Lista de concelhos com medidas mais apertadas deverá subir para 150

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, durante a reunião extraordinária do Conselho de Ministros

O Governo vai reavaliar, esta quinta-feira, a situação sanitária do país. O número de concelhos sujeitos a medidas mais apertadas deverá subir para 150.

De acordo com o Correio da Manhã, tudo indica que a reavaliação que irá ser feita, hoje, pelo Governo deverá fazer aumentar a lista de concelhos sujeitos a medidas mais apertadas dos atuais 121 para cerca de 150.

O critério usado pelo Executivo para ser incluído nesta “lista negra” é ter mais de 240 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

Segundo o jornal, admite-se a possibilidade de serem excluídos alguns municípios, devido à redução do número de contágios. Esta quarta-feira, por exemplo, o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista dos Santos, voltou a apelar ao Governo para retirar o concelho desta lista, uma vez que o atual rácio do município é de 183 casos por 100 mil habitantes.

Mas também deverão entrar outros concelhos onde o contágio é mais acentuado. Neste momento, Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo são as áreas mais afetadas pela doença.

O CM também explica que o Governo poderá tratar os concelhos com situação mais agravada de forma distinta, podendo ter em conta fatores como a densidade populacional e a dimensão territorial.

Se o contágio do novo coronavírus não reduzir até ao final do mês, perante as medidas que entraram em vigor no âmbito do estado de emergência, o Executivo socialista pondera avançar com medidas mais drásticas no início de dezembro.

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou passar o recolher obrigatório das 13h00 para as 15h00 nos dois próximos fins-de-semana, como defende o setor da restauração, alegando que essa medida visa precisamente travar convívios sociais ao almoço.

Não foi por acaso que escolhemos as 13h00, porque temos precisamente em conta aquilo que todos os inquéritos epidemiológicos nos dizem: 68% das transmissões estão a ocorrer neste momento em momentos de convívio familiar e social”, justificou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “O primeiro-ministro rejeitou passar o recolher obrigatório das 13:00 para as 15:00 nos dois próximos fins de semana porque…..” . Se os convívios não forem ao almoço passam a ser ao pequeno-almoço, a meio da manhã ou logo após as 6 da madrugada. Isto só mesmo de um imbecil que comprou uma aplicação com os nossos 400.000 Euro cujo funcionamento é pouco pior que duvidoso. Está a tornar-se numa prioridade nacional mandar este senhor embora ainda antes do fim da pandemia.

  2. Não seja assim derrotista! Por muito inútil que se sinta sempre pode deitar cá para fora alguma ideiazinha, nem que não seja sua.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …