“Piloto” está entre Sabrosa e Copenhaga. Família tem contas vigiadas

Oscar in the middle / Flickr

Já lá vão 21 dias e não há sinal de Pedro Dias, o homem suspeito de ter morto duas pessoas em Aguiar da Beira. A GNR apertou o cerco na zona de Vila Real para tentar apanhar o suspeito que até já foi avistado na Dinamarca.

A GNR montou uma mega-operação que se arrasta desde a véspera do feriado do Dia de Todos os Santos para tentar apanhar finalmente Pedro Dias, suspeito de no passado dia 11 de Outubro ter morto um militar e um civil em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda.

O Correio da Manhã adianta que as autoridades têm controlado “centenas de viaturas” e que as “principais saídas de Vila Real estão a ser patrulhadas”, com veículos revistados “a pente fino”.

A GNR continua a acreditar que Pedro Dias está “escondido entre os concelhos de Vila Real e Sabrosa“, avança o CM.

Mas há quem garanta tê-lo visto na Galiza e, mais recentemente, alguém garantiu ter visto o suspeito no aeroporto de Copenhaga, na Dinamarca, sustenta o JN.

O diário sustenta que, após o “corrupio de contactos” entre as polícias portuguesa e dinamarquesa, a pista confirmou ser “infundada”.

De resto, Pedro Dias já foi visto em várias localidades portuguesas, havendo alguns relatos de que teria fugido para Salamanca.

As autoridades estão certas de que “Piloto”, como é também conhecido, está a ser ajudado por terceiros, nomeadamente pela sua família.

O Correio da Manhã garante que as autoridades estão a vigiar as contas dos familiares e amigos de Pedro Dias e que já detectaram “tentativas suspeitas de movimentação de verbas avultadas”.

Este diário também noticiou que os pais e uma irmã do suspeito se recusaram a fornecer amostras de ADN à polícia para ajudarem nas buscas.

Ministra não quer caso transformado num reality show

Entretanto, a ministra da Administração Interna (MAI), Constança Urbano de Sousa, avisa que o caso não é “um reality show“, apelando a que “é preciso deixar as polícias trabalhar”, conforme declarações divulgadas pela TVI.

Constança Urbano de Sousa assume que o caso é “naturalmente complicado e complexo, dada a área de intervenção e todas as circunstâncias”, mas sustenta que “as operações têm o seu tempo” que urge “respeitar”.

“Não vamos estar constantemente em cima, pressionando e muitas vezes estragando as operações porque se faz disso um caso que é um reality show“, lamenta ainda a ministra.

SV, ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. No meu modesto entender , o “hominho” só pode estar onde consiga sobreviver e ter acesso a alguma informação. Se é entre Vila Real e Sabrosa não é assim uma área por aí além. Por que não bota a GNR inculcas a troco de algum? Sempre ficaria muitíssimo mais barato a nós, povo, que temos de pagar tudo, do que andarem um mês à procura da b**, como se andassem a fazer uma tournée pelo país. Há métodos e métodos…

  2. “Ter morto” não existe na língua portuguesa. Ou escrevem “ter matado” ou, se preferem, “ter posto no estado de morto”. Um pouco mais de cuidado na redacção, por favor.

    • Pois, realmente houve uma confusão com os particípios e o que está escrito não está correto. Mas no meio das formas regulares e irregulares do particípio passado, da conjugação com os verbos ter/haver/ser/estar, das regras, das exceções às regras, das exceções às exceções às regras, do previsto e do corrente, o que mais me espanta é a humildade com que normalmente se faz este tipo de reparos.
      Já agora, e assumindo que o comentário é contemporâneo, “redacção” também não existe nos dias de hoje, ou escreve “redação” ou recua no tempo, até 13 de maio de 2015, para poder escrever “redacção”. Um pouco mais de cuidado, por favor.

  3. Já foi visto num voo pra a Tailandia. Inclusivé tiraram-lhe uma foto a bordo do avião
    Um passageiro de um voo para a Tailândia, tira uma foto em que Pedro Dias aparece.
    O autor da foto só reconheceu Pedro Dias depois de ter chegado ao Hotel e ter transferido as fotos para o seu computador.

    Será este o verdadeiro destino de Pedro Dias? Será a foto verdadeira? Ficam as dúvidas.

  4. Nunca me desiludiram os ditados populares, pela sapiencia, e pela verdade que sempre me ensinaram. Diz um deles:
    “Quem é vivo sempre aparece”. Dos ultimos factos a corroborar este ditado foi o pequeno Martim, lá apareceu. Quem não aparece de maneira nenhuma é o Pedro Dias. Dizem que o vêm, seja a roubar um jeep velho e sem combustivel, a bater numas pessoas e a roubar-lhes outro carro, tambem este já velho,já o viram vestido de encarnaddo à moda do benfica, já foi avistado na Dinamarca, na galiza, em Burgos e em Salamanca. Será que o Pedro Dias terá o mesmo Dom de Deus a omnipresença? Não me parece. O que me parece é que esta historia, quando se souber toda a verdade, ainda muita gente vai ter de se penitenciar e reflectir sobre os juizos que fizeram e porque é que fizeram, sobre tudo isto. Vai de certezinha absoluta dar muito que pensar….

  5. Quão mal está a justiça para não confiar nela.Como se passa de inocente e honrado a assassino. A quem teria ele feito frente? Houve uma vez um procurador que chamou os meus amigos e disse, Vocês não se metam porque eu tenho que o foder. Tudo isto é lamentável para um ser humamno

  6. Ultima hora!!!Imagens de satélite divulgadas pela Nasa em que se pensavam que seria a sonda europeia schiaparelli,foi lançado um comunicado a dizer que afinal pode ser o Pedro Dias!!!

RESPONDER

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …

Chega acusa PSD de covardia por recusar proposta de revisão constitucional

O PSD vai chumbar a proposta de revisão constitucional do Chega. Em reação, André Ventura acusou os sociais-democratas de ter uma "atitude covarde". Em declarações ao jornal Público, o líder da bancada social-democrata, Adão Silva, disse …