Jornal italiano acusa Rússia de ter enviado espiões para os hospitais de Itália

O jornal italiano La Stampa acusou Moscovo de ter enviado, no contingente de 104 médicos e especialistas enviados da Rússia, oficiais da agência de inteligência militar russa (GRU).

A Rússia enviou ajuda para Itália, na forma de um contingente de médicos e especialistas, além de material, numa tentativa de apoiar o país da Europa mais atingido pela pandemia.

Porém, o bom relacionamento entre as duas nações foi posto à prova após a acusação do jornal italiano La Stampa, que cita um ex-especialista em armas químicas da NATO.

“Sem dúvida, há oficiais da GRU entre eles”, disse Hamish De Bretton-Gordon, ao mesmo jornal, que é um dos principais jornais de Itália “Podemos supor que [a equipa russa] deseje descobrir o máximo possível sobre as forças [militares] italianas e criar redes de inteligência”, acrescentou o ex-especialista da NATO.

O Diário de Notícias recorda que a Grã-Bretanha acusa membros dos serviços de inteligência russos de terem tentado envenenar o ex-agente russo Sergei Skripal em 2018.

Também as agências de informações dos Estados Unidos acreditam que espiões de Moscovo invadiram os servidores de computador dos rivais democratas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a campanha eleitoral de 2016.

A embaixada russa em Roma já reagiu, partilhando, na rede social Twitter, uma declaração do porta-voz do Ministério da Defesa onde aquele condenava as “notícias falsas da Guerra Fria Russofóbica”.

O representante de Moscovo acusou o jornal italiano de “se esconder atrás dos ideais da liberdade de expressão” para espalhar histórias remanescentes da “propaganda antissoviética”.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte viu-se obrigado a “repreender” a Rússia. “Embora grato pelo apoio da Rússia, não se pode deixar de criticar o tom inadequado de certas expressões usadas pelo porta-voz do Ministério da Defesa russo”, afirmou o governo num comunicado, citado pela AFP. “A liberdade de expressão e o direito de criticar são valores fundamentais do nosso país”.

O primeiro-ministro italiano rematou a mensagem, dizendo que a Rússia tinha “o direito de responder, mas de maneira formal e correta”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …