Neto de Moura também processou outros juízes

(dr)

O juiz Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os juízes do Tribunal de Loures que absolveram um agente da PSP num processo apresentado pelo magistrado em 2012.

Após os polémicos acórdãos sobre casos de violência doméstica, Neto de Moura processou todos os que fizeram comentários apelidando-o de machista, misógino e incapaz de exercer. No entanto, esta não foi a primeira experiência do juiz a processar pessoas.

Segundo noticia esta sexta-feira a revista Sábado, em 2018, Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os magistrados do Tribunal de Loures após ter perdido um processo, na qualidade de queixoso, contra um agente da Polícia de Segurança Pública.

O episódio remonta a julho de 2012, quando quatro agentes da Guarda Nacional Republicana intercetaram o juiz Neto de Moura a conduzir um Honda Civic sem matrículas. O caso foi passado ao agente da PSP, que acabaria por apreender o veículo do polémico magistrado.

Indignado com a situação, Neto de Moura processou o agente da PSP, mas o Tribunal de Loures acabou por decidir contra o queixoso, tanto na primeira instância, como no recurso apresentado posteriormente.

O agente foi absolvido de falsificação de documentos e abuso de poder. Neto de Moura tinha também pedido uma indemnização de 3772 euros por danos patrimoniais e não patrimoniais, argumentando que o Honda Civic apreendido era o seu único veículo para transporte. No entanto, o pedido de indemnização foi igualmente rejeitado pelos juízes.

Ainda este ano, Joaquim Neto de Moura quis processar por ofensa à honra quem fez comentários sobre o magistrado nos jornais, televisões e redes sociais, em relação aos seus acórdãos sobre casos de violência doméstica.

O juiz mobilizou uma equipa de advogados para fazer o levantamento de todas as críticas que lhe foram dirigidas no espaço público e identificar alegados comentários insultuosos e os seus autores.

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, a deputada Mariana Mortágua, os humorista Diogo Batáguas, Ricardo Araújo Pereira e Bruno Nogueira e os comentadores Joana Amaral Dias e Manuel Rodrigues foram alguns dos visados nos processos apresentados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Informações contraditórias. Autoridades belgas não confirmam morte de portugueses em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, não confirmam a nacionalidade lusa, nem a existência de três vítimas mortais, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …