Marcelo Rebelo de Sousa não descarta novo estado de emergência

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana.

O presidente da República não descarta a possibilidade de declarar um novo estado de emergência em Portugal. No entanto, adianta que não seria necessariamente com as mesmas medidas do que o primeiro, ou seja, sem confinamento obrigatório da população.

“Tem de haver uma calibragem das medidas, algumas mais específicas para determinados territórios, outras globais, para todo o país”, disse Marcelo Rebelo de Sousa na receção aos ciclistas João Almeida e Rúben Guerreiro, em Belém.

“Vai ter de ser encontrado um equilíbrio, porque agora é mais difícil do que foi em março e é preciso haver consenso parlamentar e socialmente, porque as pessoas têm de perceber o que têm mesmo de fazer”, disse ainda o chefe de Estado, citado pelo Público.

O facto de se ter referido ao parlamento é sinal que está equacionar um novo estado de emergência, visto que para o declarar é necessário que o parlamento o autorize.

A decisão de avançar ou não para estado de emergência só deverá ser tomada no sábado, após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

O presidente da República admitiu hoje vir falar ao país na próxima semana, após o primeiro-ministro anunciar aos portugueses no sábado um roteiro de medidas para conter a propagação da covid-19.

Em resposta a questões dos jornalistas, na varanda do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que recebeu o primeiro-ministro, António Costa, em audiência, na quarta-feira.

“Ele expôs-me as ideias que tem. Vai ouvir sobre essas ideias os partidos políticos amanhã [sexta-feira]. Vai reunir um Conselho [de Ministros] extraordinário no sábado. Falará ao país no sábado a dizer as medidas para que aponta o Governo e o roteiro dessas medidas”, adiantou.

“E depois eu admito eventualmente dizer alguma coisa ao país no decurso da semana que vem”, acrescentou o chefe de Estado.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta-se a preparar a “Tempestade Perfeita”, com tantos Maus exemplos comportamentais Diários, num período mais que critico; não será de admirar um congestionamento geral de todos os Serviços de Saúde, com a consequente impossibilidade de resposta para todos os casos de doenças. Medidas firmes, que se vierem a ser tomadas, talvez seja tarde demais. Será talvez o indesejado “Milagre da multiplicação dos casos” a Portuguesa !

    • Sou de opinião diferente. Penso que de um modo geral as pessoas não se têm portado mal. O pior são os exemplos que vêm de cima. O governo dá maus exemplos e é natural que o povo aligeire aquilo que não deveria ser aligeirado.
      No entanto, acho que o atual estado da pandemia é o resultado natural do dia-a-dia dos Portugueses com o exercício das suas atividades profissionais. E as estatísticas comprovam-no. O final da semana (quintas e sextas) são sempre os dias com maiores números de casos.
      Isto é incontornável. A única forma de reduzir é confinamento geral ou regional, mais teletrabalho e tele-escola, menos gente a “deambular” por aí.
      Na minha opinião não é irresponsabilidade do povo.

  2. pseudo heróis e heróis…
    Se correspondesse à verdade e se o grito “ vêm aí os espanhóis” fosse pronunciado em tom preocupante, gostaria de estar presente a ver quem seriam os voluntários para liderar e engrossar as forças opositoras aqueles, quem seriam os heróis a marchar em defesa do nosso / seu território, seriam os pseudos heróis modernos do mundo do desporto e da cultura??? Duvido.
    É claro que não sou defensor de guerras e tão pouco valorizo mais a bandeira que o ser humano mas, por favor, não insultem a minha inteligência. Porque razão é que um fulano a dar pontapés numa bola (coices) ou a contar anedotas sem sem qualquer sentido de responsabilidade, é considerado um herói e se desvaloriza aqueles que com altruísmo e valentia enfrenta os elementos da natureza, expondo a sua própria vida para salvar o seu semelhante???

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …