Linha de Fundo: Alma de líder, campeão goleador e águia ainda pouco artística

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Na frente tudo na mesma. Sporting, FC Porto e Benfica ganharam.

Janeiro promete aquecer as contas pela liderança. Esta semana há FC Porto/Benfica e no final do mês um Sporting/Benfica. Ainda Taremi e Ronaldo em destaque, as frases e números da semana, visto da Linha de Fundo.

Líder todo-o-terreno

  • CD Nacional 0 – Sporting CP 2 (Nuno Santos 43′, Jovane Cabral 90+1′)

Mais uma vitória indiscutível do líder do Campeonato, desta vez em condições muito difíceis, num relvado transformado num lamaçal, onde a equipa os leões aplicaram uma receita prática e eficaz. Nota ainda para a entrega total da equipa treinada por Rúben Amorim, mostrando raça e ambição.

Não foi um jogo de encantar, o estado do relvado não permitiu, impossível fazer melhor, tudo feito em esforço. Preparado e alertado para as adversidades, o Sporting apostou num futebol direto, musculado, prático e eficaz.

O jogo não deixa saudades, premiando a equipa leonina pela capacidade de resistência, mostrando um líder com fibra. O Nacional foi um adversário sempre inconformado, vencendo a equipa que mais fez para ser feliz. Fica um aplauso para ambas as equipas.

Foi o jogo possível.

Foi a 6.ª vitória consecutiva do Sporting em todas as competições. O Sporting mantém a regularidade estatística: marcou nos 18 jogos realizados esta época. 19.º jogo consecutivo do Sporting sem perder frente ao Nacional.

Destaque: João Palhinha. Foi mais uma grande exibição do médio leonino. Muita raça, bem a defender e a construir. Num terreno muito pesado, foi capaz de agigantar-se. Incansável. É dos melhores jogadores portugueses na estratégica posição “seis”.

 

Picador de gelo persa

  • FC Famalicão 1 (Jhonata Robert 20′) – FC Porto 4 (Taremi 13′, Sérgio Oliveira 32′, Taremi 58′, João Mário 89′)

Entrada no jogo a mandar, como é habitual, ritmo alto e mais uma vitória conquistada com todo o mérito. Frente a frente o melhor ataque e a pior defesa.

Os dragões mostraram-se a bom nível, aquecendo a noite gelada em Famalicão com uma goleada bem conseguida. Mehdi Taremi esteve em destaque. Bisou no jogo e conquistou mais um penálti. O iraniano é já o segundo melhor marcador do FC Porto na Liga. Começou a época no banco, conseguindo lugar a titular, revelando ser uma peça fundamental na dinâmica ofensiva da equipa treinada por Sérgio Conceição.

O campeão voltou a ser esclarecido e dominador. Teve sempre o jogo controlado, apresentando um futebol dinâmico, ofensivo, atravessando um momento forte.
O Famalicão, equipa sensação da última época está longe do nível que apresentou no ano de regresso à Liga… estando nesta altura na parte baixa da classificação.

O FC Porto não perde há 15 jogos, apresentando um saldo de 35 golos marcados após 13 jogos, sendo este o melhor registo dos portistas na Liga desde 1984/85.
Foi a 9.ª vitória consecutiva do FC Porto (todas as competições): ultrapassando o melhor registo da época passada.

7.ª vitória consecutiva do FC Porto na Liga: igualado o melhor registo da época passada
O Famalicão não ganha há 7 jogos, averbando a 3.ª derrota consecutiva.

Destaque: Taremi. O iraniano voltou a bisar e ainda ganhou um penálti. Trouxe calor à noite gelada de Famalicão, tendo conseguido nota elevada pela exibição conseguida.

 

Ainda sem nota artística

  • SL Benfica 2 (Seferovic 54′, Waldschmidt 90+4′)- CD Tondela 0

Ainda não foi brilhante o futebol dos encarnados. Depois de ter deslizado nos Açores, o SL Benfica regressou às vitórias, ainda longe do que pretende Jorge Jesus. Dominador como se esperava, ficou mais uma vez a sensação de falta de arte ao futebol encarnado.

Foi preciso esperar 20 minutos para se notar um Benfica mais autoritário e perigoso. As águias dominaram, apesar das poucas oportunidades de golo. 0-0 ao intervalo.
De regresso ao jogo, Tondela bem organizado e a apostar no erro do adversário.

Os encarnados continuavam à procura da vantagem. O golo chegou depois de um lance em que a mobilidade atacante finalmente apareceu, com Darwin Núñez a assistir Seferovic para o 1-0, trazendo mais tranquilidade à equipa. Sempre superior ao adversário, ficou a ideia da equipa parecer satisfeita com a vantagem mínima.

Quase em cima do minuto 90, mais uma vez a aparecer Darwin, com o uruguaio a assistir para novo golo encarnado, marcado por Waldschmidt. Um triunfo tranquilo do Benfica, mas ainda sem o fulgor e a intensidade prometida por Jorge Jesus. A tal nota artística, essa, ficou mais uma vez para outro momento. Antes do Clássico no Dragão e com jogo da Taça de Portugal a meio da semana, o objetivo principal foi cumprido.

Destaque: Pizzi. O mais esclarecido, o elemento fundamental para trazer à equipa mais alegria e capacidade de jogo. Quando Pizzi joga o que jogou, o Benfica fica mais forte.

 

Frases da Semana

“Estou cansado de não estar em primeiro. Falam que não sou o mesmo, que estou frouxo. Isso é conversa da treta, estou melhor”. Jorge Jesus, treinador SL Benfica.

O FC Porto tem no seu ADN esta garra do Pedroto, que foi um fomentador importante, um continuador. Conheço o FC Porto há 70 anos, de acompanhar diariamente, e a grande revolução foi em 1955 com a vinda do Yustrich. Foi aí que o FC Porto se galvanizou. Depois, com treinadores como o Pedroto, que foi o maior, e atualmente o Sérgio Conceição, pelo seu espírito, forma como vivem o futebol e exigem da equipa, a mentalidade de trabalho profundo e de conquista, esse ADN tem-se mantido e espero que se mantenha para sempre”. Pinto da Costa, presidente do FC Porto.

Já tive várias conversas com o Pepê. Todos os jogadores sonham jogar na Europa, mas não têm que forçar as coisas, isso acontece normalmente e vai acontecer com ele. Não tem que se apressar. Apressado come cru. Temm de ir com calma, tem de ficar com a cabeça aqui, é um bom garoto, tem boa cabeça.”. Renato Gaúcho, treinador Grémio Porto Alegre

O Paulinho lesionou-se com o Sporting. Não queria entrar por aí, mas vou ter de o dizer. Não sei se a lesão do Paulinho não tem a ver também primeiro por alguma perturbação, por muito forte que ele seja, que possam causar estas notícias constantes, quando todos sabem que nada vai acontecer. Depois não sei se diante do Sporting não jogou até ao limite, sob pena de sair e ser acusado de sair do jogo com o Sporting porque já vai para lá. Isso é terrível! Devia ser esclarecido. Não desejo a ninguém a tentativa de destabilizar que ser dada aos nossos jogadores. O Paulinho, o Iuri, amanhã será outro… É mais um problema, mas a nossa resposta tem sido esta: mais 3 pontos. No final do mercado vamos ver o que aconteceu. Estamos a viver uma situação que não é boa para ninguém. Eu gosto é de futebol, gosto é disto, o que está fora não quero. Mas quando perturba o meu trabalho tenho de falar nisso”. Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga.

Rúben Dias vive o futebol 24 horas por dia e está a dar algo de especial à equipa. Parabéns a Txiki Begiristain, diretor desportivo do Manchester City por ter conseguido trazer este jogador que será um fora de série nos próximos anos”. Pep Guardiola, treinador do Manchester City.

“Só queria agradecer ao futebol, foi um prazer muito grande ter sido jogador de futebol. Foi uma decisão junto da minha família, agora vou abraçar os projetos da família e começar uma nova etapa na minha vida. Mas sem dúvida quero agradecer a todos os colegas, treinadores, todos os que privaram comigo no futebol. Sou eternamente grato ao futebol, acho que foi a melhor licenciatura que eu podia ter tirado. Estou grato e muito orgulhoso da minha carreira, agora vou começar a construir uma nova”. Rui Caetano, jogador do Varzim terminou a carreira aos 29 anos.

“Quero chegar ao topo. Quero continuar o meu estilo de jogo, dando golos e assistências. Estou muito feliz aqui, sinto-me em casa neste clube. Gosto do clube, gosto da visão que têm, eles acreditam em mim e estou muito grato por terem apostado em mim. É uma boa oportunidade para todos nós. Sinto-me muito confortável aqui, os adeptos gostam de mim e estou habituado à cidade, ao clube e à Liga”. Marcus Edwards, jogador do Vitória SC.

Por ser um bairro social não quer dizer que toda gente seja um bandido, antes de ser bandido são pessoas, são humanos independentemente da cor”. Rafael Leão, jogador do Milan recorreu ao Twitter para comentar uma declaração de André Ventura, que acusou Marcelo Rebelo de Sousa de ter ido “visitar os bandidos na visita ao Bairro da Jamaica”.

(dr) AC Milan

Em 2018, precisei de me adaptar porque estive 11 épocas em Inglaterra. No Crystal Palace, o meu treinador pagava-me 5,5 euros sempre que limpava a bola para a frente”. José Fonte, jogador do Lille.

Tal como o Roy Keane, eu também fiquei doido a ver como os jogadores se abraçaram depois do dérbi. Mas que raio? É um dérbi e tens de sair dali com uma vitória. Como diz Mourinho, às vezes tens de ser um cabrãozinho para ganhar títulos. E eu não vejo nada disso no United quando chegam os jogos importantes. Tem de haver ali alguém duro, um tipo que seja capaz de mostrar essa agressividade que se está a perder“. Dimitar Berbatov, antigo jogador do Manchester United.

 

Números da Semana

759 – Cristiano Ronaldo marcou e igualou o melhor marcador de sempre. Total de 759 golos como registo oficial apontados em ligas e taças de nacionais, provas internacionais da UEFA e da FIFA, bem como em jogos da seleção “A” de Portugal. Com o golo que marcou no domingo pela Juventus ao Sassuolo (3-1), em jogo a contar para a 17.ª jornada da Serie A, CR7 ficou a par do checo Josef Bican, que liderava a lista dos melhores marcadores de sempre, com um total de 759. Trono à vista para Cristiano Ronaldo.

0 – O Sporting CP é a única equipa das principais ligas europeias sem derrotas. Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Portugal, Rússia, Holanda, Bélgica e Áustria. É este o atual top-10 relativo ao coeficiente de ligas da UEFA, com 180 equipas, das quais resiste apenas uma invencível em 2020/21: O Sporting.

33 – O FC Porto apresenta o melhor registo ofensivo na Liga: 35 golos em 13 jornadas. Essa marca não era alcançada pela equipa portista há 33 anos.

3 – O selecionador nacional Jorge Braz, o treinador da equipa masculina do Sporting, Nuno Dias, e o treinador da formação feminina do Benfica, Pedro Henrique, estão nomeados para melhor treinador do mundo de 2020, nas respetivas categorias.

50 – Rúben Lameiras, extremo ex-Famalicão, de 26 anos, assinou contrato até 2024 com o Vitória SC e fica blindado por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, o mesmo valor com que os vitorianos blindaram Marcus Edwards.

1 – E à 15ª jornada (!!!), a primeira vitória para o Schalke 04 na Bundesliga 2020/2021. Matthew Hoppe, jovem de 19 anos foi o primeiro jogador natural dos Estados Unidos da América a fazer um hat-trick no campeonato alemão.

132 – O Arsenal anunciou um pedido de empréstimo de €132 milhões ao Banco de Inglaterra. O clube londrino, adversário do Benfica nos 16 avos de final da Liga Europa, justifica o pedido com os efeitos negativos da pandemia de Covid-19.

13 – Hat-trick! Três golos em 13 minutos. Titular no jogo em casa do Marine, da oitava divisão, para a Taça de Inglaterra, o brasileiro Carlos Vinícius, emprestado pelo Benfica ao Tottenham, respondeu da melhor forma à confiança de José Mourinho com três golos no espaço de 13 minutos.

 

Jogador da Semana – “Matador” Mehdi Taremi

Foi uma questão de tempo. O avançado sensação da última temporada – 21 golos com a camisola do Rio Ave – assume protagonismo no grupo de elite de Sérgio Conceição. Com Taremi no 11 inicial o FC Porto é mais forte. O iraniano tem uma capacidade de finalizar acima da média, com sete golos em nove jogos a titular.

Está de pé quente. Quatro golos nos últimos três jogos, bisando em Guimarães e Famalicão, ampliou para oito o número de golos de azul e branco. Decisivo, sempre em alta rotação, vai deixando marca de intocável no ataque portista.

Começando a temporada como suplente, foi lançado no jogo a partir do banco. Desde que começou a ser aposta mais constante, agarrou o lugar, mostrado toda a vocação goleadora. Incansável a trabalhar, qualidade técnica acima da média, sagaz no posicionamento em campo. Um matador de excelência. Um reforço em destaque no campeão nacional. Uma evolução com oito golos em 865 minutos.

O avançado necessita de 108 minutos para deixar fazer golo. Ninguém no FC Porto marca tão depressa. No Sporting, só Pedro Gonçalves faz melhor: 100 minutos. No Benfica é Seferovic, com um golo a cada 103 minutos.

 

Momento da Semana – Vizinhos às escuras

Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Jogo: Moreirense FC – Vitória SC (2-2).

Já estavam esgotados os três minutos de compensação dados por Artur Soares Dias quando a equipa da casa conquistou um canto… momento em que falhou a luz. O árbitro esperou até que a situação voltasse ao normal.. o que demorou 21 minutos!!!

Uma longa e histórica espera para a marcação do canto. Não fosse o diabo tecê-las, trancas à porta, com o treinador João Henriques ainda a fazer entrar Wakaso e Suliman só para este lance. Ficou tudo como estava, acabando o jogo empatado. Para Wakaso foi o regresso à competição, depois de 20 meses (!) para debelar uma grave lesão no joelho. Wakaso entrou aos 101 minutos para defender nesse canto que tanto demorou.

Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …