Miguel Macedo suspeito de passar informação privilegiada a ex-sócio

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

No pedido de levantamento da imunidade parlamentar, o Ministério Público (MP) imputa a Miguel Macedo, deputado do PSD e ex-ministro da Administração Interna, a prática de quatro crimes no âmbito do processo dos vistos Gold, nomeadamente três de prevaricação por titular de cargo político e um de tráfico de influências.

O DN teve acesso ao pedido de levantamento da imunidade parlamentar, onde a procuradora Susana Figueiredo, do Departamento Central de Investigação e Acção Penal refere que, entre outras situações, o ex-ministro da Administração Interna forneceu ao seu ex-sócio Jaime Gomes, arguido no processo dos vistos Gold baptizado de “Operação Labirinto”, o caderno de encargos de um concurso público que ainda não tinha sido lançado.

De acordo com o documento, que foi entregue no gabinete da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, “no desenvolvimento de uma parceria informal de natureza lucrativa mantida com o arguido Jaime Gomes”, Miguel Macedo “disponibilizou ao empresário documentação de natureza concursal pública internacional (caderno de encargos) numa fase prévia à sua publicitação”.

Esta situação, de acordo com o MP, conferiu a Jaime Gomes “uma posição de vantagem” em matéria de informação privilegiada, “em detrimento de outros potenciais interessados”.

No documento enviado à Assembleia da República a procuradora não especifica qual é o concurso público em causa.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Onde estão agora os zelotas que, de lágrimas nos olhos, teciam laudas a este indivíduo pela sua “grande dignidade” ao demitir-se do cargo de ministro. Afina, parece que a estratégia era jogar rente à relva à espera de passar despercebido. Mas, se até no melhor pano cai a nódoa, porque não cairia essa nódoa também em cima deste sujeito?

RESPONDER

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …

Alex Ferguson acusado de receber relógio após viciar jogo da Juventus

Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United durante quase três décadas entre 1986 e 2013 que venceu um total de 38 títulos pelo clube depois de se ter destacado nos escoceses do Aberdeen, foi acusado …