“Não foi por acaso”. Governo decretou recolher obrigatório às 13h para travar almoços de família

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro-ministro rejeitou passar o recolher obrigatório das 13:00 para as 15:00 nos dois próximos fins de semana, como defende o setor da restauração, alegando que essa medida visa precisamente travar convívios sociais ao almoço.

“Isto é duro de dizer, mas temos mesmo de evitar esses grandes convívios à hora de almoço e daí a decisão de limitar às 13:00” o período de abertura da generalidade dos estabelecimentos comerciais dos concelhos com maior incidência de covid-19, respondeu António Costa, em declarações aos jornalistas em São Bento.

O primeiro-ministro falava à comunicação social depois de ter recebido o líder da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Luca Visentini.

António Costa referiu que, quando o seu executivo definiu o calendário das medidas de limitação de circulação a aplicar nos concelhos mais atingidos pela epidemia, “ponderou muito bem se devia ser às 13:00 ou às 15:00” a hora limite.

Não foi por acaso que escolhemos as 13:00, porque temos precisamente em conta aquilo que todos os inquéritos epidemiológicos nos dizem: 68% das transmissões estão a correr neste momento em momentos de convívio familiar e social”, justificou.

Cerca de 70% dos caso de covid-19 registados em Portugal ocorrem em contexto familiar, estimou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, que desaconselhou refeições com amigos ou familiares que não são do agregado familiar.

Cerca de 68% a 70% dos casos [de covid-19] ocorram em convívio familiar ou social”, disse esta quarta-feira Graça Freitas, na habitual conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica em Portugal. “Há um momento crítico nos convívios familiares que é o momento das refeições e de ingestão bebidas. É um momento de grande descontração e proximidade e em que não estamos a usar máscara. É um momento crítico de contágio”.

Graça Freitas deixou ainda um apelo para que os portugueses façam as suas refeições “apenas com o núcleo familiar” que vive na mesma casa.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Vê-se bem que a Natureza não foi propriamente benévola, com o tipo de inteligência que dotou este Sr. Então com o recolher obrigatório às 13:00 horas, só vai permitir que as famílias se juntem mais e em maior número, pois uma vez que não podem circular na via pública a partir dessa hora (13:00 horas), vão se juntar em família e todos juntos passarem uma bela tarde, inconscientemente a jogar o jogo do COVID-19. Se o recolher obrigatório fosse às 15:00 horas, iriam almoçar quase há pressa, para depois poderem ir ainda tomar o cafezinho do final do almoço, contribuindo assim, para que os Cafés fizessem algum dinheiro, e onde a maioria voltava depois cada um para sua casa, diminuindo assim, os tais ajuntamentos familiares. Cabecinha Pensadora…..Inteligência rara estes nossos governantes, claro em minha opinião, a menos que…….

  2. O que falta é coragem: para evitar que a restauração realmente não resista economicamente e não haja tanta aglomeração de pessoas nas manhãs dos dois próximos fins de semana deviam mandar fechar simultaneamente e à mesma hora estes dois espaços, isto é, pelas 15 horas. Aí seria muito mais fácil, as autoridades controlarem pois não haveriam dois horários; o problema é que os hipermercados são muito poderosos e o governo não tem coragem para os enfrentar;

  3. nao se pode almoçar em famila mas podemos ir com a familia à compras onde vamos encontrar um eneorme ajuntamento de pessoas
    nao percebo este tipo de recolher obrigatorio, para haver tanta excepçoes à lei, mais valia estarem quietos do que haver esta vergonha

  4. caros amigos/as

    Se cado um cumprisse o dever cívico, não estaríamos nesta situação embaraçosa, por conseguinte, apelo que haja consciencia, pois este covid-19 é muito complexo e imprevisivel, tomem as medidas tal como a máscara cirugica, ou a mascara bico de pato, as outras estão fora do baralho. Eu sei que o contato fisico dói , mas evitarmos o distanciamento segundo as regras DGS, 2 metros. A máscara cirurgica se utilizada mais de 4 horas deve ser removida, e colocada no lixo comum, e de seguida lavar as mãos e depois o desinfetante. Cumprindo desta forma o eventual contagio.

  5. Serei o único que já não suporto ouvir a Graça Freitas?? Quando me lembro das vezes que nos atirou areia para os olhos. “O vírus chegar aqui isso é praticamente impossível”, “Fechar os aeroportos e fronteiras, não precisamos de entrar em panico desta maneira”. Agora discutimos se um restaurante fecha às 13H00 ou às 15h00 para não haver contacto familiar. Para que fiquem a saber não preciso de ir ao restaurante para estar com a família, poderemos faze-lo durante a semana. Agora isto vai do civismo das pessoas e dos respeito que têm pelos os seus. Vai haver tanta gente a fazer compras neste fim de semana.

RESPONDER

Portugal está "em condições invejáveis" de produzir hidrogénio verde, diz ministro do ambiente

"Estamos mesmo em condições invejáveis de sermos um grande produtor de hidrogénio verde", assegurou o ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes, no terceiro de quatro debates do Expresso e da …

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …

Biden assina decreto para facilitar acesso ao voto. Plano de estímulo económico é "passo gigantesco"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama. Segundo a …

Estrangeiros barrados no aeroporto vão ter advogado. Medida estava prevista na lei há 14 anos

Os estrangeiros barrados à entrada em Portugal nos aeroportos nacionais vão ter apoio jurídico de um advogado. Esta medida estava prevista na lei há 14 anos. Depois de um acordo entre o Serviço de Estrangeiros e …

Sem decisão da Relação, suspensão de funções a Mexia e Manso Neto caduca. Defesa pede fim das cauções

Esta segunda-feira, expira a medida de suspensão de funções na EDP aplicada a António Mexia e João Manso Neto pelo juiz Carlos Alexandre. A defesa vai pedir a extinção destas medidas e das cauções impostas. De …