Juiz estende segredo no caso Sócrates por mais 3 meses

José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O juiz de instrução Carlos Alexandre estendeu o segredo interno no processo Marquês, vedando assim o acesso pleno dos arguidos a todo o processo Marquês por mais três meses.

O Correio da Manhã avança que o despacho explica que ainda estão a ser recolhidos elementos fundamentais à investigação.

A defesa continua, assim, sem acesso a todos os documentos e dados que constam do processo por fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais contra o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

O pedido de prolongamento do segredo interno, que serve para proteger a investigação, tinha sido feito pelo procurador Rosário Teixeira e foi defendido pelo juiz Carlos Alexandre.

Em dezembro o juiz  de instrução já tinha emitido um despacho no mesmo sentido, muito criticado por João Araújo, advogado de defesa de José Sócrates. O advogado tinha mesmo pedido o levantamento do segredo interno logo após a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro.

No âmbito do caso Marquês, decorre já um inquérito por violação do segredo de Justiça.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Com calma, fundamentação sem ‘rabos de palha’ é o que se espera… E depois há o direito processual e os vários códigos! Não esquecer indultos ou prescrição!
    “… Se houvesse mais tempo, havia um conjunto de perguntas que… ficaram por fazer…” Onde é que isto já aconteceu?!

  2. isto está demais ó sra. Procuradora mude o cenário porque o povo está farto desta novela, o processo deve de estar no cofre do correio da manhã ou do sol meteram se aonde não deviam desenrasquem se .

  3. Ao fim de 9 meses nasce uma criança…! Parece que esta é um nado-morto!?! E protege-se o quê? A quem? Teria a ansiedade matado o desconfiado? Que a maior parte do pessoal está convencido que quem tem o poder normalmente “abicha” uns trocados (nos casos do Zé do Telhado, ajudante e seu padrinho), tanto que fica com uma indigestão transatlântica que impressiona os colecionadores de arte… ou os “paus” do Loureiro!!! Mas a justiça andar de “gatas” para ver se encontra o que se sabe existir mas não consegue ver… é preocupante a falta de sentido da responsabilidade e acreditar que a “virgem” viria fazer o milagre e revelar o que nem as paredes confessam… Agora vamos a ver como saem do pântano onde se meteram por vaidade ou “justiceirismo”…

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …