//

MNE russo acusa Kiev de infringir grosseiramente acordo de Genebra

Kremlin / Wikimedia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou hoje o Governo da Ucrânia de “infringir grosseiramente” o acordo internacional assinado na semana passada em Genebra para reduzir a tensão no país.

“Não só o acordo de Genebra não está a ser respeitado, como estão a ser tomadas medidas, nomeadamente por aqueles que tomaram o poder em Kiev, que o infringem grosseiramente”, disse Lavrov numa conferência de imprensa em Moscovo.

O acordo de Genebra, assinado na quinta-feira, prevê entre outras medidas o desarmamento de todos os grupos ilegais e a evacuação de todos os edifícios públicos ocupados, na capital ou no leste do país.

Segundo o ministro russo, as autoridades de Kiev “declaram abertamente que o acordo de Genebra não se aplica a Maidan”, a praça do centro da capital onde permanecem acampados e barricados manifestantes, o que “é inaceitável”.

Estados Unidos e Rússia acusam-se mutuamente de ingerência na Ucrânia e falta de vontade política para aplicar o acordo de Genebra.

Washington, que acusa Moscovo de estar por detrás dos conflitos no leste da Ucrânia, apelou à Rússia para fazer pressão sobre as forças pró-russas que controlam a administração regional de Donetsk e de outras cidades do leste, ameaçando com novas sanções.

“As tentativas de isolar a Rússia são em vão, porque é impossível isolar a Rússia do resto do mundo”, disse hoje Lavrov.

“Em primeiro lugar, porque somos uma grande potência, independente e que sabe o que quer. E, em segundo lugar, porque uma maioria esmagadora de países não quer isolar a Rússia”, disse.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.