José Sócrates acusa o Ministério Público de manipulação

De novo no Youtube, o ex-primeiro ministro tem usado a plataforma para falar sobre as acusações de que é alvo. No mais recente vídeo, José Sócrates “desvenda” os truques da acusação.

O mais recente vídeo de José Sócrates é inteiramente dedicado à acusação respeitante às ligações entre o Grupo Lena, de Carlos Santos Silva, e a Parque Escolar, escreve o Observador.

O ex-primeiro ministro acusa o Ministério Público de basear “em truques com números e numa evidente manipulação da realidade” as acusações relativas ao alegado favorecimento à empresa de Santos Silva, o testa de ferro de Sócrates.

José Sócrates é duro e direto nas críticas não falando com meias palavras: “Durante quatro anos, a investigação não encontrou nada de minimamente censurável na ação desenvolvida pela Parque Escolar: nem um único concurso viciado, nem um favorecimento de quem quer que fosse, nem qualquer influência política, nem qualquer contrato irregular. Nada. Absolutamente nada. Não podendo pegar por nada, os senhores procuradores decidiram inventar”.

Segundo o youtuber, o Ministério Público terá extrapolado números e deturpado a realidade. “Dizem os investigadores que em determinada fase do projeto foram adjudicadas às empresas do grupo Lena obras no valor de 10,61% do valor total de adjudicações” e conclui que essa “afirmação é falsa”. Isto porque o Grupo Lena concorreu em consórcio com outra empresa, devendo por isso deduzir-se os 40% de cabiam à outra empresa. “O Ministério Público não o fez e não o fez de forma maliciosa”, reitera.

O Ministério Público terá ainda ignorado deliberadamente o facto de o Grupo Lena não ter vencido qualquer concurso nos primeiros anos da Parque Escolar, porque essa constatação não seria vantajosa “para a história que queriam contar”, acusa José Sócrates.

 

O ex-primeiro ministro relembra ainda que “o investimento total da empresa foi de 2,4 mil milhões de euros e o valor das adjudicações ao Grupo Lena foi de 89 milhões”, logo, “a percentagem de adjudicações ao grupo Lena não é de 10,6%, como sugere a acusação, mas de 3,7%”. E insiste: “É três vezes menor. Três vezes menor, repito”.

“Dos 2283 contratos realizados pela Parque Escolar, a empresa Lena ganhou apenas 14. E finalmente: mais de 95% do valor de adjudicações que a empresa Lena ganhou foi ganho por concurso público e tendo por único critério o preço”, acrescenta.

A terminar, José Sócrates volta a acusar o Ministério Público de estar a conduzir toda a investigação em conluio com os partidos da direita e “tendo por base uma motivação política”.

Esta acusação não é apenas um lamentável erro, um equívoco, um lapso. Não. Esta acusação tem outros propósitos. O primeiro propósito é justificar a prisão que fizeram. A segunda razão é essencialmente política. Esta acusação só existe porque a empresa Parque Escolar foi um dos símbolos políticos da governação do meu mandato. Ora, ao lançar suspeitas sem nenhum fundamento, o Ministério Público não faz mais do que se juntar à direita política, tentando, por meios absolutamente ilegítimos, criminalizar os projetos e a ação dos governos a que presidi. Esta acusação só pode ser entendida como tendo por base uma motivação política”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Devias ser INTERNADO na PSIQUIATRIA – És LOUCO e queres é por os outros loucos mas não vais conseguir. Acredito na JUSTIÇA mais que não seja a do UNIVERSO…

  2. “Segundo o youtuber,…”

    Poderiam ter designado o homem por:
    Suposto Engenheiro
    Ex-presidiário
    44
    Ex-primeiro-ministro
    Artista do ambiente
    Pinóquio
    Socas

    Mas foram escolher… youtuber 🙂

RESPONDER

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …