosso projecto, de Norte a Sul. Há duas semanas que lhes enviámos a apresentação, estiveram à espera que o Governo definisse as directrizes para as praias, agora estamos em condições de instalar a tempo da próxima época balnear e temos bastantes interessados”, acrescenta Pedro Bastos.

No seu site, a empresa explica que a tecnologia “será instalada já em Junho, a fim de permitir uma abertura segura da época balnear”.

Mas “pode também ser utilizada em diversos cenários, tais como feiras, mercados e jardins”, permitindo “a contabilização em tempo real, o que permitirá organizar rapidamente os espaços monitorizados”, sustenta.

“O produto tecnológico é 100% nacional e está em fase de aquisição por diversas entidades municipais”, acrescenta a startup.

A Smart City Sensor trabalha com tecnologias para cidades inteligentes, nomeadamente com sistemas e sensores de controlo de tráfego, de “free wifi” e de ambiente.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, está vermelho, a praia está “cheia”, não se pode entrar, e o pessoal fica todo amontoado à entrada da praia à espera que alguém saia, lá para o final do dia.
    Entretanto está tudo junto à entrada a confraternizar, e até vão criar bares daqueles ambulantes à entrada da praia para o pessoal que está à espera. Já estou a imaginar a cena. 🙂 Haverá mais gente à entrada do que na praia e em menos espaço.

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …