Marcelo Rebelo de Sousa não descarta novo estado de emergência

Rui Miguel Pedrosa / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana.

O presidente da República não descarta a possibilidade de declarar um novo estado de emergência em Portugal. No entanto, adianta que não seria necessariamente com as mesmas medidas do que o primeiro, ou seja, sem confinamento obrigatório da população.

“Tem de haver uma calibragem das medidas, algumas mais específicas para determinados territórios, outras globais, para todo o país”, disse Marcelo Rebelo de Sousa na receção aos ciclistas João Almeida e Rúben Guerreiro, em Belém.

“Vai ter de ser encontrado um equilíbrio, porque agora é mais difícil do que foi em março e é preciso haver consenso parlamentar e socialmente, porque as pessoas têm de perceber o que têm mesmo de fazer”, disse ainda o chefe de Estado, citado pelo Público.

O facto de se ter referido ao parlamento é sinal que está equacionar um novo estado de emergência, visto que para o declarar é necessário que o parlamento o autorize.

A decisão de avançar ou não para estado de emergência só deverá ser tomada no sábado, após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

O presidente da República admitiu hoje vir falar ao país na próxima semana, após o primeiro-ministro anunciar aos portugueses no sábado um roteiro de medidas para conter a propagação da covid-19.

Em resposta a questões dos jornalistas, na varanda do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que recebeu o primeiro-ministro, António Costa, em audiência, na quarta-feira.

“Ele expôs-me as ideias que tem. Vai ouvir sobre essas ideias os partidos políticos amanhã [sexta-feira]. Vai reunir um Conselho [de Ministros] extraordinário no sábado. Falará ao país no sábado a dizer as medidas para que aponta o Governo e o roteiro dessas medidas”, adiantou.

“E depois eu admito eventualmente dizer alguma coisa ao país no decurso da semana que vem”, acrescentou o chefe de Estado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta-se a preparar a “Tempestade Perfeita”, com tantos Maus exemplos comportamentais Diários, num período mais que critico; não será de admirar um congestionamento geral de todos os Serviços de Saúde, com a consequente impossibilidade de resposta para todos os casos de doenças. Medidas firmes, que se vierem a ser tomadas, talvez seja tarde demais. Será talvez o indesejado “Milagre da multiplicação dos casos” a Portuguesa !

    • Sou de opinião diferente. Penso que de um modo geral as pessoas não se têm portado mal. O pior são os exemplos que vêm de cima. O governo dá maus exemplos e é natural que o povo aligeire aquilo que não deveria ser aligeirado.
      No entanto, acho que o atual estado da pandemia é o resultado natural do dia-a-dia dos Portugueses com o exercício das suas atividades profissionais. E as estatísticas comprovam-no. O final da semana (quintas e sextas) são sempre os dias com maiores números de casos.
      Isto é incontornável. A única forma de reduzir é confinamento geral ou regional, mais teletrabalho e tele-escola, menos gente a “deambular” por aí.
      Na minha opinião não é irresponsabilidade do povo.

  2. pseudo heróis e heróis…
    Se correspondesse à verdade e se o grito “ vêm aí os espanhóis” fosse pronunciado em tom preocupante, gostaria de estar presente a ver quem seriam os voluntários para liderar e engrossar as forças opositoras aqueles, quem seriam os heróis a marchar em defesa do nosso / seu território, seriam os pseudos heróis modernos do mundo do desporto e da cultura??? Duvido.
    É claro que não sou defensor de guerras e tão pouco valorizo mais a bandeira que o ser humano mas, por favor, não insultem a minha inteligência. Porque razão é que um fulano a dar pontapés numa bola (coices) ou a contar anedotas sem sem qualquer sentido de responsabilidade, é considerado um herói e se desvaloriza aqueles que com altruísmo e valentia enfrenta os elementos da natureza, expondo a sua própria vida para salvar o seu semelhante???

RESPONDER

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …