/

Revista alemã fez capa com “entrevista exclusiva” a Michael Schumacher. Foi gerada por IA

(dr) Juergen Tap / PIXSELL

Corinna e Michael Schumacher

Família de Schumacher tem lutado por resguardar o estado de saúde do antigo piloto.

A revista alemã Die Aktuelle está envolta em polémica, depois de ter anunciado na capa de uma edição uma suposta entrevista com com o sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, Michael Schumacher. Desde que foi divulgado, o texto causou polémica, já que o antigo piloto está em coma desde dezembro de 2013, na sequência de um acidente de ski que lhe causou severas lesões cerebrais.

Mesmo assim, no interior da publicação é possível encontrar um texto cujo título é “A minha vida mudou completamente” (em tradução livre para português), que também está presente na capa, juntamente com as chamadas de atenção “a primeira entrevista” ou “sensação mundial”. No entanto, em letras pequenas, também é possível ler a ressalva “parece profundamente real“.

A suposta entrevista começa como se de uma verdadeira se tratasse. “Falamos com ele. Perguntamos como se sente. E finalmente conseguimos respostas, quase dez anos após o seu trágico acidente”, começa o texto.

“Sem meias frases ou declarações nebulosas de amigos. Respostas dele! Por Michael Schumacher, de 54 anos. Aqui está – a incrível entrevista! Com respostas para as perguntas mais relevantes que o mundo inteiro tem vindo a fazer há tanto tempo”.

No final do texto, uma pista é deixada, apesar de ambígua, nota o Race Fans. “Terá sido mesmo Michael Schumacher a fazer estas declarações?” Mais tarde, o site c.ai é referido, sendo este conhecido pelo uso de inteligência artificial para replicar as respostas de pessoas famosas.

Como seria de esperar, a opção editorial tem recebido muitas críticas na Alemanha, face aos esforços da publicação de tentar gerar vendas ao falsificar as respostas. Desde o acidente, a família de Schumacher tem lutado por manter o estado de saúde do antigo piloto no âmbito privado e preservando a sua dignidade.

Nas últimas horas, a família já fez saber, por via do seu porta-voz, que irá tomar medidas legais contra a Die Aktuelle.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.