Lista de concelhos com medidas mais apertadas deverá subir para 150

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, durante a reunião extraordinária do Conselho de Ministros

O Governo vai reavaliar, esta quinta-feira, a situação sanitária do país. O número de concelhos sujeitos a medidas mais apertadas deverá subir para 150.

De acordo com o Correio da Manhã, tudo indica que a reavaliação que irá ser feita, hoje, pelo Governo deverá fazer aumentar a lista de concelhos sujeitos a medidas mais apertadas dos atuais 121 para cerca de 150.

O critério usado pelo Executivo para ser incluído nesta “lista negra” é ter mais de 240 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes.



Segundo o jornal, admite-se a possibilidade de serem excluídos alguns municípios, devido à redução do número de contágios. Esta quarta-feira, por exemplo, o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista dos Santos, voltou a apelar ao Governo para retirar o concelho desta lista, uma vez que o atual rácio do município é de 183 casos por 100 mil habitantes.

Mas também deverão entrar outros concelhos onde o contágio é mais acentuado. Neste momento, Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo são as áreas mais afetadas pela doença.

O CM também explica que o Governo poderá tratar os concelhos com situação mais agravada de forma distinta, podendo ter em conta fatores como a densidade populacional e a dimensão territorial.

Se o contágio do novo coronavírus não reduzir até ao final do mês, perante as medidas que entraram em vigor no âmbito do estado de emergência, o Executivo socialista pondera avançar com medidas mais drásticas no início de dezembro.

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou passar o recolher obrigatório das 13h00 para as 15h00 nos dois próximos fins-de-semana, como defende o setor da restauração, alegando que essa medida visa precisamente travar convívios sociais ao almoço.

Não foi por acaso que escolhemos as 13h00, porque temos precisamente em conta aquilo que todos os inquéritos epidemiológicos nos dizem: 68% das transmissões estão a ocorrer neste momento em momentos de convívio familiar e social”, justificou.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “O primeiro-ministro rejeitou passar o recolher obrigatório das 13:00 para as 15:00 nos dois próximos fins de semana porque…..” . Se os convívios não forem ao almoço passam a ser ao pequeno-almoço, a meio da manhã ou logo após as 6 da madrugada. Isto só mesmo de um imbecil que comprou uma aplicação com os nossos 400.000 Euro cujo funcionamento é pouco pior que duvidoso. Está a tornar-se numa prioridade nacional mandar este senhor embora ainda antes do fim da pandemia.

  2. Não seja assim derrotista! Por muito inútil que se sinta sempre pode deitar cá para fora alguma ideiazinha, nem que não seja sua.

RESPONDER

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …