Infarmed vai continuar “forever and ever” em Lisboa

Fernando Veludo / Lusa

O presidente da câmara do Porto, o independente Rui Moreira, disse esta segunda-feira que “o Infarmed vai continuar forever and ever [para todo o sempre] em Lisboa”, acusando o Governo, liderado pelo PS, de “sucumbir àquilo que é a máquina do Estado”.

“As explicações estão dadas. O ministro aquilo que disse é que houve uma alteração da política e que vai atirar para uma comissão que, no dia de são nunca à tarde, na semana dos nove dias, é capaz de decidir que o Infarmed vem para o Porto. E, nesse dia, criam uma outra comissão para ver se alguma comissão diz que é mau o Infarmed vir para o Porto”, afirmou o independente Rui Moreira.

Em conferência de imprensa, o autarca defendeu que a questão não está na deslocalização daquele organismo, mas sim na manutenção do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde em Lisboa.

“Quero dizer, para que fique claro, que ninguém até hoje, seja o senhor primeiro-ministro, seja o ministro, falaram comigo ou tentaram falar comigo, que seja do meu conhecimento. E, portanto, aquilo que eu posso dizer é que considero que este, como aliás já parecia óbvio, é um processo em que o poder político sucumbiu àquilo que é a máquina do Estado e a máquina instalada”, defendeu.

Para Rui Moreira, este era, aliás, um desfecho previsível face à evolução de todo o processo, que previa a transferência do Infarmed até janeiro de 2019.

“Em primeiro lugar, foi tomada uma decisão, depois foi criada uma comissão para dizer, se calhar, que a decisão estava mal tomada, a seguir apresentam um documento em que 27 peritos, especialistas na matéria, nomeados pelo Governo, sem nenhuma intervenção da câmara do Porto, dizem que vai para o Porto e depois nós não ouvimos mais nada. Compreenderam com certeza que eu, no princípio de setembro, começasse a achar que isto era uma situação anedótica“, afirmou.

O independente escusou-se, contudo, a comentar se o ministro da Saúde tem ou não condições para se manter no cargo, sublinhando apenas que a deslocalização do Infarmed para o Porto foi uma resolução do Conselho de Ministros.

Forever and ever em Lisboa

O presidente da câmara do Porto disse ainda que não vai pedir mais explicações ao Governo, até porque, neste caso, tem “a certeza que o Infarmed vai continuar ‘forever and ever’, como diz a música, em Lisboa”.

“Como disse, eu não falei com o ministro, se ele me queria falar da situação política não sei, mas isso é um problema do Governo não da Câmara do Porto. Aqui no Porto está tudo na mesma. E, portanto, é mais um caso de promessa dada, promessa não honrada, mas como nós também não tínhamos pedimos nada fica como antes, quartel-general em Lisboa”, referiu Rui Moreira.

Rui Moreira, lembrou ainda que o governo é que pediu à Câmara do Porto para auxiliar a transferência do Infarmed, defendendo que esta não era uma decisão do Porto, era uma decisão nacional.

O ministro da Saúde disse na sexta-feira que a decisão de suspender para já a deslocalização do Infarmed para o Porto “é coerente” com o que Governo tem afirmado e foi tomada tendo em conta a vontade dos trabalhadores da instituição.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Descentralizar não é mudar o INFARMED de Lisboa para o Porto. O que Moreira quer é mais poder e passar a mandar mais ou mudar o centro de sitio. Descentralizar é mudar ou criar serviços em zonas do Interior mais desfavorecidas, seja em Trás os Montes ou Alentejo, mesmo no Algarve. Será que não haveriam regiões que precisariam mais que o Porto?

  2. O nossos governantes no seu melhor. Política é isto. Diz que não disse, mas ouviu dizer. Estão.se a caga.. para o país. Só interessa Lisboa. Só interessam os tachos.

  3. Simplesmente uma grande trapalhada inventada pelo governo, primeiro decidiram e depois “estudaram” as consequências, resultado, uma asneira grossa que se fosse praticada pelos partidos da oposição teríamos a geringonça em peso a preencher os tempos de televisão com críticas, assim metem todos o rabinho entre as pernas e ficam bem caladinhos até que a tempestade acalme.

  4. O Rui Moreira é adepto da politica do sangessuga. Como o Porto nao cria riqueza há que sugar o resto do país. Até o Alentejo produz mais riqueza por habitante que a região norte

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …