Só passaram duas semanas, mas a Anacom já nota a reação das outras operadoras à chegada da Digi. Preços e fidelizações podem diminuir já no próximo ano.
A Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) confirma a possibilidade de os preços das telecomunicações caírem até 7% no próximo ano, semanas depois da chegada da nova operadora Digi ao mercado.
Em entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1, Sandra Maximiano garante que “é natural que os operadores existentes não fiquem de braços cruzados” e que possivelmente vamos assistir, por exemplo, a uma redução dos períodos de fidelização.
“É possível” que os preços desçam 7% a médio prazo, diz a dirigente. “Os 7% não são irrealistas. Se calhar mais que 7% parece-me demasiado já no próximo ano, mas parece-me uma estimativa razoável”.
“A Digi entra no mercado dirigindo-se a um público específico, mais jovem, nomeadamente pessoas e famílias em que se quer um segundo ou um terceiro telefone, em que podem acumular dois operadores, por exemplo. Há essa necessidade e obviamente existe a opção dos outros operadores em tentarem captar este nicho de mercado“, explica a dirigente, que não deixa de abordar as “dificuldades” da romena recém-chegada a Portugal.
“A Digi instalou uma rede por todo o país, mas ainda tem algumas dificuldades de ligação em determinadas zonas do território ou nalguns locais, por exemplo, no metro de Lisboa. Para uma pessoa que precisa estar conectado sem qualquer quebra de serviço, se calhar isso é uma preocupação grande“, adianta.
Sobre a velocidade dos serviços da Digi, avança que a Anacom ainda está “em análise”, mas adianta estar “atenta” às crescentes “chamadas de atenção” por parte de outras operadoras para os serviços da nova operadora.
“Tem havido agora também uma chamada de atenção dos operadores para alguns aspetos que possam ser mais ou menos regulares na atuação da Digi, aos quais estamos atentos”, sublinha.
Caso o desempenho da Digi seja bem-sucedido, poderá sem dúvida atrair novos operadores, explica Sandra Maximiano, especialmente após 2030, quando terminam alguns direitos de utilização de faixas de 5G.
A nova dinâmica do mercado pode também tornar a Tarifa Social da Internet menos relevante, já que as ofertas da Digi poderão ultrapassar os benefícios dessa tarifa, criada para facilitar o acesso à Internet.
Anacom cobrou taxas ilegalmente e tem de devolver 400 milhões de euros
Em pleno debate sobre o Orçamento do Estado, a Presidente da Anacom sugere também a revisão do imposto aplicado às telecomunicações, numa altura em que as taxas cobradas pela autoridade das telecomunicações foram consideradas inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional.
A decisão judicial obriga a ANACOM a devolver 400 milhões de euros às operadoras, mas está em análise uma solução jurídica que poderá reduzir este valor para metade. Para 2024, a solução poderá envolver a aprovação de uma lei ou decreto-lei que permita a cobrança das taxas enquanto se adapta o enquadramento legal.
Sem poder cobrar taxas, a “Anacom fica em situação difícil”, garante a dirigente.
Em 2023 a Anacom teve uma quebra do lucro de quase 80%, com 10,8 milhões de euros de resultado. O resultado deste ano “é uma incógnita”, diz Maximiano: “depende do cenário, de como nos vamos financiar”.
“Devolver 400 milhões às operadoras”????
A quem foi que as operadoras cobraram esse valor?
Pois! Pois é! O dinheiro deve ser devolvido aos clientes que as pagaram (pagam sempre!). As operadoras podem recebê-lo mas em cada factura de cada cliente tem lá descriminado o valor das taxas que foi cobrado e que, agora deve ser devolvido aos consumidores EM DINHEIRO ou transferência bancária.
Se assim se proceder, as operadoras ainda ficam a lucrar com o dinheiro daqueles que, entretanto, saíram do país ou que morreram (a não ser que os herdeiros se dêem ao trabalho de reclamar a herança).
Cartel sobre brasas, ANACOM a ter de devolver dinheiro(400M?!), preços a baixarem e ofertas, mesmo para antigos clientes.??? TOTAL DIGI EFFECT!Por tudo isto e o que ainda virá: OBRIGADO DIGI!!!!
A Anacom é o quê? E tem lucros?? Mas lucrou Menos??? 80% Menos???? Mas mesmo assim 10,8 Milhões de Lucros?????
É Fartura !
Isto acontece quando o mercado livre não funciona por falta de amplitude ou seja por pequenez .
Assim, o mercado precisa de ser regulado.
Oh, a Anacom ! 🙂
Quanto empregados tem a ANACOM e qual a % de quadros superiores?
Quanto custa a sua actividade anualmente?
Cobrou 400 milhões (que já não tem) e é financiada pelos contribuintes.
Observa-se pelas suas declarações, a total falta de vergonha da “senhora” presidente da Anacom ao dizer o disse, e sem ser sequer capaz de perceber (ou persistir na sua desfaçatez em tentar manter o status quo moralmente criminoso do que aconteceu até à data com o cartel efetivo mas operadoras em Portugal) a sua falta de colagem à realidate de moral e ética minimamente aceitável para com os preceitos definidos para a criação e manutenção daquele organismo que se especializou em viver à mama dos tachos altamente lucrativos (permitidos e nunca denunciados) do cartel que se instalou à décadas em Portugal, permitido, tanto pela Anacom, como pela treta da “alta” Autoridade da Concorrência (deveriam ser todos liminarmente despedidos e no mínimo), mas todos estes incompetentes (e quantos deles em concluio difícul de provar), a não estarem nada sozinhos, pois durante todos estes anos, os ministros das tutelas respetivas pelos assuntos correlatos a estes abusos continuados e “crimes” apenas não identificados pelo concluio das autoridades incompetentes, pagas pelos contribuintes portugueses para que apenas fizessem o seu trabalho, que até nem era difícil ou complicado, …., aprnas exigia que fosse feito com honestidade, sentido de responsabilidade e respeito por todos os intervenientes, sem benefício das operadoras e desprezo pela exploração a que foram vitados os clientes destas operadoras.
Não é questão de se dizer, na lata sem vergonha de CEOs sentados no poleiro da montanha protegida pela Anacom e Autoridade da Concorrência que os deixou fazer o que quiseram: “hã, enquanto os portugueses precisaram nós estivemos cá a prestar os serviços, e tal”. NÃO!!! Primeiro, durante 15 anos tivemoa de aguentar quantas vezes de serviços a falhar, quantas vezes ou quase sempre com prestações de serviço inferiores ou muito inferiores ao anunciado, e tudo isso sempre a preçis sempre bem acima dos valores que poderiam cobrar, pois eramos os que mais pagávamos na Europa. E por mais 10 anos após isso, embora a qualidade trnha melhorado, os custos da tecnologia ficaram apenas a uma pequena fração do que era à 10, 20, 25 anos e a cobrar na maior parte dos casos, a mesma coisa ou a pouco refletir nos valores a cobrar aos clientes. Falta de vergonha e desonestidade intelectual é coisa que nãi talta a estes vermes que se habituaram a viver à conta e à grande.
E depois esses sem bergonha na cara ainda têm a lata de vir falar mal de que a DIGI vem prestar serviços com defeitos etc, etc. A DIGI teve de entrar no mercado obrigada nos prazos, condicionada tanto pelas operadoras como por instituições públicas que estas apenas deveriam defender o interesse dos portugueses. Mas vê-se que a DIGI está a fazer o que todas as empresas deveriam estar a fazer em Portugal: a dar o máximo, de forma profissional, honesta, e com respeito máximo pelos aeus clientes, com tudo o que isso implica!!! Nota máxima!!!
Mudei para a DIGI, com pacote completo, a pagar menos de um terço, não estou arrependido, pois ainda por cima tenho os serviços a funcionar melhor (TV mais nítida, mais dados, net mais rápida e preço, há o preço, …., aquele que já deveria ser há muito tempo atrás).
Obrigado DIGI!
Muito, muito obrigado DIGI!!!
Oxalá muitos portugueses tenham vergonha na cara e mudem também para a DIGI, mesmo que ainda ela não consiga ainda dar as garantias de elevada qualidade que ae espera, mas que acredito quase “piamente” que ela vai ser atingida e ser bem melhor dos que as restantes operadoras, bastante mais cedo do que se espera, pois eles estão a fazer e agir da forma certa, e têm a credibilidade de quem já fez isso noutros países.
7% lol não ha mesmo qualquer tipo de vergonha, essa ANACOM é um prejuízo tão grande, que inúteis!