Marcelo “já não pode ver à frente” Azeredo Lopes e quer saída na próxima remodelação

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), conversa com o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes (esq)

A próxima remodelação governamental prevê-se para a seguir à aprovação do Orçamento de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa quer que Azeredo Lopes, Ministro da Defesa, saia do Governo já nessa altura.

A entrevista que o Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, deu ao Diário de Notícias/TSF, na qual declarava que “no limite, pode não ter havido furto nenhum“, referindo-se ao assalto em Tancos, provocou grande agitação no Governo.

Na altura da entrevista, várias vozes se levantaram contra Azeredo Lopes, tornando-o em alvo da chacota dos militares e colocando-o debaixo do fogo dos políticos, com o CDS a pedir a demissão do ministro, e o Bloco e o PCP a pedirem mais explicações sobre as declarações prestadas em entrevista.

Por isso, a pedido do CDS e do PSD, o Parlamento debate esta segunda-feira o furto de material de guerra do paiol de Tancos. PSD e CDS requereram o debate de atualidade, designado “o alegado furto no paiol de Tancos“, na sequência da entrevista em que Azeredo Lopes se referiu à falta de provas visuais, testemunhais ou confissão.

Em torno do assunto, outra questão se levanta. Segundo o Sol, Marcelo espera a saída de Azeredo Lopes do Executivo, aquando da próxima remodelação que, previsivelmente, acontecerá após a aprovação do Orçamento de Estado para 2018.

Segundo fonte de Belém, citada pelo Sol, “o Presidente já nem pode ver o Ministro à frente”. Até à próxima remodelação governamental, é “aguentar”, como diz a fonte, já que não há nada que Marcelo possa fazer.

O mesmo jornal adianta ainda que Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto comandante supremo das Forças Armadas, já não reconhece em Azeredo Lopes o papel de Ministro da Defesa, uma quebra de confiança que pode ter consequências no Governo.

As declarações do Ministro da Defesa surgiram poucos dias depois do Presidente da República se ter deslocado a Tancos para pedir celeridade nas investigações. “Não só é importante apurar factos e eventuais responsabilidades, como apurar num tempo que seja um tempo o mais curto possível, por um lado, para o prestígio da instituição militar, e por outro lado também para a própria atuação interna da instituição militar”.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Não defendo o ministro mas agora o PR é que diz quem deve ou não sair do governo porque “já não o pode ver à frente”??? Apesar do PR ser o Comandante supremo das Forças Armadas??? Mas que raio de ingerência é esta na esfera governativa por parte do PR? Acabou-se o casamento??? Para quando o divórcio oficial?

    • O senhor diz-se e contradiz-se… Então refere, e bem, que:”…Apesar do PR ser o Comandante supremo das Forças Armadas???…” E então isso é ingerência? Achar que o seu número dois não anda bem?
      Quanto à geringonça prefiro apelidá-la de ACE…

    • Adivinhe quem tem o dever de indigitar os Ministros? E quem tem o dever de manter as instituições democráticas a funcionar?
      Se pensar um bocadinho, vai perceber que o PR tem de cumprir com estes deveres, a bem de Portugal.

  2. Somos dois, Sr. Presidente. Abençoada seja a sua clarividência numa terra de ladrões, vigaristas e artistas, ainda que plagiantes…

    • Eh lá!… essa sua terra é mesmo uma desgraça!!
      Mas vocês aí são mesmo todos assim?
      Não acredito… ainda deve haver por aí alguém honesto!…

      • Não serás tu seguramente. Quanto ao resto, pior que ser cego é mesmo não querer ver…
        Acorda e aproveita para pelo menos lavar a cara, pode ser que fiques com um pouco mais de discernimento.

        • Claro que não sou eu; de certeza absoluta!!
          Até porque, ao contrário de ti, eu não vivo numa “terra de ladrões, vigaristas e artistas”!
          E, sempre andei de “cara lavada”, o que não parece ser o seu caso – tendo em conta a “qualidade” do seu comentário!!
          Mas, “enquanto há vida, há esperança”, e, ainda pode tentar fazer alguma coisa de útil pela sociedade!
          Claro que acobardar-se e mandar “bitatites” na Internet é muito mais fácil!…

  3. Já o afirmei várias vezes e cada vez estou mais convencido de que assim virá a acontecer, por parte do governo e da hierarquia militar o PR não está a conseguir o que exigiu, esclarecimento de toda a verdade, mas a verdade é que parece estarmos perante uma situação em que nenhuma das partes parece estar interessada em desvendar o mistério talvez os dois nem pelas mesmas razões mas o certo é que parece não se molestarem um ao outro (governo e militares) e no final o que me convence é que quem vai ficar ainda nos cornos do touro é mesmo o PR no mínimo com algum esclarecimento esfarrapado por parte dos visados para espanto de todos nós.

RESPONDER

Vulcão Kilauea provoca nuvem de gases ácidos e farpas de vidro

O vulcão Kilauea está a originar um novo perigo para a população da zona, devido às nuvens de gases ácidos, vapor e de partículas semelhantes ao vidro que estão a ser causadas pela chegada da …

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …