Maioria julga que o primeiro-ministro sabia o que se passou em Tancos

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa, e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa

Mais de metade dos entrevistados numa sondagem da Aximage para o Jornal Económico acredita que António Costa teve conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas furtadas dos Paióis Nacionais de Tancos. 

A sondagem da Aximage para o Jornal Económico revela que mais de metade dos inquiridos acredita que António Costa teve conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas furtadas de Tancos e quase três em cada dez pensam que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve ao corrente dessas peripécias.

Segundo “Os efeitos do caso Tancos no voto dos portugueses”, sondagem realizada entre 26 de setembro e 2 de outubro, 50,8% dos eleitores consideravam que Costa teve conhecimento do que estava a ocorrer, enquanto 32,9% julgavam que nada sabia. 16,3% não tinham opinião.

Em relação a Marcelo, 28,7% pensavam que o Presidente tomou conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas, enquanto 55,3% julgavam que não e 16% não tinham qualquer opinião.

O matutino adianta ainda que os entrevistados que tencionavam votar no PAN eram os que mais acreditavam no conhecimento do primeiro-ministro (80,3%), seguindo-se os eleitores do PSD (75,4%) e só depois os do CDS-PP (64,3%). No extremo oposto, apenas 23,5% dos eleitores socialistas indicaram crença no conhecimento de Costa, bem como 41,9% dos comunistas e 42,7% dos bloquistas.

Quanto ao conhecimento por parte de Marcelo, destacavam-se os eleitores do PAN (38,7%), CDS-PP (34,3%) e Bloco de Esquerda (30,2%) entre aqueles que mais ficaram com essa impressão. Do lado oposto, os comunistas (29,2%), sociais-democratas (28,2%) e sobretudo os socialistas (18,8%).

Cerca de metade dos inquiridos consideraram que o “caso de Tancos” viria a ter uma influência muito grande ou grande (26%) ou pequena e muito pequena (23%) no resultado das eleições legislativas. Daqueles que viam influência, os partidos beneficiados eram o PSD, com 63,8%, e o Bloco de Esquerda, com 14,3%. O grande prejudicado era o PS para 81,1% desses eleitores.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O Chefe da Casa Militar sabia…
    O Presidente da República é o Chefe Supremo das Forças Armadas…
    O 1º. Ministro não tem nenhuma autoridade hierárquica sobre as Forças Armadas…
    O Ministro sabia? PARECE que sim…
    O 1º. Ministro sabia? Não sei mas, talvez…
    O Presidente sabia? Não sei MAS ESTOU CONVICTO QUE SIM OU, ENTÃO, É INCOMPETENTE, NÃO SERVE PARA CHEFE SUPREMO DE QUEM NÃO O RESPEITA, DE QUEM NÃO LHE É LEAL COMO DEVE SER…
    Então o General sabia(?!), o General Chefe demitiu – se (?!), o Chefe da Casa Militar demitiu – se (?!) e o Chefe Supremo, não? Olha para o lado, sacode a água dos galões de Chefe Supremo das F. A. e….
    Porque atacam o 1º. Ministro (se calhar com razão) e NÃO ATACAM QUEM MANDA NOS QUE FIZERAM A ALDRABICE…?
    Quando o Subalterno se ultrapassa pela positiva deve ser louvado (independentemente do seu superior hierárquico, aprendi eu na tropa enquanto oficial…)
    Quando o Subalterno falha deve ser penalizado (adequadamente) e, se o caso for grave, o seu SUPERIOR HIERÁRQUICO DEVE ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES PELA FALHA, ATÉ ÁS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS ADEQUADAS AO ACTO…
    NÃO É ASSIM EXMO. SENHOR PRESIDENTE?!…

    • E quem teria vantagem com o encobrimento da recuperação? O Presidente da República? Não me parece. O Governo? Parece-me que sim. Sobretudo depois do drama dos fogos onde tinha revelado toda a sua incompetência.

  2. Maioria, de uma amostra de 2171 entrevistas… que responderam na base do “achismo/bitaite”!…
    Quando não há noticias, faz-se uma sondagem sobre uma coisa qualquer para entreter…

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …