Michael Schumacher já não está acamado, diz jornal britânico

dck47 / Flickr

Michael Schumacher, 7 vezes campeão do Mundo de Fórmula 1

O Daily Mail revelou esta segunda-feira que Michael Schumacher, que sofreu um acidente de esqui em 2013, já não está agarrado à cama nem ligado a tubos.

No entanto, segundo o mesmo jornal, acredita-se que esteja a receber cuidados intensivos de enfermagem e terapia, estimados em mais de 50 mil libras por semana.

Um extenso relatório revela que o piloto vive com a família próxima em sua casa. Estes novos dados refutam relatos anteriores que sugeriam que Schumacher residia num hospital médico externo ou especializado na sua casa suíça.

Segundo a revista alemã Bravo, médicos estarão a preparar a transferência de Schumacher para uma clínica em Dallas, no Texas, especializada em lesões cerebrais. A família, porém, não comenta a especulação.

No dia 29 de dezembro fará cinco anos desde que o piloto mais bem sucedido da Fórmula 1, que fará 50 anos cinco dias depois, caiu e bateu com a cabeça enquanto esquiava em Meribel, nos Alpes franceses.

Desde então o automobilista alemão vive juntamente com a esposa Corinna, com quem se casou em 1995, numa mansão avaliada em 50 milhões de euros num ambiente de perfeito sigilo sobre a sua condição.

A privacidade é uma exigência da mulher de Schumacher. Corinna permite apenas visitas de pessoas próximas, como Jean Todt, atual presidente da Federação Internacional de Automobilismo, e o próprio arcebispo alemão.

Michael Schumacher bateu a cabeça numa pedra e ficou em coma, entre a vida e a morte. O piloto foi submetido a duas intervenções cirúrgicas, das quais saiu em coma induzido, em estado crítico mas estável. Em março de 2014, ainda em coma, Schumacher começou a respirar sem aparelhos, tendo tido alta em setembro, para continuar a recuperação em casa, com a família mais próxima, na vila suíça de Gland.

Durante algum tempo, o ex-piloto parecia estar a reagir aos tratamentos, alimentando esperanças numa eventual recuperação.

Mas em maio de 2016, Jean Todt, presidente da Federação Internacional de Automobilismo e antigo director desportivo da Ferrari, revelou detalhes sobre o estado de saúde de Schumacher – e as notícias não podiam ser piores: tinha piorado drasticamente e tinha a vida por um fio.

Desde então, a família do alemão e a sua porta-voz, Sabine Kehm, optaram por não revelar detalhes do seu estado de saúde.

Recentemente, o arcebispo alemão Georg Gänswein disse à revista alemã Bunte que o ex-piloto estava em estado vegetativo, mas “sente as pessoas à sua volta”. Contudo, o arcebispo não deu mais detalhes, devido aos pedidos de privacidade da esposa do alemão.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …