Marcelo “já não pode ver à frente” Azeredo Lopes e quer saída na próxima remodelação

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), conversa com o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes (esq)

A próxima remodelação governamental prevê-se para a seguir à aprovação do Orçamento de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa quer que Azeredo Lopes, Ministro da Defesa, saia do Governo já nessa altura.

A entrevista que o Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, deu ao Diário de Notícias/TSF, na qual declarava que “no limite, pode não ter havido furto nenhum“, referindo-se ao assalto em Tancos, provocou grande agitação no Governo.

Na altura da entrevista, várias vozes se levantaram contra Azeredo Lopes, tornando-o em alvo da chacota dos militares e colocando-o debaixo do fogo dos políticos, com o CDS a pedir a demissão do ministro, e o Bloco e o PCP a pedirem mais explicações sobre as declarações prestadas em entrevista.

Por isso, a pedido do CDS e do PSD, o Parlamento debate esta segunda-feira o furto de material de guerra do paiol de Tancos. PSD e CDS requereram o debate de atualidade, designado “o alegado furto no paiol de Tancos“, na sequência da entrevista em que Azeredo Lopes se referiu à falta de provas visuais, testemunhais ou confissão.

Em torno do assunto, outra questão se levanta. Segundo o Sol, Marcelo espera a saída de Azeredo Lopes do Executivo, aquando da próxima remodelação que, previsivelmente, acontecerá após a aprovação do Orçamento de Estado para 2018.

Segundo fonte de Belém, citada pelo Sol, “o Presidente já nem pode ver o Ministro à frente”. Até à próxima remodelação governamental, é “aguentar”, como diz a fonte, já que não há nada que Marcelo possa fazer.

O mesmo jornal adianta ainda que Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto comandante supremo das Forças Armadas, já não reconhece em Azeredo Lopes o papel de Ministro da Defesa, uma quebra de confiança que pode ter consequências no Governo.

As declarações do Ministro da Defesa surgiram poucos dias depois do Presidente da República se ter deslocado a Tancos para pedir celeridade nas investigações. “Não só é importante apurar factos e eventuais responsabilidades, como apurar num tempo que seja um tempo o mais curto possível, por um lado, para o prestígio da instituição militar, e por outro lado também para a própria atuação interna da instituição militar”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Não defendo o ministro mas agora o PR é que diz quem deve ou não sair do governo porque “já não o pode ver à frente”??? Apesar do PR ser o Comandante supremo das Forças Armadas??? Mas que raio de ingerência é esta na esfera governativa por parte do PR? Acabou-se o casamento??? Para quando o divórcio oficial?

    • O senhor diz-se e contradiz-se… Então refere, e bem, que:”…Apesar do PR ser o Comandante supremo das Forças Armadas???…” E então isso é ingerência? Achar que o seu número dois não anda bem?
      Quanto à geringonça prefiro apelidá-la de ACE…

    • Adivinhe quem tem o dever de indigitar os Ministros? E quem tem o dever de manter as instituições democráticas a funcionar?
      Se pensar um bocadinho, vai perceber que o PR tem de cumprir com estes deveres, a bem de Portugal.

  2. Somos dois, Sr. Presidente. Abençoada seja a sua clarividência numa terra de ladrões, vigaristas e artistas, ainda que plagiantes…

    • Eh lá!… essa sua terra é mesmo uma desgraça!!
      Mas vocês aí são mesmo todos assim?
      Não acredito… ainda deve haver por aí alguém honesto!…

      • Não serás tu seguramente. Quanto ao resto, pior que ser cego é mesmo não querer ver…
        Acorda e aproveita para pelo menos lavar a cara, pode ser que fiques com um pouco mais de discernimento.

        • Claro que não sou eu; de certeza absoluta!!
          Até porque, ao contrário de ti, eu não vivo numa “terra de ladrões, vigaristas e artistas”!
          E, sempre andei de “cara lavada”, o que não parece ser o seu caso – tendo em conta a “qualidade” do seu comentário!!
          Mas, “enquanto há vida, há esperança”, e, ainda pode tentar fazer alguma coisa de útil pela sociedade!
          Claro que acobardar-se e mandar “bitatites” na Internet é muito mais fácil!…

  3. Já o afirmei várias vezes e cada vez estou mais convencido de que assim virá a acontecer, por parte do governo e da hierarquia militar o PR não está a conseguir o que exigiu, esclarecimento de toda a verdade, mas a verdade é que parece estarmos perante uma situação em que nenhuma das partes parece estar interessada em desvendar o mistério talvez os dois nem pelas mesmas razões mas o certo é que parece não se molestarem um ao outro (governo e militares) e no final o que me convence é que quem vai ficar ainda nos cornos do touro é mesmo o PR no mínimo com algum esclarecimento esfarrapado por parte dos visados para espanto de todos nós.

RESPONDER

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …