Juiz estende segredo no caso Sócrates por mais 3 meses

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O juiz de instrução Carlos Alexandre estendeu o segredo interno no processo Marquês, vedando assim o acesso pleno dos arguidos a todo o processo Marquês por mais três meses.

O Correio da Manhã avança que o despacho explica que ainda estão a ser recolhidos elementos fundamentais à investigação.

A defesa continua, assim, sem acesso a todos os documentos e dados que constam do processo por fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais contra o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

O pedido de prolongamento do segredo interno, que serve para proteger a investigação, tinha sido feito pelo procurador Rosário Teixeira e foi defendido pelo juiz Carlos Alexandre.

Em dezembro o juiz  de instrução já tinha emitido um despacho no mesmo sentido, muito criticado por João Araújo, advogado de defesa de José Sócrates. O advogado tinha mesmo pedido o levantamento do segredo interno logo após a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro.

No âmbito do caso Marquês, decorre já um inquérito por violação do segredo de Justiça.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Com calma, fundamentação sem ‘rabos de palha’ é o que se espera… E depois há o direito processual e os vários códigos! Não esquecer indultos ou prescrição!
    “… Se houvesse mais tempo, havia um conjunto de perguntas que… ficaram por fazer…” Onde é que isto já aconteceu?!

  2. isto está demais ó sra. Procuradora mude o cenário porque o povo está farto desta novela, o processo deve de estar no cofre do correio da manhã ou do sol meteram se aonde não deviam desenrasquem se .

  3. Ao fim de 9 meses nasce uma criança…! Parece que esta é um nado-morto!?! E protege-se o quê? A quem? Teria a ansiedade matado o desconfiado? Que a maior parte do pessoal está convencido que quem tem o poder normalmente “abicha” uns trocados (nos casos do Zé do Telhado, ajudante e seu padrinho), tanto que fica com uma indigestão transatlântica que impressiona os colecionadores de arte… ou os “paus” do Loureiro!!! Mas a justiça andar de “gatas” para ver se encontra o que se sabe existir mas não consegue ver… é preocupante a falta de sentido da responsabilidade e acreditar que a “virgem” viria fazer o milagre e revelar o que nem as paredes confessam… Agora vamos a ver como saem do pântano onde se meteram por vaidade ou “justiceirismo”…

RESPONDER

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …