Ministro suspende cursos de Comandos até ao fim do inquérito da morte de militar

O ministro da Defesa anunciou que estão suspensos todos os cursos de Comandos até à conclusão do inquérito aberto à morte do militar na última segunda-feira.

O ministro da Defesa anunciou esta quinta-feira a suspensão de todos os cursos de Comandos até ao fim do inquérito sobre a morte de um militar no domingo passado.

“Estão suspensos todos os cursos de comandos até ao fim do inquérito”, afirmou Azeredo Lopes à RTP.

No entanto, em declarações ao Diário de Notícias, o porta-voz do Exército adiantou que só estão suspensos os “próximos cursos” e que o atual mantém-se.

A decisão da suspensão foi tomada pelo General Rovisco Duarte, chefe do Estado-Maior do Exército, e comunicada posteriormente ao Ministro da Defesa.

O ministro, que está em Londres para participar numa reunião, já tinha dito à Lusa que estava a acompanhar “com muita preocupação” estes incidentes, que levaram ao internamento de outros militares.

“Estou acompanhar com muita preocupação”, declarou, referindo não só a vítima mortal como “outros incidentes num número que é objetivamente elevado”.

Além do inquérito instaurado pelo chefe do Estado-Maior do Exército, a Procuradoria-Geral da República também abriu uma investigação, decisão que Azeredo Lopes acolheu com “serenidade”.

Mesmo aceitando que as forças especiais como os Comandos envolvam treinos mais intensos, o ministro entende que deve acompanhar o caso.

“Não impede o responsável político, neste caso o ministro, de estar muito atento para verificar se, com esse grau de exigência que pressupõe o facto de tratar-se de forças desta natureza, se todos os procedimentos foram cumpridos e não se levou longe demais esse esforço“, justificou.

No entanto, o governante garante que só poderá intervir depois da divulgação das conclusões dos dois inquéritos.

“A partir disso, será possível a quem tem responsabilidade política e exerce a sua autoridade na Defesa Nacional, de poder tomar as decisões que resultem das conclusões das diferentes abordagens”, rematou.

Os incidentes ocorreram na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, embora em locais diferentes, sendo que o incidente do militar que veio a falecer ocorreu pelas 15h40.

De acordo com uma primeira nota do Exército português, o militar sentiu-se “indisposto durante uma prova de tiro”, tendo sido de imediato assistido pelo médico que acompanhava a instrução, que lhe diagnosticou “um golpe de calor”.

Três outros militares encontram-se no Hospital das Forças Armadas, dois deles no Serviço de Medicina, sendo a sua situação clínica estável, não levantando cuidados de maior.

O terceiro militar está na Unidade de Tratamentos Intensivos, diagnosticado também com um “golpe de calor”.

Um quarto foi transferido do Hospital do Barreiro para o Curry Cabral, em Lisboa, devido a complicações hepáticas e encontra-se em lista de espera para transplante.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Medida acertada.
    Donde se conclui que os cursos não estavam adequados a uma boa formação militar. Estariam adequados para alguma mentalidade “Rambo” que milita nos quadros intermédios dos graduados formadores. Mentalidade idêntica aos doentes com complexo de inferioridade que praticam as Praxes nas universidades.

    • E ao fim de 100 e tal cursos é que descobrem isso?
      Desadequado deve estar o médico que os dá como aptos para o curso ou foram meninos que na noite anterior estiveram a mandar uns shots abaixo há um que até tem o fígado desalinhado

  2. Mas será que o senhor ministro não percebeu que o acidente foi por meterem os comandos a treinar em dias de temperaturas extremamente elevadas sem a menor adaptação para tal facto?

RESPONDER

Ministra volta atrás, descarta congelamento das carreiras e admite aumentos na Função Pública

Esta segunda-feira, a ministra da Administação Pública disse, em entrevista à Antena 1, que não poda excluir o congelamento das carreiras. Já na quarta-feira, em declarações à TSF, Alexandra Leitão mudou o discurso. Em entrevista à …

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …