Neto de Moura também processou outros juízes

(dr)

O juiz Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os juízes do Tribunal de Loures que absolveram um agente da PSP num processo apresentado pelo magistrado em 2012.

Após os polémicos acórdãos sobre casos de violência doméstica, Neto de Moura processou todos os que fizeram comentários apelidando-o de machista, misógino e incapaz de exercer. No entanto, esta não foi a primeira experiência do juiz a processar pessoas.

Segundo noticia esta sexta-feira a revista Sábado, em 2018, Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os magistrados do Tribunal de Loures após ter perdido um processo, na qualidade de queixoso, contra um agente da Polícia de Segurança Pública.

O episódio remonta a julho de 2012, quando quatro agentes da Guarda Nacional Republicana intercetaram o juiz Neto de Moura a conduzir um Honda Civic sem matrículas. O caso foi passado ao agente da PSP, que acabaria por apreender o veículo do polémico magistrado.

Indignado com a situação, Neto de Moura processou o agente da PSP, mas o Tribunal de Loures acabou por decidir contra o queixoso, tanto na primeira instância, como no recurso apresentado posteriormente.

O agente foi absolvido de falsificação de documentos e abuso de poder. Neto de Moura tinha também pedido uma indemnização de 3772 euros por danos patrimoniais e não patrimoniais, argumentando que o Honda Civic apreendido era o seu único veículo para transporte. No entanto, o pedido de indemnização foi igualmente rejeitado pelos juízes.

Ainda este ano, Joaquim Neto de Moura quis processar por ofensa à honra quem fez comentários sobre o magistrado nos jornais, televisões e redes sociais, em relação aos seus acórdãos sobre casos de violência doméstica.

O juiz mobilizou uma equipa de advogados para fazer o levantamento de todas as críticas que lhe foram dirigidas no espaço público e identificar alegados comentários insultuosos e os seus autores.

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, a deputada Mariana Mortágua, os humorista Diogo Batáguas, Ricardo Araújo Pereira e Bruno Nogueira e os comentadores Joana Amaral Dias e Manuel Rodrigues foram alguns dos visados nos processos apresentados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …