Marcelo Rebelo de Sousa não descarta novo estado de emergência

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana.

O presidente da República não descarta a possibilidade de declarar um novo estado de emergência em Portugal. No entanto, adianta que não seria necessariamente com as mesmas medidas do que o primeiro, ou seja, sem confinamento obrigatório da população.

“Tem de haver uma calibragem das medidas, algumas mais específicas para determinados territórios, outras globais, para todo o país”, disse Marcelo Rebelo de Sousa na receção aos ciclistas João Almeida e Rúben Guerreiro, em Belém.

“Vai ter de ser encontrado um equilíbrio, porque agora é mais difícil do que foi em março e é preciso haver consenso parlamentar e socialmente, porque as pessoas têm de perceber o que têm mesmo de fazer”, disse ainda o chefe de Estado, citado pelo Público.

O facto de se ter referido ao parlamento é sinal que está equacionar um novo estado de emergência, visto que para o declarar é necessário que o parlamento o autorize.

A decisão de avançar ou não para estado de emergência só deverá ser tomada no sábado, após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

O presidente da República admitiu hoje vir falar ao país na próxima semana, após o primeiro-ministro anunciar aos portugueses no sábado um roteiro de medidas para conter a propagação da covid-19.

Em resposta a questões dos jornalistas, na varanda do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que recebeu o primeiro-ministro, António Costa, em audiência, na quarta-feira.

“Ele expôs-me as ideias que tem. Vai ouvir sobre essas ideias os partidos políticos amanhã [sexta-feira]. Vai reunir um Conselho [de Ministros] extraordinário no sábado. Falará ao país no sábado a dizer as medidas para que aponta o Governo e o roteiro dessas medidas”, adiantou.

“E depois eu admito eventualmente dizer alguma coisa ao país no decurso da semana que vem”, acrescentou o chefe de Estado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta-se a preparar a “Tempestade Perfeita”, com tantos Maus exemplos comportamentais Diários, num período mais que critico; não será de admirar um congestionamento geral de todos os Serviços de Saúde, com a consequente impossibilidade de resposta para todos os casos de doenças. Medidas firmes, que se vierem a ser tomadas, talvez seja tarde demais. Será talvez o indesejado “Milagre da multiplicação dos casos” a Portuguesa !

    • Sou de opinião diferente. Penso que de um modo geral as pessoas não se têm portado mal. O pior são os exemplos que vêm de cima. O governo dá maus exemplos e é natural que o povo aligeire aquilo que não deveria ser aligeirado.
      No entanto, acho que o atual estado da pandemia é o resultado natural do dia-a-dia dos Portugueses com o exercício das suas atividades profissionais. E as estatísticas comprovam-no. O final da semana (quintas e sextas) são sempre os dias com maiores números de casos.
      Isto é incontornável. A única forma de reduzir é confinamento geral ou regional, mais teletrabalho e tele-escola, menos gente a “deambular” por aí.
      Na minha opinião não é irresponsabilidade do povo.

  2. pseudo heróis e heróis…
    Se correspondesse à verdade e se o grito “ vêm aí os espanhóis” fosse pronunciado em tom preocupante, gostaria de estar presente a ver quem seriam os voluntários para liderar e engrossar as forças opositoras aqueles, quem seriam os heróis a marchar em defesa do nosso / seu território, seriam os pseudos heróis modernos do mundo do desporto e da cultura??? Duvido.
    É claro que não sou defensor de guerras e tão pouco valorizo mais a bandeira que o ser humano mas, por favor, não insultem a minha inteligência. Porque razão é que um fulano a dar pontapés numa bola (coices) ou a contar anedotas sem sem qualquer sentido de responsabilidade, é considerado um herói e se desvaloriza aqueles que com altruísmo e valentia enfrenta os elementos da natureza, expondo a sua própria vida para salvar o seu semelhante???

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …