Lista de concelhos com medidas mais apertadas deverá subir para 150

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, durante a reunião extraordinária do Conselho de Ministros

O Governo vai reavaliar, esta quinta-feira, a situação sanitária do país. O número de concelhos sujeitos a medidas mais apertadas deverá subir para 150.

De acordo com o Correio da Manhã, tudo indica que a reavaliação que irá ser feita, hoje, pelo Governo deverá fazer aumentar a lista de concelhos sujeitos a medidas mais apertadas dos atuais 121 para cerca de 150.

O critério usado pelo Executivo para ser incluído nesta “lista negra” é ter mais de 240 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

Segundo o jornal, admite-se a possibilidade de serem excluídos alguns municípios, devido à redução do número de contágios. Esta quarta-feira, por exemplo, o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista dos Santos, voltou a apelar ao Governo para retirar o concelho desta lista, uma vez que o atual rácio do município é de 183 casos por 100 mil habitantes.

Mas também deverão entrar outros concelhos onde o contágio é mais acentuado. Neste momento, Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo são as áreas mais afetadas pela doença.

O CM também explica que o Governo poderá tratar os concelhos com situação mais agravada de forma distinta, podendo ter em conta fatores como a densidade populacional e a dimensão territorial.

Se o contágio do novo coronavírus não reduzir até ao final do mês, perante as medidas que entraram em vigor no âmbito do estado de emergência, o Executivo socialista pondera avançar com medidas mais drásticas no início de dezembro.

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou passar o recolher obrigatório das 13h00 para as 15h00 nos dois próximos fins-de-semana, como defende o setor da restauração, alegando que essa medida visa precisamente travar convívios sociais ao almoço.

Não foi por acaso que escolhemos as 13h00, porque temos precisamente em conta aquilo que todos os inquéritos epidemiológicos nos dizem: 68% das transmissões estão a ocorrer neste momento em momentos de convívio familiar e social”, justificou.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “O primeiro-ministro rejeitou passar o recolher obrigatório das 13:00 para as 15:00 nos dois próximos fins de semana porque…..” . Se os convívios não forem ao almoço passam a ser ao pequeno-almoço, a meio da manhã ou logo após as 6 da madrugada. Isto só mesmo de um imbecil que comprou uma aplicação com os nossos 400.000 Euro cujo funcionamento é pouco pior que duvidoso. Está a tornar-se numa prioridade nacional mandar este senhor embora ainda antes do fim da pandemia.

  2. Não seja assim derrotista! Por muito inútil que se sinta sempre pode deitar cá para fora alguma ideiazinha, nem que não seja sua.

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …