Jornal italiano acusa Rússia de ter enviado espiões para os hospitais de Itália

O jornal italiano La Stampa acusou Moscovo de ter enviado, no contingente de 104 médicos e especialistas enviados da Rússia, oficiais da agência de inteligência militar russa (GRU).

A Rússia enviou ajuda para Itália, na forma de um contingente de médicos e especialistas, além de material, numa tentativa de apoiar o país da Europa mais atingido pela pandemia.

Porém, o bom relacionamento entre as duas nações foi posto à prova após a acusação do jornal italiano La Stampa, que cita um ex-especialista em armas químicas da NATO.

“Sem dúvida, há oficiais da GRU entre eles”, disse Hamish De Bretton-Gordon, ao mesmo jornal, que é um dos principais jornais de Itália “Podemos supor que [a equipa russa] deseje descobrir o máximo possível sobre as forças [militares] italianas e criar redes de inteligência”, acrescentou o ex-especialista da NATO.

O Diário de Notícias recorda que a Grã-Bretanha acusa membros dos serviços de inteligência russos de terem tentado envenenar o ex-agente russo Sergei Skripal em 2018.

Também as agências de informações dos Estados Unidos acreditam que espiões de Moscovo invadiram os servidores de computador dos rivais democratas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a campanha eleitoral de 2016.

A embaixada russa em Roma já reagiu, partilhando, na rede social Twitter, uma declaração do porta-voz do Ministério da Defesa onde aquele condenava as “notícias falsas da Guerra Fria Russofóbica”.

O representante de Moscovo acusou o jornal italiano de “se esconder atrás dos ideais da liberdade de expressão” para espalhar histórias remanescentes da “propaganda antissoviética”.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte viu-se obrigado a “repreender” a Rússia. “Embora grato pelo apoio da Rússia, não se pode deixar de criticar o tom inadequado de certas expressões usadas pelo porta-voz do Ministério da Defesa russo”, afirmou o governo num comunicado, citado pela AFP. “A liberdade de expressão e o direito de criticar são valores fundamentais do nosso país”.

O primeiro-ministro italiano rematou a mensagem, dizendo que a Rússia tinha “o direito de responder, mas de maneira formal e correta”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …