Juiz do acórdão polémico aliviou pena a mulher que tentou matar marido por ciúme

Elza Fiuza/ABr

O polémico juiz da Relação do Porto, Neto de Moura, que citou a Bíblia para usar o adultério como atenuante num caso de violência doméstica, também já reduziu a pena a uma mulher que tentou matar o marido, usando o argumento do ciúme.

Neto de Moura parece ter um historial de protecção a agressores traídos, depois de ter assinado vários acórdãos em que desvaloriza a violência doméstica contra “mulheres adúlteras”. No mais recente caso, envolvendo uma mulher agredida pelo marido e pelo amante, com uma moca de pregos, o juiz citou a Bíblia para reduzir a pena aos agressores.

O Público apurou, agora, que Neto de Moura também já reduziu a pena a uma mulher que tentou matar o marido, alegando que “o estado de desequilíbrio emocional em que se encontrava, provocado pela suspeita de que o marido lhe era infiel, mitiga a sua culpa”.

A sentença data de 2015 e envolve uma mulher que estava casada há 25 anos e que desconfiava que o marido tinha um caso. Numa noite, quando saiu para ir tomar café, a mulher escondeu-se na bagageira do carro para o vigiar. Quando o marido a descobriu, “voltou para casa, bebeu uma garrafa de vinho verde e ficou à espera dele com uma caçadeira”, relata o Público.

A má pontaria da arguida só deixou o marido ferido e esta acabou condenada, pelo Tribunal de Aveiro, a uma sentença de oito anos e meio de prisão. Em 2015, Neto de Moura reduziu a pena para seis anos, invocando os ciúmes como atenuante.

“Este juiz não suporta a infidelidade, que vê como uma ofensa, e transporta para o tribunal este seu problema pessoal”, considera no Público o advogado Dantas Ferreira.

Neto de Moura tem sido contestado em petições públicas, assinadas por anónimos e por figuras públicas como Cristiano Ronaldo, e em manifestações que ocorreram em cidades como Lisboa e Porto, nos últimos dias.

“A violência doméstica é um problema muito grave. As vítimas merecem ser tratadas de forma digna e justa”, escreveu o jogador da Selecção Portuguesa e do Real Madrid numa petição divulgada online que já foi assinada por mais de 21 mil pessoas.

O Conselho Superior da Magistratura já abriu um inquérito ao juiz que vai ser apreciado a 5 de Dezembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diferenças entre Rio e Costa "ficaram muito marcadas" no debate

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira "não foi decisivo", frisando que, até 6 de outubro, "ainda há um caminho a percorrer". O líder do PSD, Rui Rio, defende que as …

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …

Missão do PPM é alertar para "revolução bolchevique" em Portugal

A missão do Partido Popular Monárquico (PPM) nas eleições legislativas é alertar para "a revolução bolchevique" que está em curso em Portugal, país que corre o risco de se transformar numa Venezuela, segundo o presidente …

Gelado para comer na rua paga mais IVA do que se for para consumir num café

Os gelados estão sujeitos a taxas diferentes de IVA, conforme sejam consumidos num estabelecimento comercial ou se destinem a ser comidos num espaço público. Em causa está a interpretação que o Fisco faz do serviço …

Amigos, amigos, 'Champions' à parte. Ronaldo e Félix encaram-se em duelo lusitano

A primeira jornada da Liga dos Campeões reserva um duelo especial para os portugueses entre o Atlético de Madrid e a Juventus. De lados opostos estarão João Félix e Cristiano Ronaldo. Os portugueses estarão de coração …

Michel Temer usa a palavra "golpe" para falar da destituição de Dilma Rousseff

"Nunca apoiei o golpe e nem fiz nada para que isso acontecesse", disse Michel Temer - que chegou ao poder em 2016, após o processo de destituição de Dilma Rousseff - numa entrevista à emissora …

PGR denuncia irregularidades na investigação ao homicídio de Marielle Franco

Esta terça-feira, a procuradora-geral da República brasileira denunciou irregularidades na investigação do caso do homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Raquel Dodge, que concluiu o mandato de dois anos na liderança do …