Três portugueses nomeados para melhores treinadores de futsal do mundo

O selecionador português de futsal, Jorge Braz, o treinador da equipa masculina do Sporting, Nuno Dias, e o da formação feminina do Benfica, Pedro Henriques, estão nomeados para os prémios de melhores do mundo de 2020.

Depois das nomeações do FutsalPlanet de Ana Catarina Pereira, para o galardão de melhor guarda-redes do mundo, e da equipa feminina do Benfica, para o de melhor conjunto, o sítio na Internet revelou no sábado as nomeações para os treinadores.

Jorge Braz, vencedor do galardão em 2018 e 2019, repete a presença entre os nomeados para o prémio de melhor selecionador, designado Dimitri Nicolaou, em homenagem ao antigo jogador e treinador grego.

O responsável pela equipa das ‘quinas’ compete com os selecionadores Hicham Dguig (Marrocos), Federico Vidal Montaldo (Espanha), Freddy Barrera (Venezuela), Goran Ivancic (Sérvia), Kaká (Cazaquistão), Matías Raúl Lucuix (Argentina), Marquinhos (Brasil), Tomas Neumann (República Checa) e Sergey Skorovich (Rússia).

Nuno Dias, que orienta o Sporting desde 2012/13, tem como rivais Andreu Plaza (FC Barcelona, Esp), detentor do troféu, Luciano Antonelli (San Lorenzo de Almagro, Arg), César Núñez (Bluewave Chonburi, Tai), David Ramos (Viña Albali Valdepeñas, Esp), Duje Maretic (Olmissum, Cro), Pham Minh Giang (Thai Son Nam FC, Vie), Ricardinho (Magnus Futsal, Bra), Tino Pérez (Inter Movistar, Esp) e Besik Zoidze (MFK KPRF Moscovo, Rus).

Já o ‘encarnado’ Pedro Henriques concorre à primeira edição do galardão para melhor treinador de uma equipa feminina frente a Temur Alekberov (MFK Normanochka, Rus), Cristiane de Souza (Taboão da Serra, Bra), Esquerda (Leoas da Serra, Bra), Julio Delgado (Burela, Esp), Yoshitaka Kamikubo (Nishinomiya, Jpn), Massimiliano Neri (Città di Falconara, Ita), Alexander Ratych (Budstar FSF, Ucr), Atefeh Rezaei (Mes Rafsanjan, Ira) e Andrés Sanz (Atlético Navalcarnero, Esp).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …