Marcelo “já não pode ver à frente” Azeredo Lopes e quer saída na próxima remodelação

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), conversa com o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes (esq)

A próxima remodelação governamental prevê-se para a seguir à aprovação do Orçamento de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa quer que Azeredo Lopes, Ministro da Defesa, saia do Governo já nessa altura.

A entrevista que o Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, deu ao Diário de Notícias/TSF, na qual declarava que “no limite, pode não ter havido furto nenhum“, referindo-se ao assalto em Tancos, provocou grande agitação no Governo.

Na altura da entrevista, várias vozes se levantaram contra Azeredo Lopes, tornando-o em alvo da chacota dos militares e colocando-o debaixo do fogo dos políticos, com o CDS a pedir a demissão do ministro, e o Bloco e o PCP a pedirem mais explicações sobre as declarações prestadas em entrevista.

Por isso, a pedido do CDS e do PSD, o Parlamento debate esta segunda-feira o furto de material de guerra do paiol de Tancos. PSD e CDS requereram o debate de atualidade, designado “o alegado furto no paiol de Tancos“, na sequência da entrevista em que Azeredo Lopes se referiu à falta de provas visuais, testemunhais ou confissão.

Em torno do assunto, outra questão se levanta. Segundo o Sol, Marcelo espera a saída de Azeredo Lopes do Executivo, aquando da próxima remodelação que, previsivelmente, acontecerá após a aprovação do Orçamento de Estado para 2018.

Segundo fonte de Belém, citada pelo Sol, “o Presidente já nem pode ver o Ministro à frente”. Até à próxima remodelação governamental, é “aguentar”, como diz a fonte, já que não há nada que Marcelo possa fazer.

O mesmo jornal adianta ainda que Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto comandante supremo das Forças Armadas, já não reconhece em Azeredo Lopes o papel de Ministro da Defesa, uma quebra de confiança que pode ter consequências no Governo.

As declarações do Ministro da Defesa surgiram poucos dias depois do Presidente da República se ter deslocado a Tancos para pedir celeridade nas investigações. “Não só é importante apurar factos e eventuais responsabilidades, como apurar num tempo que seja um tempo o mais curto possível, por um lado, para o prestígio da instituição militar, e por outro lado também para a própria atuação interna da instituição militar”.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Não defendo o ministro mas agora o PR é que diz quem deve ou não sair do governo porque “já não o pode ver à frente”??? Apesar do PR ser o Comandante supremo das Forças Armadas??? Mas que raio de ingerência é esta na esfera governativa por parte do PR? Acabou-se o casamento??? Para quando o divórcio oficial?

    • O senhor diz-se e contradiz-se… Então refere, e bem, que:”…Apesar do PR ser o Comandante supremo das Forças Armadas???…” E então isso é ingerência? Achar que o seu número dois não anda bem?
      Quanto à geringonça prefiro apelidá-la de ACE…

    • Adivinhe quem tem o dever de indigitar os Ministros? E quem tem o dever de manter as instituições democráticas a funcionar?
      Se pensar um bocadinho, vai perceber que o PR tem de cumprir com estes deveres, a bem de Portugal.

  2. Somos dois, Sr. Presidente. Abençoada seja a sua clarividência numa terra de ladrões, vigaristas e artistas, ainda que plagiantes…

    • Eh lá!… essa sua terra é mesmo uma desgraça!!
      Mas vocês aí são mesmo todos assim?
      Não acredito… ainda deve haver por aí alguém honesto!…

      • Não serás tu seguramente. Quanto ao resto, pior que ser cego é mesmo não querer ver…
        Acorda e aproveita para pelo menos lavar a cara, pode ser que fiques com um pouco mais de discernimento.

        • Claro que não sou eu; de certeza absoluta!!
          Até porque, ao contrário de ti, eu não vivo numa “terra de ladrões, vigaristas e artistas”!
          E, sempre andei de “cara lavada”, o que não parece ser o seu caso – tendo em conta a “qualidade” do seu comentário!!
          Mas, “enquanto há vida, há esperança”, e, ainda pode tentar fazer alguma coisa de útil pela sociedade!
          Claro que acobardar-se e mandar “bitatites” na Internet é muito mais fácil!…

  3. Já o afirmei várias vezes e cada vez estou mais convencido de que assim virá a acontecer, por parte do governo e da hierarquia militar o PR não está a conseguir o que exigiu, esclarecimento de toda a verdade, mas a verdade é que parece estarmos perante uma situação em que nenhuma das partes parece estar interessada em desvendar o mistério talvez os dois nem pelas mesmas razões mas o certo é que parece não se molestarem um ao outro (governo e militares) e no final o que me convence é que quem vai ficar ainda nos cornos do touro é mesmo o PR no mínimo com algum esclarecimento esfarrapado por parte dos visados para espanto de todos nós.

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …