/

Efeito Digi: de repente, operadoras estão dispostas a negociar contratos

Revolução não se dá só no lado da oferta. As várias operadoras “estão a negociar os contratos que já tinham com os consumidores.”

Entre as “muitas” consequências da chegada da Digi ao mercado português, a presidente da Anacom (entidade que regula as telecomunicações em Portugal) sentiu a necessidade de alertar para uma que “nem sempre se fala”: a incapacidade de negociar está a desaparecer.

“Pelo lado da oferta [a Digi] já fez com que os outros operadores reagissem, mas há também o lado da procura. Temos conhecimento que os consumidores estão a negociar os contratos que já tinham com os operadores. O aparecimento da Digi mexeu com a oferta dos operadores incumbentes, mas também dinamizou o lado da procura. Sentíamos, sobretudo com períodos de fidelização muito longos, essa incapacidade de negociar. Há agora alguma informação nesse sentido [de os consumidores estarem a negociar condições dos contratos que têm, devido ao aparecimento da Digi]”, avançou Sandra Maximiano ao Diário de Notícias.

De 110 euros para 63 euros (em 5 minutos)

Nas redes sociais acumulam-se os relatos de consumidores que, ao ameaçar deixar a operadora com a qual têm contrato, recebem, muitos pela primeira vez, uma chamada com ofertas mais baixas.

“Com o meu contrato Vodafone a renovar, ofereceram-me a fenomenal renovação de 65€ (telemóvel, Internet, televisão). Referi que já tinha falado com a DIGI e tinham proposto 32€ para as mesmas condições. No próprio dia voltaram ao contacto com nova oferta de 42€, só 23€ a menos“, desabafa um cliente no Reddit.

“Ontem liguei para a Vodafone para lhes dizer que tinha uma proposta da Digi e queria saber qual a proposta deles. O meu contrato já tinha acabado há dois meses e não tinha renovado mesmo para esperar por este momento. Na Vodafone tinha TV +Fibra 200Mbs +Telefone + 4 cartões tráfego ilimitado e estava a pagar 110€. Na chamada referi que tinha uma proposta da Digi por 42€. Após 5 minutos de espera fizeram contra-proposta por 63€“, escreve outra pessoa.

“A entrada da Digi mais argumentação durante 3 chamadas foi suficiente para conseguir um pacote 1Gb Fibra+2 cartões moveis c/ 50gb cada + Telefone + Tv 170 canais + Troca de box para nova Android da Vodafone + Oferta de 24 meses Prime, tudo por 44 Euros, com fidelização 24 meses como é o normal”, confessa outro utilizador.

“O nosso contrato da Vodafone está prestes a terminar e há umas boa semanas que andamos a receber chamadas de todas as operadoras. Estávamos a pagar 82€ (quando assinámos o contrato era 72€) por TV + Net 1000/200 + Voz + 4 cartões com 20Gb + 2 serviços de streaming, que já era um preço bastante bom para quando foi assinado. Com a entrada da Digi, passaríamos a telemóveis ilimitados e 1000/1000 por apenas 44€. Apresentámos esta proposta à Vodafone na ultima chamada e hoje ligaram-nos com a seguinte proposta: TV + Net 1000/400 + Voz + 4 cartões ILIMITADOS + 1 serviço de streaming por 62€”, lê-se noutra publicação.

“Acabei de receber uma proposta da Vodafone”, começou por dizer um utilizador no início deste mês. “Recebi esta chamada porque pedi informações de quanto custaria cancelar o contrato antes do tempo”, disse, explicando que a Vodafone, além de oferecer uma proposta “muito próxima da Digi”, fez questão os vários pontos fracos da nova operadora.

Outros não ficaram tão contentes com a renegociação: “continuo a ser roubado mais 12 meses”.

“Trabalhei na MEO mas a Vodafone deve ser igual, mandas cancelar e a melhor linha deles vai ligar com ofertas bem melhores”, lê-se num comentário ao desabafo acima.

Muitos consumidores também se queixam de constantes promessas de pacotes e tarifários mais baratos, ainda por vir.

Esta quinta-feira, a responsável pela Anacom admitiu também que a pressão da Digi “pode levar” a concorrência a alterar também as ofertas standard, onde apresenta preços mais elevados — os pacotes mais procurados pelos consumidores.

A revolução já chegou às marcas low-cost da MEO e Vodafone (Uzo e Amigo, respetivamente) que vão passar a ter serviços de televisão e baixaram os preços e as fidelizações para responder ao impacto Digi. A NOS deverá fazer o mesmo com a Woo.

Tomás Guimarães, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.