Juiz do acórdão polémico aliviou pena a mulher que tentou matar marido por ciúme

Elza Fiuza/ABr

O polémico juiz da Relação do Porto, Neto de Moura, que citou a Bíblia para usar o adultério como atenuante num caso de violência doméstica, também já reduziu a pena a uma mulher que tentou matar o marido, usando o argumento do ciúme.

Neto de Moura parece ter um historial de protecção a agressores traídos, depois de ter assinado vários acórdãos em que desvaloriza a violência doméstica contra “mulheres adúlteras”. No mais recente caso, envolvendo uma mulher agredida pelo marido e pelo amante, com uma moca de pregos, o juiz citou a Bíblia para reduzir a pena aos agressores.

O Público apurou, agora, que Neto de Moura também já reduziu a pena a uma mulher que tentou matar o marido, alegando que “o estado de desequilíbrio emocional em que se encontrava, provocado pela suspeita de que o marido lhe era infiel, mitiga a sua culpa”.

A sentença data de 2015 e envolve uma mulher que estava casada há 25 anos e que desconfiava que o marido tinha um caso. Numa noite, quando saiu para ir tomar café, a mulher escondeu-se na bagageira do carro para o vigiar. Quando o marido a descobriu, “voltou para casa, bebeu uma garrafa de vinho verde e ficou à espera dele com uma caçadeira”, relata o Público.

A má pontaria da arguida só deixou o marido ferido e esta acabou condenada, pelo Tribunal de Aveiro, a uma sentença de oito anos e meio de prisão. Em 2015, Neto de Moura reduziu a pena para seis anos, invocando os ciúmes como atenuante.

“Este juiz não suporta a infidelidade, que vê como uma ofensa, e transporta para o tribunal este seu problema pessoal”, considera no Público o advogado Dantas Ferreira.

Neto de Moura tem sido contestado em petições públicas, assinadas por anónimos e por figuras públicas como Cristiano Ronaldo, e em manifestações que ocorreram em cidades como Lisboa e Porto, nos últimos dias.

“A violência doméstica é um problema muito grave. As vítimas merecem ser tratadas de forma digna e justa”, escreveu o jogador da Selecção Portuguesa e do Real Madrid numa petição divulgada online que já foi assinada por mais de 21 mil pessoas.

O Conselho Superior da Magistratura já abriu um inquérito ao juiz que vai ser apreciado a 5 de Dezembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …