Bicicleta no ténis: quando Steffi Graf pediu desculpa por ganhar tão facilmente

Iga Swiatek fez algo raro: venceu a final de um Grand Slam por duplo 6-0. A lenda alemã conseguiu o mesmo, contra Natalya Zvereva.

Final de um Grand Slam, e logo em Wimbledon. Espera-se um grande jogo de ténis, quer em qualidade, quer na duração. Não foi isso que aconteceu no sábado passado.

Sobretudo no que toca à duração: Iga Swiatek venceu Amanda Anisimova em dois parciais. Até aqui tudo normal, mas o resultado final foi… 6-0 e 6-0. Sim, Anisimova não venceu qualquer jogo nesta final.

Tem-se lido por aí que esta “bicicleta”, como alguns chamam ao resultado 6-0/6-0, é inédita na era open.

É verdade. E não é.

É verdade que esse resultado raro nunca tinha acontecido numa grande final da era open – mas só em Wimbledon. Uma final com um duplo 6-0, em Wimbledon, só tinha acontecido em 1911, quando Dorothea Douglass derrotou Dora Boothby.

Mas já tinha acontecido na era open (que começou em 1968), num Grand Slam.

Recuamos a Junho de 1988. Final feminina de Roland Garros: Steffi Graf venceu Natalya Zvereva por 6-0 e 6-0.

Um encontro entre duas adolescentes: a alemã tinha 18 anos, a soviética tinha 17 anos. O jogo durou… 32 minutos. Bem menos do que os 57 minutos da vitória histórica de Swiatek, 37 anos depois.

Após uma final tão rápida e desequilibrada, a vencedora… pediu desculpa. Quando pegou no microfone, ainda no court central, as suas primeiras palavras foram: “Peço muitas desculpas por ter sido tão rápido. Gosto muito de estar aqui, quero sempre jogar o meu melhor ténis e tenho de estar concentrada”.

E ainda atirou: “Espero voltar no próximo ano e tentar fazer o mesmo – mas não de forma tão rápida!”, completou, com sorrisos.

Já na conferência de imprensa, a tenista alemã confessou que ficou surpreendida com este resultado. E revelou que tinha estado com Natalya Zvereva no balneário, a quem também pediu desculpa.

A derrotada não conseguiu falar no campo, para o público. Recebeu o seu troféu e saiu: “Sabia o que dizer mas simplesmente não consegui“, diria mais tarde, quando apareceu desolada em conferência de imprensa. Enquanto tentava não chorar, disse: “Não estive no jogo. Foi simplesmente um jogo mau, joguei mal”.

Ficou corada, colocou as mãos nos olhos e deixou a sala de imprensa.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.