Os presidentes das autarquias de Lisboa, Loures, Oeiras e Cascais – envolvidas na organização da JMJ – desvalorizam a falta de convite de António Costa, para o almoço de agradecimento pelo sucesso do evento.
Esta segunda-feira, António Costa organizou, em São Bento, um almoço para agradecer o sucesso da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude, bispo D. Américo Aguiar, e a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, estiveram entre os convidados.
Notaram-se, neste “almoço de agradecimento”, as ausências dos autarcas das Câmaras de Lisboa, Loures, Oeiras e Cascais – envolvidas na organização do evento – e ainda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em declarações ao Observador, Carlos Moedas desvalorizou a situação e considerou vai haver “tempo para almoços”.
“Tenho a certeza de que terei a oportunidade de estar com ele. Hoje [segunda-feira] está a agradecer às entidades religiosas, e muito bem. Temos tempo para almoços”, disse o presidente da Câmara de Lisboa.
Em declarações ao jornal Público, os autarcas dos quatro municípios também desdramatizaram a falta de convite para o almoço em São Bento.
“Não houve qualquer desvalorização [do nosso trabalho]. O primeiro-ministro quis almoçar com D. Manuel Clemente e D. Américo Aguiar, que estão no topo da hierarquia [da Igreja Católica em Portugal]. Não me parece que se deva atribuir qualquer significado”, disse Isaltino Morais, autarca de Oeiras.
Os presidentes das Câmaras de Loures, Ricardo Leão (PS), e Cascais, Carlos Carreiras (PSD), garantem que não se sentiram minimamente ofendidos e que “não tem nada de mal” o primeiro-ministro não ter convidado os autarcas para aquele almoço “de agenda”.
António Costa, através de uma publicação da rede social X/Twitter, evelou fotografias do convívio, onde teve a oportunidade de falar e agradecer “o grande sucesso desta Jornada”.
Tive hoje oportunidade de agradecer pessoalmente ao Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e ao Presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar, por estes cinco anos de trabalho de preparação da @jmj_pt. pic.twitter.com/UgS0O13eMU
— António Costa (@antoniocostapm) August 7, 2023
Jornada Mundial da Juventude - JMJ 2023
-
4 Outubro, 2023 JMJ ficou muito abaixo das expectativas para a hotelaria
-
28 Setembro, 2023 Igreja “para todos” não é para “tudo, tudo, tudo”
-
20 Setembro, 2023 Carlos Moedas: JMJ é como Super Bowl