Juiz estende segredo no caso Sócrates por mais 3 meses

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O juiz de instrução Carlos Alexandre estendeu o segredo interno no processo Marquês, vedando assim o acesso pleno dos arguidos a todo o processo Marquês por mais três meses.

O Correio da Manhã avança que o despacho explica que ainda estão a ser recolhidos elementos fundamentais à investigação.

A defesa continua, assim, sem acesso a todos os documentos e dados que constam do processo por fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais contra o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

O pedido de prolongamento do segredo interno, que serve para proteger a investigação, tinha sido feito pelo procurador Rosário Teixeira e foi defendido pelo juiz Carlos Alexandre.

Em dezembro o juiz  de instrução já tinha emitido um despacho no mesmo sentido, muito criticado por João Araújo, advogado de defesa de José Sócrates. O advogado tinha mesmo pedido o levantamento do segredo interno logo após a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro.

No âmbito do caso Marquês, decorre já um inquérito por violação do segredo de Justiça.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Com calma, fundamentação sem ‘rabos de palha’ é o que se espera… E depois há o direito processual e os vários códigos! Não esquecer indultos ou prescrição!
    “… Se houvesse mais tempo, havia um conjunto de perguntas que… ficaram por fazer…” Onde é que isto já aconteceu?!

  2. isto está demais ó sra. Procuradora mude o cenário porque o povo está farto desta novela, o processo deve de estar no cofre do correio da manhã ou do sol meteram se aonde não deviam desenrasquem se .

  3. Ao fim de 9 meses nasce uma criança…! Parece que esta é um nado-morto!?! E protege-se o quê? A quem? Teria a ansiedade matado o desconfiado? Que a maior parte do pessoal está convencido que quem tem o poder normalmente “abicha” uns trocados (nos casos do Zé do Telhado, ajudante e seu padrinho), tanto que fica com uma indigestão transatlântica que impressiona os colecionadores de arte… ou os “paus” do Loureiro!!! Mas a justiça andar de “gatas” para ver se encontra o que se sabe existir mas não consegue ver… é preocupante a falta de sentido da responsabilidade e acreditar que a “virgem” viria fazer o milagre e revelar o que nem as paredes confessam… Agora vamos a ver como saem do pântano onde se meteram por vaidade ou “justiceirismo”…

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …