Maioria julga que o primeiro-ministro sabia o que se passou em Tancos

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa, e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa

Mais de metade dos entrevistados numa sondagem da Aximage para o Jornal Económico acredita que António Costa teve conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas furtadas dos Paióis Nacionais de Tancos. 

A sondagem da Aximage para o Jornal Económico revela que mais de metade dos inquiridos acredita que António Costa teve conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas furtadas de Tancos e quase três em cada dez pensam que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve ao corrente dessas peripécias.

Segundo “Os efeitos do caso Tancos no voto dos portugueses”, sondagem realizada entre 26 de setembro e 2 de outubro, 50,8% dos eleitores consideravam que Costa teve conhecimento do que estava a ocorrer, enquanto 32,9% julgavam que nada sabia. 16,3% não tinham opinião.

Em relação a Marcelo, 28,7% pensavam que o Presidente tomou conhecimento dos factos relacionados com a recuperação das armas, enquanto 55,3% julgavam que não e 16% não tinham qualquer opinião.

O matutino adianta ainda que os entrevistados que tencionavam votar no PAN eram os que mais acreditavam no conhecimento do primeiro-ministro (80,3%), seguindo-se os eleitores do PSD (75,4%) e só depois os do CDS-PP (64,3%). No extremo oposto, apenas 23,5% dos eleitores socialistas indicaram crença no conhecimento de Costa, bem como 41,9% dos comunistas e 42,7% dos bloquistas.

Quanto ao conhecimento por parte de Marcelo, destacavam-se os eleitores do PAN (38,7%), CDS-PP (34,3%) e Bloco de Esquerda (30,2%) entre aqueles que mais ficaram com essa impressão. Do lado oposto, os comunistas (29,2%), sociais-democratas (28,2%) e sobretudo os socialistas (18,8%).

Cerca de metade dos inquiridos consideraram que o “caso de Tancos” viria a ter uma influência muito grande ou grande (26%) ou pequena e muito pequena (23%) no resultado das eleições legislativas. Daqueles que viam influência, os partidos beneficiados eram o PSD, com 63,8%, e o Bloco de Esquerda, com 14,3%. O grande prejudicado era o PS para 81,1% desses eleitores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O Chefe da Casa Militar sabia…
    O Presidente da República é o Chefe Supremo das Forças Armadas…
    O 1º. Ministro não tem nenhuma autoridade hierárquica sobre as Forças Armadas…
    O Ministro sabia? PARECE que sim…
    O 1º. Ministro sabia? Não sei mas, talvez…
    O Presidente sabia? Não sei MAS ESTOU CONVICTO QUE SIM OU, ENTÃO, É INCOMPETENTE, NÃO SERVE PARA CHEFE SUPREMO DE QUEM NÃO O RESPEITA, DE QUEM NÃO LHE É LEAL COMO DEVE SER…
    Então o General sabia(?!), o General Chefe demitiu – se (?!), o Chefe da Casa Militar demitiu – se (?!) e o Chefe Supremo, não? Olha para o lado, sacode a água dos galões de Chefe Supremo das F. A. e….
    Porque atacam o 1º. Ministro (se calhar com razão) e NÃO ATACAM QUEM MANDA NOS QUE FIZERAM A ALDRABICE…?
    Quando o Subalterno se ultrapassa pela positiva deve ser louvado (independentemente do seu superior hierárquico, aprendi eu na tropa enquanto oficial…)
    Quando o Subalterno falha deve ser penalizado (adequadamente) e, se o caso for grave, o seu SUPERIOR HIERÁRQUICO DEVE ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES PELA FALHA, ATÉ ÁS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS ADEQUADAS AO ACTO…
    NÃO É ASSIM EXMO. SENHOR PRESIDENTE?!…

    • E quem teria vantagem com o encobrimento da recuperação? O Presidente da República? Não me parece. O Governo? Parece-me que sim. Sobretudo depois do drama dos fogos onde tinha revelado toda a sua incompetência.

  2. Maioria, de uma amostra de 2171 entrevistas… que responderam na base do “achismo/bitaite”!…
    Quando não há noticias, faz-se uma sondagem sobre uma coisa qualquer para entreter…

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …