Marcelo quer alegada fraude na reconstrução em Pedrógão esclarecida até ao fim do ano

PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República espera que fique esclarecida até ao fim do ano a situação sobre as alegadas fraudes na reconstrução de casas afetadas pelo incêndio de Pedrógão Grande.

“É bom estar uma investigação criminal em curso. Se necessário a Inspeção Geral das Finanças, uma vez que lhe pertence também o acompanhamento do fundo Revita, e, sobretudo, que não se demore muito tempo“, afirmou esta segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas antes de dar um mergulho na praia fluvial da Louçainha, em Penela, concelho do distrito de Coimbra afetado pelo grande incêndio de Pedrógão Grande de 2017.

O Presidente da República frisou que as alegadas irregularidades já foram faladas em julho (devido a uma reportagem da revista Visão) e foram agora novamente abordadas (por uma reportagem da TVI), sendo que espera que “se entre no próximo ano com isto esclarecido”.

“Não pode haver dúvidas quanto à utilização do dinheiro dos portugueses. Os portugueses dão, são generosos. Não tenho dúvidas de que serão sempre generosos, mas não podem ficar com dúvidas”, assinalou Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o chefe de Estado, se há dúvidas “quanto à lisura do comportamento, não pode deixar de merecer uma investigação e uma investigação profunda“, por forma a dissipar quaisquer dúvidas.

“Houve muitos responsáveis a apreciar [os processos] e os portugueses querem respostas e respostas rápidas. Espero que não sejam respostas para daqui a muitos anos”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República falava aos jornalistas na praia fluvial da Louçainha, onde tirou as habituais selfies e fotografias com a população, tendo dado um mergulho acompanhado de algumas crianças que se encontravam naquele espaço, apesar de o tempo estar nublado e com alguma chuva.

“A chuva já intimidou, mas agora está ótimo”, disse.

Vinte minutos depois de visitar a praia e dar um mergulho rápido, voltou à vila do Rabaçal, também no concelho de Penela, para visitar uma queijaria, onde não se cansou de elogiar os queijos que ia provando.

Por estes dias, Marcelo Rebelo de Sousa vai passar por concelhos afetados pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, em junho de 2017, procurando promover o turismo naquela região.

“Há muita coisa bonita para ver aqui. E penso que já produziu alguns efeitos, porque já vi alguns políticos a percorrerem em férias a região Centro. Mas sobretudo vi muitos turistas. A ideia é chamar a atenção para programas que podem fazer: um fim de semana, dois dias, três dias, um dia e meio. Venham cá”, apelou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …