Mexidas no IRS podem aliviar famílias que ganham até 60 mil euros

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

As mexidas nos escalões de IRS já prometidas pelo Governo, no âmbito das negociações do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), podem vir a beneficiar cerca de 1,5 milhões de agregados familiares com rendimentos anuais até 60 mil euros.

A forma como o Governo vai mexer nos escalões do IRS tem sido alvo de muita especulação, e vai ser afinada nas negociações do OE2022 com os partidos de esquerda. Mas, na sua mais recente entrevista, o primeiro-ministro deu a entender que a mudança deverá passar pelo desdobramento dos terceiro e sexto escalões.

Assim, será criado um novo escalão, o que deverá levar também a uma revisão dos limites dos escalões intermédios e das taxas a aplicar a cada um deles.

Actualmente, o sexto escalão vai dos 36.967 euros aos 80.882 euros de rendimentos anuais. O Correio da Manhã (CM) apurou que a ideia é cortar o escalão a meio, o que beneficiará as pessoas que ganham menos.

Essa divisão “deverá dar-se nos rendimentos a rondar os 60 mil euros, favorecendo assim a parte de baixo”, explica ainda o jornal.

No terceiro escalão, “a divisão não deverá ser feita em partes iguais”, segundo a mesma fonte que aponta que deverá ser feito “um corte que implica deixar um terço num dos extremos do escalão”.

Actualmente, o terceiro escalão abrange rendimentos dos 10.732 aos 20.322 euros anuais. “Se escolher concentrar a maior fatia no patamar inferior, o novo escalão deverá arrancar para quem tem rendimentos na casa dos 17 mil euros”, aponta o CM.

As alterações nestes dois escalões vão acabar por influenciar também os quarto e quinto escalões.

Portanto, a baixa do IRS deverá abranger “um total de 1,5 milhões de famílias“, vaticina o referido jornal.

Os terceiro e sexto escalões envolvem 45% do IRS cobrado em 2020.

Contudo, para já, ainda não é possível medir na plenitude o alívio fiscal real para os contribuintes.

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, já avisou que as mudanças nos escalões de IRS só vão aliviar as famílias se houver uma revisão das tabelas da retenção na fonte, conforme cita o CM.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. só promessas é o que me parece. como temos eleições à porta toca a dar algo para o povinho se entreter.
    Como o orçamento só é apresentado depois das eleições vamos ver até onde vão as promessas…

    Como diz o ditado “gato escaldado de água fria tem medo”

  2. Reparem como um Mentiroso Populista fala:
    “Mexidas no IRS PODEM aliviar famílias que ganham até 60 mil euros”
    não diz…
    “Mexidas no IRS VÃO aliviar famílias que ganham até 60 mil euros”
    Aprendeu com o malabarista-ilusionista bosta.

RESPONDER

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …

UE aprova pacote de mil milhões de euros para ajuda à população do Afeganistão

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira uma verba de mil milhões de euros para ajuda humanitária combinada com a prestação de apoio direcionado às necessidades básicas, em benefício direto do povo afegão e dos …