/

Khashoggi foi estrangulado mal entrou no consulado, diz procurador turco

Ali Haider / EPA

A primeira confirmação pública foi feita por um responsável turco, que afirmou que Jamal Khashoggi foi estrangulado e desmembrado depois de ter entrado no consulado saudita, a 2 de outubro.

Jamal Khashoggi foi estrangulado logo após ter entrado no consulado da Arábia Saudita em Istambul e o seu corpo foi depois desmembrado, adiantou esta quarta-feira a Procuradoria de Istambul, sublinhando o carácter premeditado do assassínio.

Segundo o Diário de Notícias, a primeira confirmação pública veio do gabinete do procurador Irfan Fidan que refere que a visita a Istambul do procurador-geral saudita, Saud al-Mojeb, no âmbito do inquérito “não deu resultados concretos”.

A visita terminou esta quarta-feira. Saud al-Mojeb visitou o consulado do seu país e reuniu-se com Irfan Fidan e outros responsáveis turcos.

Assim, a confirmação adianta que o jornalista saudita foi estrangulado e desmembrado depois de ter entrado no consulado saudita a 2 de outubro para obter documentos de que precisava para casar com a sua noiva, Hatice Cengiz.

A Turquia quer que os 18 suspeitos do assassínio, detidos na Arábia Saudita, sejam extraditados para os julgar. Além disso, tem pressionado Riade para divulgar informação sobre o local onde se encontra o corpo do jornalista, que era um acérrimo crítico do regime saudita.

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia, pediu ainda a Riade para revelar a identidade de um alegado colaborador local, que terá estado envolvido na eliminação do corpo de Jamal Khashoggi.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.